Projeto de Jorge Hugo Silvestrini envolve simulações numéricas de alto desempenho e medições
Jorge Hugo Silvestrini, professor do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Tecnologia de Materiais, da Escola Politécnica, atua como pesquisador visitante sênior no Laboratório de Escoamentos Geofísicos e Industriais (Legi), na Université Grenoble Alpes (UGA), na França. As atividades de Silvestrini na UGA iniciaram em setembro de 2019 e tem duração até fevereiro envolvendo projeto de pesquisa sobre a dinâmica da camada limite atmosférica (ABL) em situação estável devido à estratificação térmica e/ou de umidade.
Formalmente iniciado na primeira estadia de Hugo Silvestrini no Legi, de janeiro a fevereiro de 2018, o projeto envolve simulações numéricas de alto desempenho e medições em túnel de vento e na montanha. A análise das grandezas turbulentas é considerada para diferentes situações e a atividade começou com a adaptação de um código computacional disponível para a condição de estabilidade neutra (sem estratificação) e também em situações com estratificação estável.
Na França, Hugo Silvestrini se encontrou com Sophie Adelaide Magnier, diretora de parcerias internacionais e projetos da UGA, para apresentar o PUCRS-Print. Durante a reunião, ficou evidente o interesse em aumentar o intercâmbio entre as Universidades, com foco no envolvimento de estudantes de doutorado.
O objetivo é que as atividades em colaboração sejam ampliadas, com a consolidação formal do convênio, cotutelas de estudantes, projetos de pesquisa formais, coautoria de artigos e o fomento à mobilidade acadêmica.