Jogos e Entretenimento Digital
A certificação de estudos em Jogos e Entretenimento Digital vem atender uma demanda crescente de estudantes e mercado no sentido de especializar o conhecimento para demandas específicas nas áreas de Computação Gráfica e imagens em aplicações interativas, como jogos, filmes, simulações gráficas de tempo real, interfaces não convencionais, visualização e aplicações de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).
A área de entretenimento digital tem uma participação expressiva no mercado: segundo o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (Ministério da Cultura, 2018), o Brasil já é o 13º maior mercado no mundo, com 75 milhões de jogadores e movimentando US$ 1,5 bilhões no ano. Isso representa um crescimento de 164% desde 2014, onde havia 142 empresas e hoje tem-se 375 empresas no país. Dessas, 60 estão apenas na Região Sul.
Outros exemplos de aplicações atuais são jogos sérios, simulações e sistemas interativos com RV e RA. Essa área envolve muitas outras áreas da Computação como, por exemplo, Inteligência Artificial. Porém, especificamente para esta certificação pretende-se trabalhar com disciplinas que envolvem imagens e dados gráficos, conforme relação a seguir:
1. Fundamentos e Computação Gráfica (presente no Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica)
2. Projeto de Desenvolvimento de Jogos (presente no Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica)
3. Laboratório de Games e Narrativas Gráficas (presente no Curso de Escrita Criativa – Escola de Humanidades)
4. Computer Animation, lecionada em inglês (presente no PPGCC – Escola Politécnica)
5. Realidade Virtual (presente no PPGCC – Escola Politécnica)
Os objetivos desta certificação são qualificar os estudantes nos conceitos mais básicos aos mais avançados dessas disciplinas, e instrumentalizá-los com ferramentas no estado da arte e no estado da tecnologia nas áreas de jogos e entretenimento digital.
Créditos necessários para obter a certificação: 16
Obs. Algumas disciplinas desta certificação podem já fazer parte da matriz curricular do seu curso. Sugerimos utilizar os créditos de disciplinas eletivas para completar o total necessário para obtenção da certificação.
Clique aqui para ver a matriz curricular desta certificação
Disciplinas desta certificação
Codicred |
Nome da disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Oferta |
Turno |
4645Z |
Fundamentos de Computação Gráfica
Apresentação de uma perspectiva histórica da computação gráfica. Estudo dos conceitos matemáticos fundamentais de computação gráfica. Estudo de técnicas de modelagem geométrica e estruturas de dados adequadas a aplicações gráficas. Estudo dos processos de visualização bidimensional e tridimensional para geração de imagens. Apresentação de algoritmos de síntese de imagens realistas.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Variado |
12297 |
Laboratório de Games e Narrativas Gráficas
Princípios da narrativa visual e eletrônica. A narrativa em quadrinhos, narrativas gráficas e livros ilustrados. A narrativa em jogos eletrônicos. Experimentações práticas com narrativas gráficas e em games. Ferramentas de trabalho: formatos, veículos, meios, softwares.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Variado |
4646X |
Projeto de Desenvolvimento de Jogos
Apresentação do histórico, categorias e plataformas de jogos digitais. Análise do mercado de jogos digitais no Brasil e no mundo. Descrição do processo de desenvolvimento de jogos digitais. Estudo de arquiteturas para motores de jogos (engines). Estudo de elementos de design para jogos digitais. Análise de ferramentas utilizadas no desenvolvimento de jogos digitais. Apresentação de um framework para o desenvolvimento de jogos digitais. Discussão de algoritmos e estruturas de dados para jogos digitais. Projeto e implementação de um protótipo de jogo digital.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Variado |
54602 |
Computer Animation (G/PG)
Introdução à Animação Computadorizada; Modelagem e animação de personagens virtuais; Animação Comportamental; Ambientes Virtuais “inteligentes”.
* Eventualmente poderá ser ofertada em semestre oposto ao descrito.
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2 |
30 |
1º semestre* |
Variado |
54610 |
Realidade Virtual (G/PG)
Conceitos de Realidade Virtual. Dispositivos Visualização e Rastreamento para Aplicações de Realidade Virtual. Técnicas de Interação em Ambientes Virtuais. Realidade Aumentada. Aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
* Eventualmente poderá ser ofertada em semestre oposto ao descrito.
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2 |
30 |
2º semestre* |
Variado |
Como se inscrever
Alunos PUCRS
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Público geral
Alunos de pós-graduação da PUCRS,
alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.
Conheça as Certificações de Estudos da PUCRS
Ao cursar disciplinas que compõem uma certificação de estudos, você tem a possibilidade de aprender novos conhecimentos de áreas diferentes e se preparar para novos mercados e desafios profissionais do futuro. Ao final da graduação você será bacharel ou licenciado no seu curso com certificação de estudos na área que desejar. As certificações de estudos compõem a Trajetória Acadêmica Aberta proposta a partir do movimento PUCRS 360°.
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