04/01/2023 - 11h02

Atuação de professor na Universidad de Sevilla fortalece relações com a UE

Augusto Jobim do Amaral realizou seminários, participou de congressos e ampliou publicações com apoio do Programa PrInt

Augusto Jobim do Amaral foi professor visitante na Universidad de Sevilla / Foto: Arquivo pessoal

O docente da Escola de Direito e da Escola de Humanidades Augusto Jobim do Amaral esteve na Universidad de Sevilla (US), na Espanha, como professor visitante pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS. Na oportunidade, o pesquisador ministrou seminários abertos, foi conferencista de grandes eventos na Europa, desenvolveu pesquisas em parceria e participou do lançamento de obras.

Fruto desta parceria entre PUCRS e US, foram desenvolvidos os livros “Algoritarismos” e “A Cidade como Máquina Biopolítica”, editados por uma das mais renomadas editoras da Europa, Tirant lo Blanch. As obras foram organizadas em conjunto com professores de diversas partes do mundo e financiadas pela União Europeia (UE), pela Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal, pelo Ministério de Ciencia y Innovación da Espanha e pela Marie Curie Actions da EU – com apoio do Programa CAPES-PrInt na PUCRS.

Foto: Arquivo pessoal

Durante o período como professor visitante, Augusto ministrou seminários vinculados à disciplina de “Cibercultura” com os Professores Jesús Sabariego e Salomé Sola, da US, além de participar como convidado do Máster Universitario en Biología Avanzada no Seminário sobre Ciencia y Sociedad. Com sua atuação na US, houve também a confirmação do professor da PUCRS como pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa Justicia Penal y Criminología da Faculdad de Derecho.

Além disso, destaca-se a realização da conferência intitulada “Mathwashing e Justiça Criminal: os códigos da IA no Século XXI” ministrada no Congresso Internacional Aplicacións da Intelixencia Artificial na Xustiza Penal, na Universidade da Coruña. De acordo com Augusto, trata-se de um dos eventos de maior prestígio na área, o qual participaram investigadores de Brasil, Chile, Espanha e Portugal e que foi organizado conjuntamente pela Equipe de Investigación Criminoloxía, Psicoloxía Xurídica e Xustiza Penal no século XXI (Coruña) e pelo “Instituto de Direito Penal Económico e Europeu” da Universidade de Coimbra, Portugal.

O pesquisador também participou como conferencista no Congresso Europeu sobre Fake News: la construcción del miedo, realizado na Faculdade de Comunicação da US, que contou com o profundo diálogo entre o professor da PUCRS e Antoni Muntadas, um dos mais premiados artistas de belas artes do mundo e atualmente um dos mais intensos ativistas em artes visuais experimentais na área de vigilância, política e comunicação. O debate, reuniu tanto a comunidade acadêmica como público em geral e refletiu sobre os principais desafios comuns numa sociedade de controle e a formação de uma subjetividade crítica na paisagem digital.

Como produto final do período no exterior, está previsto o lançamento do livro “Tecnopolíticas do Controle Social”, também pela Tirant lo Blanch, que reúne os últimos trabalhos e pesquisas, os seminários e aulas realizadas por Augusto na US. Para 2023, planeja-se um evento virtual reunindo pesquisadores de ambos os continentes e a mobilidade de docentes e discentes espanhóis para a PUCRS.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias