Empresa júnior lançada pela PUCRS tem foco em consultorias para empresas

Legacy, que reúne todas as Escolas da Universidade, teve seu lançamento durante a Pitch Week

26/11/2021 - 11h55
Empresa Júnior, Legacy

Foto: Divulgação Tecnopuc

Estar em uma empresa e atender clientes reais ainda durante a graduação é o sonho de muitos e muitas estudantes. Tendo isso como norte e buscando gerar impactos positivos na sociedade, a PUCRS realizou o lançamento da sua empresa júnior durante a Pitch Week, evento que reúne startups, empresas, investidores e empreendedores. Com o nome de Legacy, ela é organizada inteiramente por graduandos, sob supervisão de professores/as orientadores/as, e, diferentemente da maior parte das empresas formadas por universitários, contempla todas as Escolas da Universidade 

Atualmente a Legacy se divide em cinco áreas das quais os/as estudantes podem fazer parte: projetos, comercial, recursos humanos, marketing e financeiro. Entretanto, para cada cliente são observadas suas necessidades, o que faz com que o setor de projetos crie grupos multidisciplinares para entregar determinado serviço. Participar de uma empresa júnior é uma boa chance para conseguir horas complementares, mas, caso a pessoa interessada não possua a possibilidade de se juntar efetivamente à organização, é possível integrar apenas um projeto, recebendo certificado referente às horas dedicadas ao serviço, que é voluntário. 

Uma empresa dentro de um ecossistema de inovação 

A Legacy faz parte de todo um ecossistema de inovação, conforme explica a professora da Escola de Negócios e coordenadora da empresa júnior Frederike Mette: “Além da questão da multidisciplinariedade, um dos diferenciais da nossa empresa é o fato de possuir toda uma infraestrutura da Universidade que possibilita o contato dos e das estudantes com a inovação, fazendo com que conheçam, também, quais são as possibilidades que possuem no ambiente em que estudam”.  

Em seu lançamento durante a Pitch Week, a Legacy anunciou um preço especial para as empresas que fazem parte do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc): elas poderão contratar um dos serviços oferecidos pela empresa júnior (otimização de processos e planos na área de marketing, negócios e estratégia) por apenas R$ 400,00. 

Por que contratar uma empresa júnior?  

A professora Frederike conta que a Legacy oferece benefícios tanto para os estudantes que integram a empresa quanto aos seus contratantes: “Eu mesma fiz parte de uma empresa júnior e sei que isso é algo que valoriza muito o currículo de alguém. Para os nossos clientes, é uma chance de contratar um plano acessível, mas com a qualidade de uma empresa profissional, já que os alunos são orientados por professores da PUCRS. Também é uma oportunidade de investir nos profissionais do futuro, gerando impactos positivos na formação dos estudantes que realizam esses projetos”.  

Mariana Krolikowski Siqueira da Rocha é estudante de Administração, com linha de formação em liderança e gestão de pessoas, e atualmente é a presidente da empresa júnior. Ela conta que a sua experiência na Legacy auxiliou muito no seu desenvolvimento pessoal e profissional, principalmente no que diz respeito ao comprometimento com pessoas e demandas que dependiam do seu engajamento e da sua tomada de decisão:  

“Aprendi a analisar situações e determinar qual caminho seguir, atentando às possíveis consequências que a escolha causaria. Essas pequenas situações do cotidiano me trouxeram um retorno muito positivo no meu poder de voz, na liderança de uma equipe, no pensamento estratégico rápido e, principalmente, no senso de equipe, pois aprendi a delegar e contar mais com os outros colegas”, complementa Mariana.  

Como fazer parte da Legacy?  

A empresa júnior da PUCRS abrirá dois processos seletivos ao ano, sendo um em cada semestre, que podem ser acompanhados através do seu Instagram. Segundo Frederike, a Legacy está interessada em acolher alunos que sejam proativos e realmente tenham vontade de fazer parte da empresa. Por isso, mesmo que nenhum processo seletivo esteja acontecendo, é possível manifestar interesse por meio do e-mail [email protected]. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas