A Escola Politécnica, no primeiro semestre de 2013, iniciou estudo para a implantação de um laboratório multiusuário no Prédio 30, Bloco F, piso térreo, seguindo os modelos dos laboratórios existentes em Faculdades e Escolas de Engenharia das renomadas universidades americanas e europeias.
Em agosto de 2013 foram unificados 2 (dois) espaços físicos referentes aos antigos Laboratórios de Usinagem (LAUS/F/102.01) e Projetos Especiais Mecânicos (LAPEM/F/106), transformando-os no Laboratório de Fabricação (LABFAB). Com a readequação, utiliza-se o modelo de laboratório HANDS-ON (conforme o OEDK-RICE), criando um ambiente multidisciplinar.
Em uma primeira etapa, o espaço atendeu as diversas disciplinas dos cursos da Faculdade de Engenharia, e atua como um ambiente integrador de alunos e professores no desenvolvimento de novos projetos, independente das disciplinas, incentivando a inovação e o empreendedorismo.
Em uma segunda etapa, poderá atender a toda a comunidade universitária da PUCRS, agregando as diferentes áreas do conhecimento e criando uma atmosfera de sinergia entre os participantes.
A área escolhida, localizada na parte central do prédio, permite o interfaceamento com diversos laboratórios que servirão de apoio às atividades do LABFAB, minimizando a duplicação de equipamentos e maximizando a utilização da infraestrutura já existente na Faculdade.