2º, 3º e 4º lugares foram conquistados por projetos multidisciplinares de graduandos da Universidade
O evento Moving the Cities 2021 contou com a participação de alunos de diversos cursos de graduação da PUCRS. O projeto busca promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade.
A programação conduziu os estudantes em um processo de imersão e empatia com o objetivo de solucionar problemas regionais enfrentados pelas cidades. Ao final, os alunos foram desafiados a gerar protótipos destas soluções. Em sua 4º edição, o evento deste ano contou com estudantes da PUCRS dos cursos de Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação.
A professora da Escola Politécnica Patrícia Flores Magnago destaca a importância deste evento para os participantes. “Experiências e networking internacionais como essa são importantes tanto para compor e diferenciar o projeto de carreira dos estudantes como para as próprias Escolas da PUCRS que aprendem com as trocas de saberes”, comenta.
Do curso de Arquitetura e Urbanismo, a aluna Stela Nunes Paiva ficou em 2º lugar com o projeto Selfhelp INC.: um livro de atividades interativo para ser usado em momentos de estresse e nervosismo, que possui desenhos para colorir, atividades, espaços para escrever, dicas de como manter uma saúde mental equilibrada e indicações de podcasts sobre o tema. “A experiência foi muito enriquecedora, principalmente o contato com pessoas de culturas muito diversificadas. Deixo aqui o incentivo para que outros colegas se arrisquem a participar também”, convida.
Alunos do curso de Engenharia de Produção também se destacaram no evento. No pódio em 3º e 4º lugar estiveram Jordana Machado Mangeon, com o projeto ByLocal, que propõe conectar consumidores conscientes com fazendeiros locais e, André Pereira Trois, com o EnviroMe, iniciativa que busca criar conexões globais por um mundo mais verde. Lucas Petry Cavalheiro concluiu a etapa pré-final com seu grupo apresentando o Climate Smart App (CSApp), um aplicativo para compartilhamento de ações sustentáveis e informações sobre desastres climáticos e naturais.
Já aluna do curso de Ciência da Computação, Natália Dal Pizzol apresentou o projeto intitulado My Mind Tracker, um programa desenvolvido para ajudar profissionais da saúde a oferecerem um atendimento mais personalizado para seus pacientes. Do curso de Arquitetura e Urbanismo, a aluna Marina Schmitt Fração participou da criação do PlastiCycle, um programa de reciclagem de plástico com aplicativo integrado.
Para a professora Patrícia Flores Magnago, tão importante quanto os ganhos destas inovações incrementais ou radicais geradas para o mundo, estão os ganhos de desenvolvimento de algumas soft skills dos participantes, como: comunicação verbal em outras línguas, liderança, visão sistêmica e estratégica, adaptabilidade, iniciativa e espírito empreendedor.
O projeto Moving the Cities uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster que acontece anualmente. Os alunos da PUCRS puderam se integrar ao evento por meio da Aliança da Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e UNISINOS. A união das três universidades tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.
O Moving the Cities teve apoio do DWIH São Paulo e foi uma correalização entre a Escola Politécnica da Unisinos, FH Münster, UAS7, Tecnosinos, SAP, INACAP, Escola de Engenharia da UFRGS, Escola Politécnica da PUCRS, Tecnopuc, Universidad de Santiago de Chile (USACH), Universidad Pontifícia Bolivariana, Coventry University e University of Pittsburgh.