PUCRS-PrInt permite que doutorandos realizem suas pesquisas em universidades parceiras da Universidade
Conheça os alunos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS que estão realizando doutorado-sanduíche pelo mundo
A doutoranda Leticia Pacheco esteve na Université Laval / Foto: Arquivo pessoal
O doutorado-sanduíche é uma modalidade de programa de pós-graduação que permite ao estudante realizar parte de seus estudos em uma instituição estrangeira. Na PUCRS, o Programa CAPES-PrInt (PUCRS-PrInt) oferece a oportunidade de financiamento para que alunos de doutorado matriculados nos Programas de Pós-Graduação da Universidade possam estudar no exterior durante 6 a 12 meses, em uma experiência que permite ampliar seus horizontes acadêmicos e culturais, bem como para aprimorar suas habilidades em pesquisa.
Em março de 2023, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras Letícia Priscila Pacheco completou seu período de doutorado-sanduíche na Universitè Laval, no Canadá. Com orientação da professora e pesquisadora da Escola de Humanidades Lilian Hübner e do professor da Université Laval Maximiliano Wilson, a doutoranda deu andamento em sua pesquisa sobre a leitura de palavras em português brasileiro por adultos e idosos
Letícia participou de eventos interdisciplinares, compartilhou sua pesquisa com outros colegas de diversas áreas e pode conhecer estudos semelhantes com foco em outros idiomas como o francês e o inglês. Além disso, a aluna realizou um projeto paralelo sobre a leitura de palavras na língua francesa colaborando com o professor Maximiliano. De acordo com a doutoranda, a oportunidade de fazer pesquisa em conjunto com uma instituição internacional acrescenta muito ao pesquisador brasileiro, qualificando ainda mais a ciência brasileira.
“Sempre tive o sonho de realizar o estágio sanduíche durante o doutorado e oportunidade de fazer pesquisa em conjunto com uma instituição internacional com certeza acrescenta muito ao pesquisador brasileiro, qualificando ainda mais a ciência brasileira. Com essa experiência da mobilidade internacional pude aprender muito durante as atividades desenvolvidas na Université Laval, além de ampliar a rede de contatos acadêmicos”, compartilha a aluna.
Saiba mais sobre os projetos de doutorado sanduíche no Exterior
Os discentes da PUCRS estão em diferentes instituições no exterior através dos Projetos de Cooperação Internacional ligados aos Temas Prioritários do Programa CAPES-PrInt na PUCRS. Conheça os projetos de cada doutorando:
Giovani dos Santos Baptista em Madrid, na Espanha / Foto: Arquivo pessoal
Giovanni dos Santos Batista é doutorando do PPG em Engenharia e Tecnologia de Materiais e está durante um período de seis meses desenvolvendo parte de sua pesquisa no Instituto de Ciências da Construção Eduardo Torroja (IETcc), vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), em Madrid, na Espanha. Com orientação da pesquisadora da Escola Politécnica Eleani Maria da Costa, o doutorando está desenvolvendo seus estudos sobre pastas de cimento para poços de petróleo com adição de nanopartículas, com o objetivo de melhorar as propriedades do material cimentício em condições de altas pressões e temperaturas.
De acordo com o estudante, essa experiência permite trabalhar com professores e pesquisadores referências na área, além de conhecer novas pessoas, poder fazer contatos e trocar conhecimento. “Sem dúvidas está sendo a melhor experiência que já tive e sei o quanto isso está influenciando e ainda irá influenciar no meu desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza.
Diego da Rosa na Università della Svizzera italiana / Foto: Arquivo pessoal
Do PPG em Ciências da Computação, o doutorando Diego Moreira da Rosa está atuando na Universitá della Svizzera Italiana, na Suíça. O discente está produzindo sua pesquisa sobre a temática do design de interfaces de software voltadas para usuários bilíngues e multilíngues, com orientação da pesquisadora da Escola Politécnica Milene Selbach Silveira e a professora Monica Landoni da instituição suíça. Além de atuar em colaboração com o Laboratório de Experiência do Usuário nos temas de Interação Criança-Computador, Igualdade de Gênero na Informática e Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual.
O doutorando conta que a língua italiana é uma das mais faladas na cidade de Lugano, além do inglês, o que permite um amplo estudo sobre como os estudantes bilíngues da universidade interagem com seus dispositivos eletrônicos em múltiplas línguas. “A aproximação com outras áreas de pesquisa expande o horizonte e abre novas possibilidades de parcerias. De uma maneira geral, este período no exterior está sendo muito positivo para o avanço do meu projeto, para o meu crescimento pessoal, e para o meu amadurecimento enquanto pesquisador e docente na área de Informática”, comenta.
Fernanda de Oliveira na KU Leuven, Bélgica / Foto: Arquivo pessoal
Com orientação do pesquisador da Escola de Humanidades Alexandre Anselmo Guilherme, a doutoranda Fernanda Felix de Oliveira está atuando na KU Leuven, na Bélgica, dentro do PPG em Educação. A aluna está atuando no Laboratório de Educação e Sociedade, em uma oportunidade com diversas possibilidades de pesquisa, inovação e tecnologia no campo da Filosofia da Educação. Mais recentemente, pode participar também da Conferência Anual da Philosophy of Education Society of Great Britain em Oxford, Inglaterra, em três dias de imersão em diálogos e apresentações memoráveis.
A experiência internacional possibilitou à Fernanda conhecer diversas perspectivas pedagógicas e desenvolver um estudo na capital da Bélgica, Bruxelas, a partir da metodologia de Masschelein, elaborando um “atlas pedagógico de Bruxelas” com diversos conteúdos sobre as formas de aprender e ensinar na capital belga. Sua tese de doutorado aborda a ideia da Filosofia na (contra) educação para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade e tem orientação do professor da KU Leaven Joris Vlieghe.
“Certamente, minha pesquisa tem sido aprimorada a partir das experiências na universidade belga e sob a excelente orientação do professor Doutor Joris Vlieghe, o qual tem sido essencial neste processo de pesquisa, ensino e qualificação acadêmica no exterior”, finaliza.