Ciências Aeronáuticas

O Curso de Ciências Aeronáuticas (CCAer), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi fundado em 1993 em uma parceria com a Varig S.A, sob a premissa de que a formação puramente técnica não seria suficiente e nem ideal para um profissional de aviação. O Curso, hoje parte da escola politécnica da PUCRS, foi o primeiro do seu tipo na em toda a América Latina e permanece como uma referência de excelência técnica e operacional na formação de pilotos civis para atuação nacional e internacional.

Nossa proposta de formação tem duração de sete (7) semestres. Este tempo é necessário porque a formação de um piloto civil exige uma abordagem teórico-prática de forma indissociável. As aulas teóricas ocorrem dentro do campus Central da PUCRS, onde os espaços utilizados dispõem de recursos didático-pedagógicos modernos e infraestrutura de apoio a todos os alunos. A parte prática inclui a realização de cursos de voo real, apoiada por laboratórios específicos que possibilitam a realização de múltiplos programas de voo simulado.  A prática conduz à obtenção das Licenças de Piloto comercial-Avião, Habilitação de Voo por Instrumentos (IFRA) e de aeronaves Multimotoras (MLTE). Esta integração da teoria à prática permite que os egressos terminem sua formação prontos para atuação direta no mercado de trabalho, incluindo nas maiores empresas de aviação nacionais.

O corpo docente é composto por profissionais de excelência acadêmica, com ampla experiência em diferentes setores da indústria aeronáutica, que, como nossos alunos, são apaixonados pela aviação. Este perfil permite que a formação esteja alinhada com as demandas mais recentes do mercado de trabalho, tornando a estrutura formativa atual e aplicada.

Objetivos do Curso:

Formar profissionais de excelência, com padrão internacional, para atuação na indústria da aviação civil e nos mais variados segmentos. Para este fim, o atual perfil profissional desenvolvido no curso agrega competências que visam a formação de um profissional capaz de lidar com desafios, com vistas a atingir a seguinte missão:

“Formar pilotos, com excelência técnica e humanística, para atuarem na indústria da aviação civil, atendendo às necessidades de uma sociedade em constante transformação”.

O egresso deve possuir alto nível de proficiência, em conformidade com os requisitos da autoridade aeronáutica civil, atuando em âmbito técnico e gerencial, de forma a ser capaz de prever, reconhecer e agir, rápida e adequadamente, diante das mudanças constantes em todos os segmentos da aviação e da sociedade.

Perfil do Egresso:

O profissional formado deve ser um piloto de alto nível de proficiência, em conformidade com os requisitos da autoridade aeronáutica, atuando em âmbito técnico e gerencial, de forma a ser capaz de prever, reconhecer e agir, rápida e adequadamente, diante das mudanças constantes em todos os segmentos da aviação e da sociedade.

O egresso do curso deverá ser capaz de assimilar novas tecnologias, identificar implicações sociais, econômicas, políticas e diplomáticas; decidir sobre aspectos técnicos e administrativos; ser responsável pelo bom clima de trabalho e relacionamento interpessoal, e conduzir a aeronave com segurança e eficácia, otimizando os recursos existentes.

O Curso de Ciências Aeronáuticas pretende, com base nas Diretrizes Curriculares fornecidas pelo MEC (Resolução CNE/CES nº 3, de 12 de julho de 2018), formar profissionais para a indústria da aviação civil, com ênfase nas seguintes características – as quais são associadas, aqui, como discricionárias do perfil de egresso do Curso:

  1. Atuar na indústria aeronáutica desempenhando tanto tarefas previstas à pilotagem de aeronaves com segurança e eficácia em observância as melhores práticas nacionais e internacionais disponíveis; quanto de suporte à gestão e operações de voo permeando o adequado funcionamento do setor. Objetiva-se a formação de um profissional cidadão pautado na proposta dos valores maristas.
  2. Avaliar conceitos associados à segurança operacional, fatores humanos, gestão de processos e equipes a fim de atuar em contextos que perpassam os limites do cockpit. Para isso, o egresso deverá desenvolver conhecimentos sistêmicos da aviação, entendendo os diferentes segmentos de uma empresa, bem como as dinâmicas administrativas de uma organização ou instituição.
  3. Comunicar-se adequadamente, de forma oral e escrita, em língua portuguesa e inglesa, em observância aos requisitos acadêmicos e técnicos pertinentes. Tal competência é fundamental para o profissional da aviação, a fim de expressar-se apropriadamente com os diferentes públicos relacionados à sua profissão, e inclui habilidades referentes à interculturalidade, relacionamento interpessoal, adaptabilidade, prontidão tecnológica, reflexão, questionamentos e solução de problemas.
  4. Desenvolver aptidão para o aprendizado e o ensino contínuo e autônomo frente à diversidade e dinamicidade do conhecimento e tecnologia inerentes à atividade aérea. Busca-se o desenvolvimento das habilidades de investigação e análise associadas à identificação de problemas de sua comunidade de prática juntamente à capacidade de protagonismo no desenvolvimento de soluções através da pesquisa.
  5. Construir e aperfeiçoar conhecimentos acerca de gestão de recursos por meio de pensamento estratégico e de resolução de problemas, estando apto a exercer papel de liderança, trabalho em equipe, gerenciamento de situações de crise e emergências com equilíbrio e representatividade institucional. Neste contexto, busca-se também o desenvolvimento e capacidade de aplicação de uma consciência jurídica adequada à execução de suas atividades.
  6. Identificar as implicações sociais, culturais, econômicas e geopolíticas concernentes à sua atuação, respeitando tratados e acordos internacionais. A formação para a atuação na aviação comercial precisa considerar um contexto global: a atividade implica na interação com diferentes povos, nações e suas peculiaridades. Deste modo, a formação é direcionada para a atuação em organizações nacionais e estrangeiras e, para tanto, deverá compreender diversidades que transcendem questões étnico raciais.

Tais características apresentam-se alinhadas às orientações do Projeto Pedagógico Institucional, às políticas de ensino, pesquisa e extensão, além de seguir criteriosamente os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) – órgãos estes de referência nacional que pautam uma série de práticas do curso. Mais do que uma formação técnica com padrão internacional, institucionalmente se destaca a preocupação com a formação de cidadãos capazes de compreender questões de inclusão étnico-raciais envolvendo igualdade e direitos humanos e sustentabilidade no currículo de disciplinas transversais comuns a todos os cursos da PUCRS.

Reconhecimentos e Homologações:

O Curso de Ciências Aeronáuticas possui vínculo com as principais instituições nacionais responsáveis pela formação superior dos futuros profissionais desta área (seguem links para consulta destes vínculos):

  • Junto ao MEC (Ministério da Educação), o curso é reconhecido conforme portaria nº 439, publicada do Diário Oficial da União, seção 1 nº 4517 de 10/03/1997 (Link).
  • Junto ao CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), estando homologado a ministrar o “Curso de Gestão da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos” (CGPAA) oferecido pela entidade, certificando os alunos como “Elementos Certificados – Prevenção” (EC-PREV) (Link).
  • Junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o curso está homologado como:
    • Centro de Instrução da Aviação Civil (CIAC) Tipo “1”, oferecendo aos seus alunos os Cursos Teóricos de Piloto Comercial-Avião e Instrutor de Voo-Avião – requisitos mandatórios para a realização dos respectivos exames previstos sobre estas habilitações (Link); e
    • Curso de SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional), capacitando os alunos quanto ao conhecimento dos conceitos e dos(as) padrões/práticas recomendados(as) para o gerenciamento da segurança operacional.

Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) Tipo 1

Acompanhando as necessidades da indústria e as novas exigências na formação de pilotos, trazidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Curso de Ciências Aeronáuticas tornou-se um Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) Tipo 1, com seus cursos teóricos de Piloto Comercial-Avião e Instrutor de Voo-Avião,  previstos dentro do RBAC 61 e IS 141-007.

Nosso Curso de Ciências Aeronáuticas detém a nota máxima no quesito de “qualidade na instrução” para o Curso Teórico de Piloto Comercial-Avião, recebendo o grau de “três estrelas – ⭐⭐⭐” frente aos critérios de qualificação impostos pela ANAC. Tal condição comprova toda a capacidade que o Curso possui de formar profissionais diferenciados para o mercado de trabalho.

 Estrutura do CIAC:

Perante à ANAC, a estrutura de gestão dos cursos homologados pela Agência é regida por:

  1. Gestor Responsável (GR): Prof. Dr. Lucas Bertelli Fogaça;
  2. Coordenador dos Cursos de Piloto Comercial e Instrutor de Voo: Prof. Me. André Luís Boff;
  3. Gerente da Qualidade (GQ): Prof. Me. André Luís Boff; e
  4. Secretária Acadêmica do CIAC: Sra. Luciane Tavares.

A estrutura física do CIAC (identificada como “Secretaria Acadêmica”) encontra-se no Prédio 10 do Campus Central da PUCRS, na Sala 208.

Programas de Instrução Oferecidos e Documentos CIAC:

O Curso de Ciências Aeronáuticas disponibiliza dois cursos teóricos previstos dentro do RBAC 61, os quais são identificados como “Programas de Instrução” (PI), de acordo com a regulamentação prevista para um CIAC. São eles:

  • Programa de Instrução Piloto Comercial-Avião Teórico (identificado pela sigla “PI-PCIFRAT”); e
  • Programa de Instrução Instrutor de Voo-Avião Teórico (identificado pela sigla “PI-INVAT”).

As informações sobre cada um dos Programas de Instrução estarão disponíveis para todos os alunos ativos do Curso. Também ficarão disponíveis outros dois documentos: o Manual de Instruções e Procedimentos (MIP), que tem como finalidade padronizar os procedimentos internos que devem ser cumpridos pelo Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC); e o Manual de Garantia da Qualidade (MGQ), apresentando uma descrição do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado pelo curso

Preciso ter experiência de voo para ingressar no Curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS? Existe uma recomendação a este respeito?

Embora seja altamente recomendado que o aluno já possua o curso de Piloto Privado-Avião para ingressar na graduação, a matrícula será aceita com um mínimo de 15 horas de voo práticas em qualquer escola homologada pela ANAC.  O Ingresso no curso também exige o exame médico de segunda classe (CMA – veja próxima pergunta, abaixo para detalhes) O Currículo do curso é profissionalizante e esta base é fundamental para um bom aproveitamento já do primeiro semestre.

O que é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)? Qual a diferença entre o CMA de 1ª e 2ª Classe?

O Certificado Médico Aeronáutico, ou CMA, consiste em uma bateria de exames periódica, exigida pela ANAC, para todos os pilotos e alunos evolvidos em atividades práticas de voo. Ao completar estes exames o candidato recebe um documento emitido pela ANAC que certifica suas aptidões psicofísicas, para o exercício de funções a bordo de aeronaves. Além de uma exigência legal, é importante que novos ingressantes no campo tenham o exame para se certificar que poderão atuar sem restrições após a sua formação.

A diferença entre o CMA de 1ª ou 2ª Classe está na prerrogativa de atuação. O de 2ª Classe é destinado ao aero desporto, servindo também a alunos em treinamento para o curso de piloto comercial. A atuação profissional, contudo, exige o certificado de 1ª Classe, executado com periodicidade menor. Por este motivo, embora o aluno possa realizar sua formação praticamente inteira com o certificado de 2ª Classe, precisará, eventualmente, ter o Certificado de 1ª Classe para poder exercer a profissão.

Onde posso realizar os exames para a obtenção do CMA?

O Hospital da PUCRS é credenciado para realizar os exames e emitir o certificado. Contudo, existem outras clínicas igualmente habilitadas em todo o território nacional (verifique contatos na lista atualizada pela ANAC). Para agendar o exame é imprescindível que o candidato possua previamente um Código ANAC, caso contrário seus exames não poderão ser inseridos no processo de emissão.

Como adquirir o Código ANAC?

Esse código é emitido automaticamente no portal da ANAC, bastando seguir o passo a passo no link:

https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/profissionais-da-aviacao-civil/habilitacao/criacao-de-canac-aeronauta

De posse do código e de um documento de identificação oficial com foto, válido em todo território nacional, o candidato poderá marcar o exame do CMA, em local de sua escolha.

Se eu já possuo alguma Licença de Voo, consigo o aproveitamento de alguma disciplina?

Aproveitamentos são concedidos por meio de provas de proficiência. Solicitações são feitas após a matrícula têm sua base respaldada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 47 §2° lei 9394/1996 atualizada em março de 2017) e artigo 85 do estatuto e regimento desta universidade. Desta forma, aproveitamentos são possíveis mediante a realização de provas de proficiência. Associado a isso também existe a possibilidade de transferência entre instituições devidamente vinculadas à ANAC e ao MEC, em que cada caso precisa ser avaliado individualmente, comparando carga horária e conteúdos programáticos.

Por que a formação em Ciências Aeronáuticas tem este custo?

O foco da formação é qualidade. A formação teórico-prática exige diferentes laboratórios especializados para consolidar a formação (como por exemplo os simuladores de voo com atendimento individualizado em programas que somam mais de 180 horas de treinamento ao longo da formação), possuímos docentes e técnicos com experiência teórico-práticas (alguns atuando ativamente nas maiores empresas aéreas nacionais), além de reconhecimento homologação com as principais entidades reguladoras nacionais da aviação (e.g. CENIPA e ANAC). Além da estruturas de sala de aula, o campus central dispõe de uma infraestrutura de apoio ao aluno que inclui uma das maiores bibliotecas da América Latina, com acervo crescente de volumes e assinaturas disponíveis aos alunos, espaços de convivência, orientação vocacional e treinamentos voltados ao mercado de trabalho (por meio do PUCRS CARREIRAS) assistência médica e apoio psicossocial (através do NAP), ambientes de estudo que possibilitam a interação transdisciplinar entre outros recursos do Campus Central da PUCRS. O valor da mensalidade acaba sendo um reflexo deste ambiente de formação possibilitando uma infraestrutura de padrão internacional para os alunos, dando base para crescimento técnico, social e profissional diferenciados.

O valor das horas de voo está incluso no valor da mensalidade?

Não, este valor não faz parte do valor da mensalidade do Curso de Ciências Aeronáuticas, que devem ser cursadas em entidades homologadas pela ANAC. Contudo, nas mensalidades estão inclusas todas as atividades teórico-práticas previstas no Projeto Pedagógico de Curso, incluindo mais de 180 horas de voo simulado, laboratórios de fraseologia aeronáutica, entre outros.

Existe algum desconto sobre as horas de voo se eu realizar o Curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS?

Todas as horas de voo realizadas para a obtenção das Licenças e Habilitações necessárias para a graduação no Curso de Ciências Aeronáuticas são realizadas em entidades terceirizadas a escolha do Aluno. Neste sentido, qualquer tratativa comercial deve ser realizada diretamente com a entidade fornecedora do serviço de instrução de voo real. Há orientação nos primeiros semestres do curso em relação à escolha de boas escolas e cursos de voo.

Existe alojamento disponibilizado pela PUCRS para alunos de outras localidades?

Não existe alojamento fornecido pela Universidade. Contudo, a região no entorno do Campus Central dispõe de muitas opções para estadia.

Quais são as bolsas e créditos disponibilizados pela PUCRS?

O Setor acadêmico financeiro da universidade terá prazer em atê-lo para verificar a sua elegibilidade aos diferentes programas disponíveis. Segue link do site da Universidade que trata deste tema: https://www.pucrs.br/ingresso/incentivo-a-educacao/

 

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação em Ciências Aeronáuticas sobre:

Organização Acadêmica

Coordenação do curso: Prof. Lucas Bertelli Fogaça

Secretário de Apoio do curso: Maria Cristina M Alderete

Comissão Coordenadora de Curso

  • Prof. Dr. Lucas Bertelli Fogaça (Coordenador do curso)
  • Profa. Dra. Aline Pacheco
  • Prof. Me. André Luis Boff

Núcleo Docente Estruturante

  • Prof. Dr. Lucas Bertelli Fogaça (Coordenador de Curso)
  • Prof. Me. André Boff
  • Profa. Dra. Claudia Musa Fay
  • Prof. Dr. Éder Henriqson
  • Prof. Esp. Roberto Zanoni