Chamado de Gladys, o projeto disponibilizará seis bolsas de estudo integrais destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Com alto impacto e foco na transformação social, o Projeto Gladys proporcionará o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em uma das áreas mais emergentes no Brasil e no mundo. A iniciativa, promovida pela HP Inc. em parceria com a PUCRS, oferece seis bolsas de estudos integrais para a segunda turma do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) da Escola Politécnica da Universidade.
Para a HP Inc., uma das três empresas de tecnologia com maior diversidade no País, a ampliação da diversidade, equidade e inclusão são alguns dos principais fatores para impulsionar a inovação nos negócios e o desenvolvimento de soluções para a sociedade. O Presidente da HP Inc. Brasil, Claudio Raupp, destaca as ações da empresa na busca pela igualdade social. “A HP possui o histórico de promover iniciativas de diversidade, equidade e inclusão e a parceria com a PUCRS reforça esse posicionamento. Nosso objetivo é fazer a diferença na vida desses estudantes, para que possam crescer em suas profissões e contribuir não só com o desenvolvimento de novas tecnologias, mas com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária”.
O reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, destaca que faz parte da missão da Universidade buscar e oferecer oportunidades que promovam uma formação humana e profissional que visa o desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna.
“Queremos ser ponte para um perfil de profissional cada vez mais necessário não apenas em startups e grandes corporações, mas na sociedade, que seja capaz de empregar conhecimento em dados e tecnologia de maneira ética e responsável, para melhorar a vida das pessoas e das organizações. Encontramos na HP os mesmos propósitos e assim somamos forças neste projeto de impacto”, ressalta.
A primeira etapa do processo de seleção é a inscrição e aprovação no Vestibular de Inverno 2021 da PUCRS no curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A prova acontece no dia 12 de junho e os candidatos interessados devem se inscrever até o dia 7 de junho. Entre as etapas do processo seletivo também estão previstos o envio da documentação, conforme o edital, e entrevistas individuais.
Para concorrer às bolsas, é necessário possuir renda familiar de até três salários-mínimos brutos por pessoa e ter cursado e Ensino Médio, em sua totalidade ou de forma parcial, em escola pública e/ou escola privada com bolsa de estudos integral. Durante a graduação, caso os estudantes selecionados pelo processo de seleção não venham a ter vínculo celetista e/ou cursar estágio não-obrigatório, além da bolsa recebem também auxílio financeiro com valor variável, de acordo com o número de créditos cursados em cada semestre.
Saiba mais sobre o Projeto Gladys e o cronograma completo de seleção.
Gladys Mae West é uma cientista norte-americana reconhecida pela contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Graduada em matemática, ela foi pesquisadora e professora, além de atuar por 42 anos na base naval dos Estados Unidos em Dahlgren, no estado da Virgínia, EUA, sendo a segunda mulher negra a integrar a equipe.
A cientista foi uma das principais responsáveis pela criação do sistema de posicionamento global (GPS), inovação presente em boa parte do cotidiano atual. Mulher, negra e de origem pobre, Gladys Mae West foi apontada entre as 100 mulheres influenciadoras e inspiradoras do mundo em 2018 pela iniciativa BBC 100 Women.
O Projeto Gladys tem como objetivo proporcionar a transformação na vida de cada uma das seis pessoas selecionadas pela iniciativa por meio do apoio ao desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho em uma das áreas de maior crescimento na atualidade. De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn no Brasil, das 15 profissões emergentes em 2020, nove estão diretamente relacionadas à Tecnologia da Informação.
Lançado no início de 2021, o bacharelado em Ciência de Dados e IA é primeiro presencial do Sul do Brasil na área. Com duração de quatro anos, a graduação já nasce em um ecossistema de inovação composto por um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, pós-graduação stricto e lato sensu já consolidados, com reconhecimento internacional, e o hub de IA e Ciência de Dados do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).
Conectada com as tendências e necessidades da sociedade, a Ciência de Dados é uma área com grande potencial para rápida inserção no mercado de trabalho. O bacharelado na área prepara o estudante para atuar em posições de destaque nas equipes de Tecnologia da Informação dos mais variados ramos, desvendando dados e desenvolvendo novas tecnologias de maneira ética e responsável.
Segundo o coordenador do curso, professor Daniel Antonio Callegari, os estudantes que concluírem a graduação serão capazes de empregar modelos, ferramentas e técnicas para diversos contextos organizacionais e sociais, sejam privados ou públicos, nacionais ou internacionais. “O profissional estará apto a exercer múltiplas atividades, atuando como cientista de dados, engenheiro ou arquiteto de dados, engenheiro de IA e Machine Learning, analista de inteligência de mercado, dentre outras possibilidades que a área oferece”, ressalta.
Bolsas integrais para cursar Ciência de Dados e IA na PUCRS
Inscrições para o Vestibular da PUCRS: até 07/06 pelo link