Jogos e Entretenimento Digital

A certificação de estudos em Jogos e Entretenimento Digital vem atender uma demanda crescente de estudantes e mercado no sentido de especializar o conhecimento para demandas específicas nas áreas de Computação Gráfica e imagens em aplicações interativas, como jogos, filmes, simulações gráficas de tempo real, interfaces não convencionais, visualização e aplicações de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).

A área de entretenimento digital tem uma participação expressiva no mercado: segundo o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (Ministério da Cultura, 2018), o Brasil já é o 13º maior mercado no mundo, com 75 milhões de jogadores e movimentando US$ 1,5 bilhões no ano. Isso representa um crescimento de 164% desde 2014, onde havia 142 empresas e hoje tem-se 375 empresas no país. Dessas, 60 estão apenas na Região Sul.

Outros exemplos de aplicações atuais são jogos sérios, simulações e sistemas interativos com RV e RA. Essa área envolve muitas outras áreas da Computação como, por exemplo, Inteligência Artificial. Porém, especificamente para esta certificação pretende-se trabalhar com disciplinas que envolvem imagens e dados gráficos, conforme relação a seguir:

1. Fundamentos e Computação Gráfica (presente no Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica)
2. Projeto de Desenvolvimento de Jogos (presente no Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica)
3. Laboratório de Games e Narrativas Gráficas (presente no Curso de Escrita Criativa – Escola de Humanidades)
4. Computer Animation, lecionada em inglês (presente no PPGCC – Escola Politécnica)
5. Realidade Virtual (presente no PPGCC – Escola Politécnica)

Os objetivos desta certificação são qualificar os estudantes nos conceitos mais básicos aos mais avançados dessas disciplinas, e instrumentalizá-los com ferramentas no estado da arte e no estado da tecnologia nas áreas de jogos e entretenimento digital.

Créditos necessários para obter a certificação: 16

Obs. Algumas disciplinas desta certificação podem já fazer parte da matriz curricular do seu curso. Sugerimos utilizar os créditos de disciplinas eletivas para completar o total necessário para obtenção da certificação.

Clique aqui para ver a matriz curricular desta certificação

Disciplinas desta certificação

Codicred Nome da disciplina Créditos Carga horária Oferta Turno
4645Z

Fundamentos de Computação Gráfica

4 60 1º e 2º semestre Variado
12297

Laboratório de Games e Narrativas Gráficas

4 60 1º e 2º semestre Variado
4646X

Projeto de Desenvolvimento de Jogos

4 60 1º e 2º semestre Variado
54602

Computer Animation (G/PG)

2 30 1º semestre* Variado
54610

Realidade Virtual (G/PG)

2 30 2º semestre* Variado

 

Como se inscrever

Alunos PUCRS
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Público geral
Alunos de pós-graduação da PUCRS, alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.

Conheça as Certificações de Estudos da PUCRS

Ao cursar disciplinas que compõem uma certificação de estudos, você tem a possibilidade de aprender novos conhecimentos de áreas diferentes e se preparar para novos mercados e desafios profissionais do futuro. Ao final da graduação você será bacharel ou licenciado no seu curso com certificação de estudos na área que desejar. As certificações de estudos compõem a Trajetória Acadêmica Aberta proposta a partir do movimento PUCRS 360°.

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