COD | Carga Horária | Descrição |
14232-01 | 15 | Estudo da pesquisa na Educação em Ciências e Matemática, contemplando fundamentos, princípios, métodos e experiências inovadoras. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14240-03 | 45 | Abordagem transdisciplinar de temas transversais da ciência e da vida cotidiana relacionados à Educação em Ciências e Matemática, investigando a implicação de questões associadas à prática docente. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24264-02 | 30 | A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24262-02 | 30 | Discussão de temas referentes ao currículo, às diferentes culturas na contemporaneidade, e sua relação com a educação em Ciências e Matemática com base em elementos da crítica pós-estruturalista e dos Estudos Culturais. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
19507-02 | 30 | Educação Online: caracterização, modelos, possibilidades, desafios e tendências. Docência e discência online e suas implicações. Infraestrutura e recursos para produção de cursos online, mediação e acompanhamento de aprendizagem. Referenciais de qualidade para cursos online. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Teorias e Culturas em Educação | Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação. |
Pessoa e Educação | Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea. |
Formação, Políticas e Práticas em Educação | Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo. |
Educação em Ciências e Matemática (ECM) | Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
1982K-02 | 30 | Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do empreendedorismo. |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Ciência da Computação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Ciência da Computação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Engenharia e Tecnologia de Materiais | MESTRADO | Não Obrigatória |
Engenharia e Tecnologia de Materiais | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Materiais e Processos Relacionados | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
SISTEMAS EMBARCADOS | Arquitetura Many-core - Cibersegurança - Codificação de Vídeo - Internet das Coisas - Microeletrônica |
CIÊNCIA DE DADOS | Aprendizado de Máquina - Banco de Dados - Big Data Analytics - Infraestrutura de Big Data - Visualização de Dados |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA | Computação Gráfica - Realidade Aumentada - Realidade Virtual - Simulação de Humanos Virtuais - Visão Computacional |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | Desenvolvimento de Software Ágil - Engenharia de Requisitos - Interação Humano-Computador - Sistemas de Informação - Teste de Software |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Aprendizado de Máquina - Planejamento Automático - Processamento de Linguagem Natural - Sistemas Multiagentes - Visão Computacional |
SISTEMAS PARALELOS E DISTRIBUÍDOS | Cibersegurança - Computação em Nuvem - Computação Paralela - Confiabilidade de Sistemas - Redes de Computadores |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
Materiais metálicos | Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, ...). |
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos | Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia. |
Materiais poliméricos | Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros. |
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos | Visa estudar, sob a ótica da modelagem matemática e da simulação numérica, os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica; são investigados. |
Semicondutores e células solares | Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares e o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores. |
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais | Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental (água, ar, solo,...), envolvendo a reciclagem de materiais, materiais que permitam economizar energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa. |
Materiais nanoestruturados | Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros. |
Materiais metálicos | Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, ...). |
Materiais poliméricos | Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros. |
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais | Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental (água, ar, solo,...), envolvendo a reciclagem de materiais, materiais que permitam economizar energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa. |
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos | Visa estudar, sob a ótica da modelagem matemática e da simulação numérica, os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica; são investigados. |
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos | Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia. |
Materiais nanoestruturados | Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros. |
Semicondutores e células solares | Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares e o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14247-03 | 45 | Visão crítica das concepções de mundo, ciência e ser humano. Concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Abordagem epistemológica das principais correntes da teoria do conhecimento. Associação das teorias educacionais com as diferentes correntes epistemológicas. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
1987L-03 | 45 | Fundamentação e debate envolvendo concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Empirismo, idealismo, racionalismo e interacionismo/ construtivismo(s) na Educação em Ciências e Matemática. Caracterização das idéias de filósofos das ciências do século XX considerados como clássicos: Popper, Kuhn, Bachelard, Feyerabend. Abordagens internalista e externalista sobre o desenvolvimento científico e tecnológico. Fundamentos epistemológicos de pesquisas em Educação em Ciências e Matemática. Associação das teorias e práticas educacionais com as diferentes correntes epistemológicas |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14212-03 | 45 | Estudo de perspectivas atuais em Educação Matemática: Modelagem Matemática; Etnomatemática; Tecnologias de Informação e Comunicação; História da Matemática; Resolução de Problemas. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Teorias e Culturas em Educação | Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação. |
Pessoa e Educação | Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea. |
Formação, Políticas e Práticas em Educação | Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo. |
Educação em Ciências e Matemática (ECM) | Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14211-03 | 45 | Histórico da Educação em Ciências e correntes teóricas. Análise crítica dos processos de reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação pela CAPES. Levantamento dos eventos da área e a evolução de suas linhas temáticas. Levantamento dos periódicos da área e dos temas mais frequentemente publicados na atualidade. Identificação das metodologias de pesquisa utilizadas na área. Instituições financiadoras da pesquisa e seus mecanismos |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Teorias e Culturas em Educação | Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação. |
Pessoa e Educação | Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea. |
Formação, Políticas e Práticas em Educação | Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo. |
Educação em Ciências e Matemática (ECM) | Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
1987N-01 | 15 | Este curso visa a fornecer aos/às estudantes elementos da perspectiva teórica e metodológica da etnometodologia e da análise da conversa. A partir da história das abordagens naturalistas em ciências sociais, serão apresentados os principais autores, obras e tópicos de estudo em EM e AC. Será dada especial ênfase aos estudos etnometodológicos de contextos escolares e de situações de ensino e aprendizagem em ciências e matemática. Ao final do curso haverá uma sessão para discussão de casos empíricos e projetos de pesquisa dos/as estudantes. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
1987M-03 | 45 | Modelo didáctico investigativo en la enseñanza de las ciencias. Características de la investigación científica que ayudan en el aprendizaje de ciencias. Distintas maneras de organizar didácticamente la enseñanza por investigación. Planteamiento de actividades investigativas en clase. Evaluación del aprendizaje en la enseñanza por investigación. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14239-03 | 45 | Filosofias da Matemática. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental. Análise das confluências, historicamente construídas, entre as principais vertentes da Educação Matemática: Resolução de problemas; Etnomatemática; Tecnologias; Modelagem. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24255-03 | 45 | Modelos e modelagem. Matemática: conceitos de modelos e métodos de pesquisa. Modelagem na Educação: conceito e método de ensino. Como e quando fazer Modelagem nas Ciências. Como fazer ensino com pesquisa na Educação Básica - Modelação. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14225-03 | 45 | Fundamentação, construção, discussão e avaliação cooperativa de propostas interdisciplinares, envolvendo a educação em Ciências e Matemática e possibilitando elaboração de roteiros de visitas orientadas a um museu interativo. |
Professor | Tempo de Casa | Lattes |
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA | 12 anos e 8 meses | Link |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Teorias e Culturas em Educação | Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação. |
Pessoa e Educação | Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea. |
Formação, Políticas e Práticas em Educação | Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo. |
Educação em Ciências e Matemática (ECM) | Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24251-02 | 30 | Normas de apresentação de dados. Bancos de dados e sua elaboração. Resumo, organização e apresentação de dados. Relacionamento entre variáveis. Técnicas de redução e classificação de grandes conjuntos de dados. A elaboração do relatório de dados. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24263-02 | 30 | Estudo dos princípios de projeto de aprendizagem, para possível produção de materiais e seleção de objetos disponíveis na rede. Pesquisa e aplicação de objetos de aprendizagem em diferentes contextos na Educação em Ciências e Matemática. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14238-03 | 45 | Discussão do papel do professor frente ao uso de novas possibilidades de ensino e pesquisa em Educação em Ciências e Matemática com o auxílio de recursos tecnológicos disponíveis e tratamento dos dados de pesquisa com auxílio de tecnologias. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14245-03 | 45 | Caracterização de pesquisa em nível de doutorado, destacando elementos estruturantes de um projeto acadêmico de pesquisa. Análise das possibilidades e limites no uso de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Reflexão sobre temas e problemas relevantes à pesquisa em educação em Ciências e Matemática. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24256-01 | 15 | Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Cultura, epistemologia e educação cientifica. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24257-01 | 15 | Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14242-02 | 30 | Discussão e análise da produção na área Educação em Ciências e Matemática em relação à aprendizagem, ao ensino e à formação de professores e tendências atuais, com ênfase na educação pela pesquisa. Essa produção incluirá: artigos em periódicos nacionais e internacionais e dissertações e teses. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14244-02 | 30 | Educação, cultura e sociedade. Cultura, multiculturalismo e currículo. Correntes epistemológicas contemporâneas (Maturana, Fleck, Toulmin, entre outros). Sociologia da Ciência. Paradigma da complexidade (Edgar Morin). Análise de propostas para inclusão de História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Epistemologia, aprendizagem e formação de professores. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14243-02 | 30 | Discussão e análise da produção na área de educação e Ciências e Matemática com recursos de TIC e tendências atuais. Essa produção incluirá; artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses e a produção de objetos de aprendizagem, análise de novos espaços virtuais de aprendizagem. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14248-02 | 30 | Análise e discussão de pesquisas, em publicações nacionais e estrangeiras, relacionadas à investigação na escola (educação pela pesquisa ou inquiry-based learning) com vistas à compreensão desse processo educativo, nas perspectivas teórica e prática. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24250-02 | 30 | Análise de pesquisas voltadas à compreensão do desenvolvimento histórico da educação científica e tecnológica no Brasil, no contexto das diferentes correntes pedagógicas e epistemológicas predominantes ao longo do tempo no país e no exterior. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Teorias e Culturas em Educação | Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação. |
Pessoa e Educação | Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea. |
Formação, Políticas e Práticas em Educação | Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo. |
Educação em Ciências e Matemática (ECM) | Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14249-02 | 30 | Discussão e análise dos desafios que a Educação em Ciências em Matemática deverá enfrentar para se adaptar ao mundo da tecnologia da informação e da comunicação com o objetivo de orientar pesquisas em direções inexploradas. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14213-03 | 45 | Estudo teórico-prático da realidade da escola e da sala de aula de Ciências e Matemática com ênfase na pesquisa, empregando depoimentos e entrevistas, com vistas à problematização dessa realidade. Proposição de situação de pesquisa e organização preliminar do referencial teórico. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
24258-01 | 15 | Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
5461B-02 | 30 | Integrar professores, pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado com as recentes produções das áreas de concentração e linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da Escola Politécnica, tanto as pertencentes ou relacionadas ao tema de pesquisa do estudante quanto as não relacionadas. Utilizar as apresentações dos seminários como instrumento formal para a compreensão do processo científico, seus aspectos construtivos, formais e conclusivos, visando qualificar a pesquisa realizada. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Ciência da Computação | MESTRADO | Não Obrigatória |
Ciência da Computação | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Engenharia e Tecnologia de Materiais | MESTRADO | Não Obrigatória |
Engenharia e Tecnologia de Materiais | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Materiais e Processos Relacionados | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
SISTEMAS EMBARCADOS | Arquitetura Many-core - Cibersegurança - Codificação de Vídeo - Internet das Coisas - Microeletrônica |
CIÊNCIA DE DADOS | Aprendizado de Máquina - Banco de Dados - Big Data Analytics - Infraestrutura de Big Data - Visualização de Dados |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA | Computação Gráfica - Realidade Aumentada - Realidade Virtual - Simulação de Humanos Virtuais - Visão Computacional |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | Desenvolvimento de Software Ágil - Engenharia de Requisitos - Interação Humano-Computador - Sistemas de Informação - Teste de Software |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Aprendizado de Máquina - Planejamento Automático - Processamento de Linguagem Natural - Sistemas Multiagentes - Visão Computacional |
SISTEMAS PARALELOS E DISTRIBUÍDOS | Cibersegurança - Computação em Nuvem - Computação Paralela - Confiabilidade de Sistemas - Redes de Computadores |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
Materiais metálicos | Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, ...). |
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos | Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia. |
Materiais poliméricos | Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros. |
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos | Visa estudar, sob a ótica da modelagem matemática e da simulação numérica, os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica; são investigados. |
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais | Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental (água, ar, solo,...), envolvendo a reciclagem de materiais, materiais que permitam economizar energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa. |
Materiais nanoestruturados | Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros. |
Semicondutores e células solares | Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares e o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores. |
Materiais metálicos | Visa o estudo e o desenvolvimento de ligas metálicas para diversas aplicações em engenharia, envolvendo a purificação de matéria prima, o estudo do processo de fabricação, tratamentos térmicos e termoquímicos e desempenho em uso (corrosão, ...). |
Materiais poliméricos | Envolve a síntese e a caracterização de polímeros e compósitos de matriz polimérica, visando a obtenção de polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e polímeros para revestimentos, entre outros. |
Materiais e processos para mitigação e controle de impactos ambientais | Visa desenvolver materiais e processos usados em controle ambiental (água, ar, solo,...), envolvendo a reciclagem de materiais, materiais que permitam economizar energia e aplicação de tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa. |
Modelagem e Simulação Aplicadas a Materiais e Processos | Visa estudar, sob a ótica da modelagem matemática e da simulação numérica, os processos e as tecnologias envolvidas com a produção, transporte e o desenvolvimento de materiais. Para tanto estudos relacionados aos fenômenos físicos; fortemente apoiados nos fenômenos de transporte, nas ciências dos materiais e na termodinâmica; são investigados. |
Biomateriais, Biomecânica e Bioprocessos | Visa desenvolver materiais para aplicações em implantes, além de projeto, fabricação e avaliação de desempenho dos mesmos em uso. Envolve também processos de separação, purificação e fracionamento de produtos naturais para aplicações em engenharia. |
Materiais nanoestruturados | Visa desenvolver e caracterizar materiais nanoestruturados para aplicações especiais, tais como: polímeros condutores, super-redes de alta dureza, materiais magnéticos, filtros, sensores, entre outros. |
Semicondutores e células solares | Visa o estudo e a produção de materiais semicondutores, bem como a fabricação e caracterização de células solares e o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos convencionais e concentradores. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14236-03 | 45 | Estudo das inovações associadas às tecnologias digitais e afins, no âmbito da Educação em Ciências e Matemática, considerando fundamentação teórica e questões relacionadas à produção de recursos didático-pedagógicos de apoio à aprendizagem dos estudantes. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14246-03 | 45 | Estudo de paradigmas, abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Discussão da construção do objeto ao longo de uma pesquisa de abordagem qualitativa. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |
COD | Carga Horária | Descrição |
14241-03 | 45 | Estudo e análise crítica das principais teorias de aprendizagem, com implicações para a área de Ciências e Matemática. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração | Tipo | Obrigatoriedade |
Educação Científica | MESTRADO | Não Obrigatória |
Educação Científica | DOUTORADO | Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa | Descrição |
Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática | Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior |
Cultura, Epistemologia e Educação Científica | abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação. |
Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática | Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância. |