Palestra | O que a genômica pode nos ensinar sobre conservação e manejo de espécies ameaçadas
Atividade será ministrada pelo professor visitante Klaus Peter Koepfli, da Smithonian Conservation Biology Institute (Estados Unidos)
No dia 21 de setembro de 2022, às 14h, o professor visitante pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) Klaus Peter Koepfli, da Smithonian Conservation Biology Institute (Estados Unidos), ministrará a palestra O que a genômica pode nos ensinar sobre conservação e manejo de espécies ameaçadas. O encontro será aberto à comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia e ocorrerá na Sala 206, do Living 360º (Prédio 15).
Em sua fala, o professor Klaus irá apresentar dados de sequenciamento do genoma inteiro que foram aplicados para obter insights sobre a história demográfica, diversidade genética, endogamia e carga de mutação deletéria de duas espécies de mamíferos: o furão de patas negras (Mustela nigripes) ameaçado de extinção e a criticamente ameaçada gazela-dama (Nanger dama). De acordo com o pesquisador, ambas as espécies ainda mantem variações em genes importantes, mesmo com seus níveis de heterozigosidade afetados.
Com isso, o docente irá discutir como os dados genômicos aprimoram o manejo de conservação, resgate genético e restauração selvagem dessas espécies. Além disso, debater como as abordagens semelhantes podem ser aplicadas a populações de outras espécies.
A palestra será conduzida em inglês.