Parceria entre PUCRS e KU Leuven permite missão de trabalho pelo Programa PrInt
Professor Alexandre Anselmo Guilherme desenvolveu pesquisas com docentes da universidade
Prof. Alexandre Anselmo e Joris Vlieghe / Foto: Arquivo pessoal
O professor da Escola de Humanidades da PUCRS Alexandre Anselmo Guilherme esteve na Bélgica realizando uma Missão de Trabalho na Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), pelo Programa PrInt. Na oportunidade, o docente reuniu-se com pesquisadores holandeses e belgas e realizou visitas ao Laboratory for Education and Society para discutir novas tendências e literatura no campo da educação a nível internacional.
O pesquisador da PUCRS é especialista nos estudos sobre o filósofo austríaco Martin Buber, tendo suas produções científicas reconhecidas internacionalmente pela UNESCO e pelo Yad Vashem, museu do Holocausto em Jerusalém. Mais recentemente, o docente publicou Ilan-Gurve’ev and Education: Pedagogies of Transformation and Peace (London and New York: Routledge), baseado na teoria de educação deste importante filosofo da educação israelense, trabalho em que foi nomeado para o American Jewish Book Award, em 2019.
Saiba mais: Missão na Bélgica cria possibilidades para Escola de Humanidades
Com essas contribuições, Alexandre Anselmo visitou o Laboratory for Education and Society da universidade belga, e segundo o professor, é considerado pela comunidade acadêmica como um dos centros europeus mais importantes para Filosofia e Teoria da Educação, agrupando pensadores importantes como Jan Masschelein, Maarten Simons, Stefan Ramaekers, Joris Vlieghe e Paul Smeyers.
Durante sua missão de trabalho, o docente realizou reuniões de trabalho, participou de seminário semanal do departamento com a presença de pesquisadores holandeses, além de contribuir com as discussões do grupo de estudos de Joris Vlieghe sobre Walter Benjamin e Violência.
PUCRS e KU Leuven
A parceria entre a PUCRS e a KU Leuven possibilitou a contribuição dos professores Joris Vlieghe e Stefan Ramaekers em livros publicados em conjunto com o pesquisador da PUCRS. No ano de 2023 uma discente do Programa de Pós-Graduação em Educação realizará doutorado sanduíche na instituição por seis meses, enquanto o professor Vlieghe possui uma visita agendada a PUCRS em 2024 por três meses.