Pesquisador da Escola de Humanidades atua como professor visitante na Universidade de Lisboa, em Portugal
Programa de Pós-Graduação em História possui diversos projetos desenvolvidos em parceria com a instituição de ensino portuguesa
O professor da Escola de Humanidades Luciano Aronne de Abreu está atuando como Professor Visitante na Universidade de Lisboa (ULisboa) em Portugal, integrando o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O pesquisador chegou em setembro para desenvolver atividades junto ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da instituição portuguesa, pesquisando em locais como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Hemeroteca de Lisboa e a Biblioteca do Gabinete de Estudos Corporativos do ICS.
A parceria entre o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS e a Universidade de Lisboa parte de diversas ações em conjunto com o professor Abreu, como projetos de pesquisa e publicação de livros em parceria por editoras internacionais. Além disso, o docente desenvolve ações conjuntas com as Redes de Pesquisa de Estudos dos Fascismos (Refat) e do Corporativismo (Netcor), das quais faz parte e coordena o núcleo brasileiro. Por sua atuação nessa colaboração internacional, o professor foi convidado a atuar como professor visitante por um semestre na instituição portuguesa.
Dentre as atividades em Portugal, o docente tem realizado reuniões de trabalho com professores e pesquisadores do ICS e de outras instituições. Além disso, ministrará seminários no Instituto de Ciências Sociais e participará de conferências em diferentes instituições universitárias e de pesquisa portuguesas, tais como a Universidade de Lisboa, de Coimbra e de Braga.
PUCRS e Universidade de Lisboa
De acordo com o professor, a parceria entre a PUCRS e o ICS da ULisboa tem sido bastante importante e produtiva, seja no que diz respeito à circulação de docentes entre ambas as instituições, ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e à publicação de obras internacionais:
“Há uma grande afinidade de interesses entre os seus professores, especialmente no que diz respeito ao estudo de questões relacionadas aos regimes autoritários Varguismo e Salazarismo fascismos e corporativismo como modelo de ordenamento político-social e de desenvolvimento econômico dos seus países. Há um grande potencial a ser mais bem explorado, inclusive quanto à circulação discente e a realização de doutoramentos com dupla titulação”, destaca o professor.
Através do PUCRS-PrInt, o professor Abreu desenvolve suas atividades integrando o Projeto de Cooperação Internacional Aspectos macro e microeconômicos associados ao desenvolvimento econômico, social, humano e ambiental, coordenado pela professora Edimara Luciano, vinculado tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.