Pesquisadoras da PUCRS atuam na Linnaeus University, na Suécia
A professora Renata Medina da Silva e a doutoranda Amanda Simão Dias fortalecem parceria e desenvolvem novos projetos de pesquisa com a universidade sueca
Doutoranda Amanda e Profa. Renata na Suécia / Foto: Arquivo pessoal
A parceria entre PUCRS e a Linnaeus University (LNU), da Suécia, tem se fortalecido de forma contínua ao longo dos anos. Novos desdobramentos e conexões tem proporcionado o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de microbiologia ambiental, resultando em diferentes publicações, além da mobilidade discente e docente entre ambas as instituições. Em 2023, a professora e pesquisadora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Renata Medina da Silva e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Amanda Simão Dias estiveram na Linnaeus University, com o incentivo do Programa CAPES-PrInt na PUCRS.
A professora Renata realizou uma missão de trabalho, em maio, para consolidar a parceria de pesquisa e ampliar possibilidades de cooperação em diferentes áreas do conhecimento. A docente tem relações com a universidade desde 2018 e, neste momento, desenvolve estudos com o Centre for Ecology and Evolution in Microbial Model Systems da LNU, coordenado pela pesquisadora Hanna Farnelid. Com a missão de trabalho, a pesquisadora da PUCRS pode acompanhar a rotina de trabalho do grupo da Dra. Farnelid e dar andamento em um projeto em parceria.
Renata é orientadora da doutoranda Amanda Simão Dias, que está realizando doutorado-sanduíche pelo Programa PUCRS-PrInt na LNU, com supervisão da pesquisadora Hanna Farnelid. Com a missão de trabalho da professora Renata, as três pesquisadoras puderam se reunir para debater sobre os experimentos da Amanda, para fazer ajustes e alinhar metas a serem atingidas. A doutoranda da PUCRS está avaliando o perfil de resistência a antibióticos de bactérias marinhas, para sua tese sobre o impacto do consumo destes medicamentos no ambiente marinho.
Foto: Arquivo pessoal
Doutorado Sanduíche na Linnaeus University
A doutoranda Amanda está atuando por um semestre no centro de pesquisas da professora Hanna Farnelid na LNU. Pelo Programa PUCRS-PrInt, a aluna do PPG em Biologia Celular e Molecar realizando a avaliação da expressão de alguns genes de resistência nas bactérias marinhas em diferentes condições (alteração de nutrientes e temperatura), tentando se aproximar mais de uma condição “natural” encontrada nos oceanos e ver se a expressão desses genes é de alguma forma alterada quando em um ambiente mais similar ao original. Para complementar estas análises, o laboratório da LNU oportunizou o sequenciamento do genoma destas bactérias.
A doutoranda explica que o sequenciamento genômico no Brasil é algo caro, mas que na Suécia é mais comum e mais acessível. Com isso, a oportunidade tem acrescentado muito na trajetória acadêmica da Amanda e possibilitado dados importantes para futuras pesquisas realizadas no Laboratório de Imunologia e Microbiologia da PUCRS. De acordo com ela, o genoma uma vez sequenciado é algo “eterno” e o resultado pode ser estudado nas mais diferentes abordagens.
“A Suécia é um país tranquilo e seguro que investe em pesquisas cientificas e se preocupa com o futuro do meio ambiente e o impacto que nós estamos causando nele, sendo assim posso afirmar que não há país mais alinhado com os meus objetivos de pesquisa que a Suécia. Estou muito satisfeita com a minha pesquisa e agradeço a minha orientadora, ao programa PRINT e a CAPES pela oportunidade de expandir a minha pesquisa e agregar impacto a ela”, destacou a doutoranda.
Foto: Arquivo pessoal
Missão de Trabalho e novas parcerias
Durante o período de doze dias, a professora Renata pode conversar sobre potenciais novas parcerias com outras pesquisadoras do mesmo centro de pesquisa da LNU da área de microbiologia, como as professoras Karin Holmfeldt e Catherine Legrand. Além disso, a docente apresentou a PUCRS, o programa PrInt e os objetivos de todos os seus PCIs para o responsável pelo setor de internacionalização da Universidade. De acordo com a pesquisadora, esta apresentação proporcionou uma rica troca de informações e um diagnóstico a respeito das potenciais novas parcerias de pesquisa entre a PUCRS e a LNU.
Além disso, Renata pode participar de um seminário de trabalhos de doutorandos do departamento de Biologia e Ciências Ambientais da LNU, o que ampliou o seu conhecimento sobre os projetos que universidade está desenvolvendo nas áreas de biodiversidade e ecologia. Em outro momento, a docente ainda ministrou uma palestra para professores e estudantes deste mesmo departamento, na qual apresentou a PUCRS, informações gerais sobre o país e o estado do RS, e os projetos de pesquisa que ela desenvolve na Universidade na área de microbiologia ambiental.
“A Missão de trabalho à Linnaeus University da qual participei pelo PUCRS-Print foi uma excelente e profícua experiência, pois promoveu o amadurecimento da relação da PUCRS com a LNU, um importante conhecimento a respeito da sua ampla disposição e estrutura para receber pesquisadores e estudantes estrangeiros e, principalmente, a abertura de novas portas para colegas e estudantes da PUCRS que desejam interagir com esta excelente e receptiva universidade Sueca”, finalizou Renata.