Registro de Projetos de Pesquisa no Sipesq
Todos os projetos em desenvolvimento deverão estar registrados no Sipesq.
É importante mencionar que a Comissão Científica também possui como missão orientar os pesquisadores e professores a dar encaminhamento adequado aos seus projetos com vistas ao seu bom desempenho. Neste contexto, destacamos abaixo tópicos importantes a serem informados no detalhamento do projeto para que o mesmo seja aprovado pela Comissão Científica de forma ágil:
- Fornecer um sólido embasamento teórico da área do projeto, assim como uma introdução clara o suficiente para o entendimento de leigos;
- Apresentar comprovantes e informar os valores financeiros conquistados com o projeto, tanto em termos de verba para financiamento da pesquisa, como pagamento de bolsas. Fornecer um orçamento detalhado (sugestão de orçamento);
- Projetos sem fonte de financiamento devem incluir a seguinte declaração atestando que não possuem verba e que não necessitam auxílio institucional;
- A participação de Professores Horistas em projeto deve estar contemplada com a remuneração de horas para pesquisa. Demais professores devem marcar a opção “Possui horas de pesquisa” na aba “Financiamento”;
- A participação de Técnicos de Laboratório em projeto deve estar contemplada com a remuneração de horas para pesquisa e com a aprovação prévia;
- Inserir itens solicitados em língua inglesa, nos campos em que é feita tal solicitação.
Constituição de um Grupo de Pesquisa
Professores com regime em tempo integral podem criar Grupos de Pesquisa e cadastrá-los no CNPq e no Sipesq. Para tanto, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Passo 1 – O pesquisador responsável manifesta interesse e apresenta a proposta de criação do grupo à Comissão Científica, via formulário de solicitação de criação de Grupo de Pesquisa;
- Passo 2 – A Comissão Científica analisa a proposta e emite parecer. O parecer, sendo favorável, deve ser encaminhado a Coordenadoria de Estruturas de Pesquisa (CEPQ), Diretoria de Pesquisa da Propesq;
- Passo 3 – A CEPQ, mediante a manifestação da Comissão Científica, habilita o pesquisador responsável como o líder de grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e o comunica para que providencie o cadastro do grupo no sistema Sipesq e no site da agência;
- Passo 4 – O cadastro inicial do grupo no Sipesq é um procedimento realizado pela secretaria e o cadastro do grupo de pesquisa no CNPq é responsabilidade do líder;
- Passo 5 – O grupo de pesquisa criado é certificado no DGP/CNPq pela CEPQ;
- Passo 6 – O líder de grupo de pesquisa deve manter atualizada esta estrutura, na forma de fluxo contínuo, em ambos os sistemas – DGP/CNPq e Sipesq/PUCRS.
- Passo 7 – A CEPQ fará o acompanhamento permanente do grupo nos dois sistemas.
Em caso de desativação do grupo, o líder deve comunicar a Comissão Científica para que esta informe a Diretoria de Pesquisa/CEPQ.
Perguntas Frequentes
Como faço o cadastro no Sipesq?
Encaminhar e-mail para a Diretoria de Pesquisa ([email protected]) informando nome completo, matrícula e unidade de lotação.
Como recupero minha senha no Sipesq?
Fazer contato com o Atendimento da GTIT através do ramal 4545 ou via e-mail [email protected].
Um professor horista pode submeter um projeto ao Sipesq?
De forma geral não. As únicas exceções são os professores contemplados com o Edital Horista.
Um professor horista pode integrar um grupo de pesquisa?
Apenas se o professor horista possuir remuneração de horas de pesquisa.
Sobre o Sipesq
Guia Básico de Utilização