Doutoranda da Escrita Criativa embarca para doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra
Alexandra Lopes da Cunha escreverá um romance que mistura a cultura brasileira e portuguesa
Alexandra Lopes na Faculdade de Letras de Coimbra, em Portugal. Foto: Arquivo pessoal
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, Alexandra Lopes da Cunha inicia seu doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, em Portugal. A estudante vinculada à área de concentração Escrita Criativa foi contemplada com bolsa de doutorado sanduíche no âmbito do tema prioritário do PUCRS-PrInt Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.
A tese de Alexandra envolve a escrita de um romance e tem o objetivo de construir uma ponte entre a cultura brasileira e a portuguesa. A Universidade de Coimbra foi escolhida diante seu destaque, e o professor Carlos Reis, que já esteve na PUCRS como professor visitante, orientará a doutoranda em seu período em Portugal.
Durante o período no exterior, Alexandra deve visitar diversas regiões de Portugal, em particular a Bairrada, para compor uma personagem portuguesa verossímil. “Também pretendo entrevistar escritores portugueses a fim de obter uma visão sobre a percepção deles do Brasil. Além disso, devo participar de congressos acadêmicos em Portugal e Espanha”, adiciona.
Para a estudante, o mergulho em uma nova realidade acadêmica e cultural promete ser benéfica em vários aspectos. “Quando saímos do nosso ambiente, entendemos o que significa ser estrangeiro e o que nos aproxima e afasta. Pensamos melhor sobre nós mesmos, nossa cultura e a cultura do país que nos recebe. O intercâmbio com acadêmicos de outras partes do mundo nos permite avaliar o que sabemos e pensamos e há a troca de experiências, de saberes”, comenta Alexandra.