Projeto online de aprendizagem internacional colaborativa foca em tecnologias de bioprocessos
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a mobilidade internacional foi potencializada por outras estratégias, como a colaboração online. Os chamados Collaborative Online International Learning (COIL) têm unido docentes de diferentes partes do mundo e conectado estudantes em uma proposta internacional remota.
Os professores Allan Morcelli e Gustavo Roth, da Escola Politécnica, agora oferecem em parceria com a Catholic University of America (CUA), dos Estados Unidos, um COIL na disciplina eletiva Bioprocess Technologies (98400-02). Nela, alunos e alunas de cursos como Engenharia Química, Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção participarão de um projeto sobre bioprocessos juntamente com estudantes da instituição estadunidense.
O COIL terá seis encontros e debaterá desafios mundiais, propondo que a turma encontre soluções para esses desafios de forma coletiva. Neste semestre, o tema da dinâmica será A fome do mundo, focando em tecnologias de alimentos, biotecnologia e outras inovações na área da Engenharia Química.
Para Roth, a disciplina possibilita que os/as estudantes visualizem um problema global a partir de outras perspectivas, além de ter contato com culturas diferentes:
“Esperamos que esta modalidade de internacionalização in house se consolide na Universidade e que a abordagem colaborativa de desafios mundiais proporcione futuras possibilidades profissionais aos alunos”.
Além disso, Morcelli explica que o projeto COIL é uma oportunidade de estreitar laços com uma instituição reconhecida internacionalmente e oportunizar uma experiência internacional aos estudantes sem precisarem viajar. “As trocas entre alunos do exterior e brasileiros, com diferentes perspectivas, será fundamental no processo de aprendizagem com metodologias ativas”, acrescenta.
Estudantes da PUCRS que já realizaram a disciplina anteriormente, mas têm interesse em participar da dinâmica com a CUA, podem se inscrever no formato extensão via Educação Continuada (Educon) no curso Engineering the Future: Biotechnology Solutions to World Challenges (196307) neste link, até o dia 16 de maio de 2021.