Pesquisador atua na PUCRS na área de Nanotecnologia e Odontologia pelo Programa PrInt
Marcel Ferreira Kunrath é pesquisador de pós-doutorado com experiência no exterior
Foto: Matheus Gomes
O pesquisador Marcel Ferreira Kunrath está atuando por um semestre na PUCRS como bolsista na modalidade de Pós-Doutorado com Experiência no Exterior do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Com a oportunidade, Kunrath realiza projetos internacionais na área de Nanotecnologia e Implantodontia com os laboratórios de Materiais e Nanociências e Odontologia da PUCRS, ampliando as relações entre universidades do Brasil, Suécia e Portugal.
O pós-doutorando foi pesquisador no Instituto de Ciências Clínicas da Universidade de Gotemburgo, Sahlgrenska Academy, da Suécia, no período 2021-2022 onde foi premiado pela instituição Osteology Foundation – Switzerland. Na PUCRS, no âmbito do tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano, Kunrath está desenvolvendo estudos com o pesquisador e professor da Escola Politécnica Roberto Hubler no laboratório de Materiais e Nanociências em colaboração com as áreas de Odontologia, Microbiologia, Química e Física da PUCRS. Atualmente, Marcel Kunrath é o embaixador brasileiro na instituição PUCRS do National Osteology Group Brazil (NOGB), grupo nacional de educação e ciência em regeneração oral pelo qual se espera desenvolver promissoras colaborações.
Nesta frente, tem sido realizado novos experimentos em laboratório junto a análises de resultados, estimulando o aperfeiçoamento no uso de equipamentos disponíveis na universidade. Com esta atuação multidisciplinar, o pesquisador também tem desenvolvido novos projetos com intuito de futura transferência de tecnologia para o mercado.
Suas pesquisas abordam a modificação de superfícies de Titânio para o desenvolvimento de implantes dentários com maior velocidade de osseointegração e/ou propriedades antibacterianas. De acordo com Kunrath, o uso de nanotecnologia e coatings nesta área abre inúmeras portas para buscar melhorar o tratamento clínico de pacientes em situações onde são encontradas alterações sistêmicas de saúde, reduzida área óssea para inserção de implantes, ou contaminações microbiológicas.
Conforme explica o pesquisador, a partir da evolução desta tecnologia, será possível avançar os estudos para modelos in vivo na PUCRS e/ou em institutos internacionais como na Suécia (departamento pioneiro na área de osseointegração) por seu atual vínculo institucional a esta universidade, buscando evidência científica de alta qualidade para uma futura transferência de tecnologia ao mercado.
“Com esta oportunidade ofertada pelo PUCRS-PrInt, está sendo possível vislumbrar horizontes maiores em minha formação e futuro relacionados com a PUCRS, como também, tem estimulado a pesquisa internacional essencial para qualquer instituição e pesquisador de alta performance”, finaliza Kunrath.