20/10/2022 - 17h13

Professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida atua como professor visitante na Universidade de Oxford

Júlio César Bicca-Marques atua em parceria com professores referências nas áreas de primatologia e antropologia

Foto: Mariana Haupenthal

O professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Júlio César Bicca-Marques está atuando como professor visitante no exterior sênior na Universidade de Oxford, no Reino Unido. O docente permanecerá na função por um período de seis meses pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS, dentro do tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.

A oportunidade de atuar como Professor Visitante na universidade inglesa surgiu através do objetivo de viabilizar um projeto desenvolvido pelo pesquisador, a redação de um trabalho científico lançando a área de pesquisa e inovação multidisciplinar Biomimética da Saúde Única. De acordo com o docente, a Biomimética da Saúde Única visa a integração de informações sobre a saúde, ecologia e comportamento dos primatas não-humanos com informações da saúde humana, dos animais de criação e dos ecossistemas para identificar alvos de pesquisa da aplicação das propriedades medicinais de plantas consumidas pelos primatas não-humanos como fonte de novos fármacos com ação contra agentes infecciosos que também afligem as pessoas e/ou os animais de criação.

Bicca-Marques explica que o consumo de plantas com propriedades medicinais e o comportamento de automedicação em primatas não-humanos são temas de pesquisa do laboratório “Modelos Primatas da Evolução Comportamental” coordenado por sua anfitriã na Universidade de Oxford, a professora Susana Carvalho, em colaboração com o maior especialista mundial no assunto, o professor Michael A. Huffman da Universidade de Kyoto, no Japão.

Participação em disciplinas e palestras

Dentre suas atividades profissionais e acadêmicas, o professor foi convidado a ministrar palestras e colaborar em duas disciplinas da Universidade de Oxford. Em outubro, o pesquisador será responsável pela palestra “Lições dos bugios sobre as causas e consequências da adaptação dos primatas a paisagens fragmentadas” na série “Primate Conversations” do Instituto de Ciências Humanas. Em janeiro, Bicca-Marques apresentará a palestra “Conservação de primatas diante da desinformação e do sensacionalismo: doenças infecciosas e o papel dos cientistas” no seminário semanal do curso de Mestrado em Conservação de Primatas de outra instituição de ensino, a Oxford Brookes University, também do Reino Unido.

Na disciplina “Interface homem-primata: passado e presente” dos bacharelados em Arqueologia/Antropologia e Ciências Humanas, o docente integrará aulas de discussão sobre os temas “comércio, doenças e exploração de recursos”, “etnoprimatologia, reintrodução, translocação e papel dos zoológicos” e “educação para a conservação”, enquanto na disciplina “Princípios de Evolução e Comportamento” do Mestrado em Antropologia Cognitiva e Evolutiva contribuirá na discussão do tema “história natural e automedicação”.

Possibilidades de parcerias

Com sua atuação como professor visitante, o pesquisador busca contribuir com a parceria entre a Universidade de Oxford e a PUCRS, com desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração com a equipe da professora Susana Carvalho. De acordo com Bicca-Marques, com estas interações será possível concorrer a verbas de pesquisa do Reino Unido e da União Europeia para o desenvolvimento das atividades de pesquisa da Biomimética da Saúde Única na PUCRS e demais instituições nacionais e internacionais que se integrem à proposta ao longo de seu desenvolvimento.

“Atuar durante esses meses em uma instituição com a tradição da Universidade de Oxford e viver em uma cidade britânica cientificamente vibrante também são experiências muito gratificantes que agregam um alto valor ao Programa CAPES-PrInt/PUCRS”, finaliza o professor.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias