Docente na University of Aberdeen, diplomado pela PUCRS, retorna à instituição como professor visitante
Rafael Cauê Cardoso concluiu seu mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação de Ciências da Computação em 2018
Foto: Icaro Venzon
Docente na University of Aberdeen, no Reino Unido, Rafael Cardoso, é professor visitante na PUCRS por meio do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). No dia 20 de novembro, o professor foi recebido no Escritório de Cooperação Internacional, pela coordenadora executiva da unidade, Carla Denise Bonan, pelo diretor de pós-graduação, Luiz Gustavo Leão Fernandes, e pelo professor da Escola Politécnica, Avelino Francisco Zorzo.
O período do docente na PUCRS busca fortalecer a cooperação internacional com o Programa de Pós-Graduação de Ciência da Computação da Escola Politécnica. Cardoso é egresso do PPGCC, onde concluiu seu mestrado e doutorado. Agora atua como professor e pesquisador da universidade britânica e busca estreitar a colaboração entre as duas instituições.
Durante a reunião, foram discutidas formas de aprofundamento de parcerias e convênios institucionais, incluindo discussões iniciais sobre projetos de cotutela em pós-graduação e o credenciamento de Rafael como Professor Estrangeiro Associado na PUCRS.
Ao longo do período como professor visitante na PUCRS, o pesquisador manteve diversas reuniões de trabalho com professores e alunos de mestrado e doutorado do PPGCC. As reuniões foram com os grupos de pesquisa em Confiabilidade e Segurança de Sistemas e também de Modelagem de Aplicações Paralelas. Além disto, apresentou seminário intitulado Neuro-symbolic artificial intelligente, a hybrid approach to solve complex AI problems.
A University of Aberdeen, uma das instituições mais antigas do mundo, fundada em 1495, é reconhecida por sua excelência acadêmica e pesquisa inovadora. Com uma história de mais de 500 anos, destaca-se em áreas como energia, saúde, direito e humanidades. Além disso, também é reconhecida por sua comunidade diversificada e colaborações internacionais, gerando impacto em questões sociais e científicas.