Gabriela Techio, psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras, dá dicas sobre como manter o bem-estar no ambiente de trabalho
Com a intenção de pensar sobre a saúde mental nos diversos âmbitos da vida, a campanha Janeiro Branco atua na prevenção ao adoecimento emocional. O projeto propõe a reflexão sobre autoconhecimento, relacionamentos, comportamentos e trabalho.
Para a psicóloga e consultora do PUCRS Carreiras Gabriela Techio, a campanha favorece a conscientização sobre a saúde pessoal e a sensibilização do olhar para o outro. “Muitas vezes esquecemos de pensar em nossa saúde mental, além de ser uma área marcada pelo preconceito em nossa sociedade. Trazer esse tema como pauta ajuda as pessoas a se conscientizarem da importância de olhar para aspectos de ordem psicológica, para si mesmo, mas também para aqueles que estão ao seu redor”, destaca.
Na Universidade, o Centro de Atenção Psicossocial (CAP) oferece apoio e orientação psicológica e pedagógica. Com equipe interdisciplinar, o CAP também auxilia no enfrentamento das dificuldades que possam afetar o processo de ensino-aprendizagem e apoia na busca de soluções para essas questões. “O jovem que aposta em seu autoconhecimento e busca manter uma rede de apoio ativa, podendo perceber seu potencial e suas dificuldades, consegue se organizar de maneira mais saudável com as responsabilidades, tanto acadêmicas quanto profissionais”, afirma Gabriela.
Setores como o trabalho e a vida pessoal estão diretamente ligados, gerando uma relação circular que precisa ser pensada em conjunto para redução do impacto na saúde mental. “Devemos estar atentos às práticas e ao contexto de trabalho ao mesmo tempo em que devemos considerar o estilo de vida, as condições de saúde, os interesses, as motivações, bem como as dificuldades dos indivíduos que podem afetar a rotina”, destaca a consultora do PUCRS Carreiras.
A psicóloga ainda explica que as rápidas mudanças vividas nas últimas décadas alteraram a forma de trabalho e podem estar relacionadas ao crescimento de doenças como a Síndrome de Burnout. “Quando o mercado de trabalho se torna mais complexo e imprevisível, ele altera as formas de trabalho, exigindo que o trabalhador atenda muitas demandas em pouco tempo e assuma responsabilidades que geram sobrecarga. Imersas em uma rotina com estresse constante as pessoas adoecem”, frisa.
Para auxiliar na promoção da saúde mental no ambiente profissional, Gabriela Techio listou algumas dicas. Confira:
Na Universidade, o PUCRS Carreiras é um espaço que promove consultorias e capacitações de forma constante, buscando estimular que alunos e alumni PUCRS desenvolvam as competências técnicas e emocionais requeridas pelo mercado de trabalho.
O Carreiras também realiza palestras e workshops com o objetivo de proporcionar dicas e orientações práticas sobre diferentes temáticas, auxiliando na construção da identidade profissional e no desenvolvimento da empregabilidade.
PUCRS Carreiras promove oficinas solidárias de verão