Rafael Garibotti está em período sabático até maio de 2020 pelo PUCRS-PrInt
O professor da Escola Politécnica e do PPG em Engenharia Elétrica Rafael Garibotti está atuando como professor visitante na Université Grenoble Alpes (UGA), na França, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O professor integra o projeto de cooperação Avanços Tecnológicos para o Desenvolvimento de um Mundo Interconectado, coordenado pelo professor Fabian Vargas e vinculado ao tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.
O objetivo de sua pesquisa na França, mais precisamente no Laboratório TIMA, é a exploração da confiabilidade de uma plataforma multiprocessada baseada em processadores comerciais ARM através de testes de radiação. “A ideia é termos uma plataforma de referência multiuso que possa ser amplamente utilizada em problemas reais de sistemas embarcados. Por exemplo, esta plataforma será capaz de reproduzir a arquitetura ARM big.LITTLE que está presente nos celulares modernos, nos dando a oportunidade de pesquisar problemas complexos de tolerância a falhas atualmente existentes”, conta o docente.
O professor, que embarcou no mês de dezembro, permanece na França até o final do mês de maio de 2020. Além dos testes de radiação, está previsto o desenvolvimento de artigos em conjunto. “Além disso, deveremos fazer um plano de colaboração de médio a longo prazo para continuarmos explorando a confiabilidade da plataforma multiprocessada”, adiciona Rafael.
A parceria entre os professores da Escola Politécnica da PUCRS e a Université Grenoble Alpes existe há mais de duas décadas. Diversos professores da PUCRS realizaram seu doutorado na UGA, mantendo o contato com pesquisadores franceses e possibilitando a cooperação internacional em diversos projetos em conjunto. O professor Laurent Fesquet deve visitar a PUCRS ainda em 2020.