Professora da Escola de Humanidades cria possibilidades para novas pesquisas nos EUA
Luciana Murari está atuando como Professora Visitante Sênior na The Catholic University of America
Foto: Arquivo pessoal
A professora Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Humanidades Luciana Murari está atuando como Professor Visitante no Exterior Sênior na The Catolic University of America (CUA), em Washington DC, nos Estados Unidos. A docente está no país pelo Programa PrInt desde setembro de 2021 para desenvolver o projeto Viagens ao coração do Brasil em relatos de língua inglesa (1923-1945), que propõe reconstituir a trajetória, a experiência e os objetivos das expedições enviadas ao Brasil entre 1923 e 1945. No âmbito do Programa PrInt, Luciana integra o tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade.
Para realizar o levantamento da produção bibliográfica derivada das expedições, o projeto escolheu a CUA por abrigar a Biblioteca Oliveira Lima, reconhecida pelo seu acervo bibliográfico e documental. Além disso, na capital norte-americana a pesquisadora dispõe de acervos importantes como a Library of Congress, a maior biblioteca do mundo.
Novas possibilidades
Com o apoio deste material, está sendo possível encontrar fontes primárias pouco exploradas no Brasil e capazes de conduzir um estudo inédito a respeito da prática social da viagem e de seu registro documental na forma de relatos, durante o período em análise. A partir disso, surgem diversas possibilidades de desenvolvimento de novos trabalhos científicos sobre os temas propostos pelo projeto.
“Esses trabalhos podem ser realizados em coautoria com pesquisadores que atuam em temáticas de pesquisa afins. Com isso, multiplicam-se as possibilidades de diálogo com a produção científica internacional. A realização dessa temporada como professora visitante contribui para expandir a visibilidade do PPG em História da PUCRS”, destaca a professora.
Cooperação PUCRS e CUA
A PUCRS e a CUA promovem a realização de pesquisas e outras atividades acadêmicas e culturais em áreas de mútuo interesse desde 2019. O convênio de cooperação entre as instituições tem por objetivos a promoção de intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes, a implementação de projetos de pesquisa em conjunto, a promoção de eventos científicos e culturais e o intercâmbio de publicações acadêmicas.