Ana Paula Etges é reconhecida internacionalmente por estudos que discutem estratégias para o estabelecimento de um sistema de saúde mais sustentável
A professora da Escola Politécnica Ana Paula Etges teve seu artigo publicado no NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, do The New England Journal of Medicine (NEJM), um dos principais periódicos científicos do mundo. A pesquisa foi reconhecida por apresentar avanços tecnológicos para a implementação de estratégias de gestão de saúde sustentadas nos pilares de Value-based Healthcare (VBHC ou em português, cuidados em saúde baseados em valor).
Os conceitos de VBHC foram propostos pela Escola de Negócios de Harvard, dos Estados Unidos, em 2010, e o grupo de pesquisa no Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/INCT – CNPq) e a professora têm atuado junto a eles e outros grupos europeus para implementar os conceitos na saúde pública a suplementar brasileira.
O NEJM Catalyst tem sido a principal fonte de avanços científicos, aplicados de VBHC e inovação em gestão de saúde no mundo. Nesse sentido, a pesquisadora acredita que para o grupo, ter o estudo publicado neste periódico posiciona o Brasil como um país que está gerando evidenciais científicas e soluções de gestão estratégia em saúde para o mundo.
De acordo com Ana Paula, o princípio do VBHC é centrar os cuidados de saúde nas reais necessidades dos pacientes e gerar os melhores resultados possíveis para a saúde populacional com os recursos disponíveis existentes. O artigo pode ser compreendido como um dos avanços para a implementação de VBHC, por propor uma solução de base tecnológica que permite usar dados de vida real de desfechos de saúde e de custos, de forma automatizada, para melhor orientar gestores clínicos, assistenciais e operacionais em suas decisões.
O grupo de Ana Paula pesquisa na linha de cuidado do Acidente Vascular Isquêmico (AVC) para a proposição da solução e junto a outras iniciativas da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization. Em conjunto, os grupos atuam com o aprendizado adquirido em estudos que estão avaliando o custo das estratégias terapêuticas para o AVC na América Latina para propor padrões de indicadores para certificar centros de AVC no mundo. A solução desenvolvida coloca o Brasil e o grupo de pesquisadores como uma referência pioneira em uma solução que permite analisar Patient Reported Outcomes (PROMs) e custos medidos com técnica de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC).
O artigo publicado é resultado de pesquisas desenvolvidas a múltiplas mãos sobre a necessidade de haver uma transformação no sistema de saúde global para a sua própria sustentabilidade. Além da professora Ana Paula Etges, o estudo contou com a liderança das professoras Carisi Polanczyk e Sheila Martins da Escola de Medicina da UFRGS. Somadas a elas, um grupo de pesquisadores de múltiplos expertises foi envolvido para a realização do projeto, incluindo participantes das escolas de Medicina e Ciências de Dados da PUCRS e UFRGS, da Escola de Negócios da Universidade Harvard, dos Estados Unidos e da empresa portuguesa de serviços inteligentes para a saúde Prológica.
Ana Paula enfatiza que “a atuação internacional envolvendo Brasil, Portugal e Estados Unidos nesse estudo tem sido de extrema importância pra que o alcance dos resultados científicos atenda da melhor forma as especificidades de cada sistema de saúde e possam mais facilmente ser replicados pelo mundo” finaliza.