Novos pesquisadores de pós-doutorado iniciam atividades pelo PUCRS-PrInt
Quatro bolsistas atuarão em diferentes laboratórios da Universidade
Foto: Mariana Haupenthal
O mês de setembro foi marcado pela chegada de quatro pesquisadores de pós-doutorado no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Durante o período na Universidade, os bolsistas desenvolverão pesquisas em diferentes campos do conhecimento com o apoio de docentes pesquisadores da PUCRS.
Biodiversidade em foco
Entre os pesquisadores recém-chegados está a venezuelana radicada na Espanha Josefa Celsa Señaris Vazquez, da área de Ciências Biológicas. Celsa atuará no Laboratório de Sistemática de Vertebrados e está vinculada ao projeto Discovering the products of evolution at the species level: Using DNA barcoding to solve the puzzle of Pan-Amazonian Biodiversity, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade. O estudo da pesquisadora concentra-se na herpetofauna neotropical, desenvolvendo avaliações de biodiversidade e estudos sobre taxonomia, sistemática, biogeografia e conservação de anfíbios e répteis, especialmente nos táxis da bacia do Guiana e do rio Amazonas.
Simulação de multidões
O pesquisador Amyr Borges Fortes Neto, da área da Ciência da Computação, atuará no Laboratório de Humanos Virtuais, sob coordenação da professora da Escola Politécnica Soraia Musse. Fortes Neto trabalhará na área da simulação de multidões, avaliando o impacto de correntes de fluidos provenientes de torrentes, enchentes e rompimento de barragens em grupos de pessoas e multidões.
Comunidades microbianas
Já a pesquisadora Audrey Menegaz Proença atuará no Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS. Sua pesquisa investiga as comunidades microbianas de ambientes inexplorados, tais como o sedimento marinho. “Através de análises genéticas e bioinformática, buscamos conhecer os processos metabólicos e as interações entre organismos que formam essas comunidades”, comenta.
Alvos moleculares
A pesquisadora Letícia Matter atuará no Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional (CPBMF), desenvolvendo sua pesquisa em identificação, validação e caracterização de alvos moleculares de novas drogas para o tratamento da tuberculose. Este é o tema de investigação desenvolvido pelo grupo de pesquisa que Letícia atuará durante seu pós-doutorado na PUCRS.