Pesquisador da Escola Politécnica realiza missão na University of Groningen
Ricardo Papaléo esteve na instituição holandesa para consolidar parceria em missão de trabalho pelo Programa PrInt
Foto: Arquivo Pessoal
O professor da Escola Politécnica Ricardo Papaléo realizou missão de trabalho na University of Groningen (Holanda), pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O docente já esteve na universidade holandesa em 2019 e nesta segunda oportunidade ampliou a parceria no contexto das atividades de pesquisa associadas ao projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos.
Durante sua missão no exterior, o professor apresentou resultados da parceria PrInt na International Conference on Atomic Collisions in Solids and International Symposium on Swift Heavy Ions in Matter (ICACS-SHIM) em Helsinki, na Finlândia. Foram apresentados dois trabalhos: o primeiro, Nanoparticle Assisted Radiosensitization In Human Glioblastoma Cells Exposed To High-energy Photon And Charged-particles, foi desenvolvido em conjunto entre a PUCRS e a University of Groningen. O segundo, entitulado Applying The Inelastic Termal Spike Model To The Investigation Of Ion Tracks In Polymers, é resultante da interação oportunizada pelo CAPES-PrInt com o professor francês Marcel Toulemonde.
Dentre outras atividades, Papaléo participou de reuniões para consolidar o projeto de cooperação em pesquisa sobre o uso de nanopartículas em radioterapia oncológica com pesquisadores do University Medical Center Groningen, que foi iniciado em 2019 e ampliado em 2021. Em outro momento, o docente discutiu resultados e planejou experimentos para o trabalho em cooperação que coordena, entitulado Investigation Of Nanoparticle-assisted Radiosensitization In Organoids And 2D Cell Cultures Exposed To High-energy Photon And Charged-particle Beams.
O professor também pautou uma possível expansão da parceria, que propiciaria a mobilidade de doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, além de discutir sobre oportunidades de cooperação com pesquisadores de institutos da universidade holandesa como o Zernike Institute for Advanced Materials.