A premiação ocorreu em Belém do Pará no final do mês de outubro
Alunos do curso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica da PUCRS conquistaram o 1º lugar na categoria Pós-Graduação da competição em Avaliação de Interação Humano-Computador, no 17° Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018). Foram reconhecidos os trabalhos das estudantes Ingrid Signoretti, Laura Engelmann, Matheus Prestes e Vivian Larréa. Na categoria Graduação, conquistaram o 2° lugar, as alunas Kalissa Rodrigues, Larissa Salerno, Luiza Johnstone e Mayara Oliveira, dos cursos de Engenharia de Software e de Sistemas de Informação. O evento ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro em Belém do Pará.
Orientadora de ambas as categorias do projeto, a professora Milene Selbach Silveira afirma que a participação dos alunos juniores e seniores sobre temas de relevância no cenário da pesquisa é extremamente gratificante. “Este ano, a alegria e o orgulho foram dobrados, pois tivemos uma equipe participando em cada categoria da competição: uma na Graduação e uma no Pós-Graduação. É muita emoção”, ressalta.
A orientadora salienta que, para participar do evento, as equipes contaram com o apoio de uma Vakinha Online, divulgada por redes sociais, que contou com a contribuição de aproximadamente 70 pessoas de dentro e fora do País. “A Vakinha foi fundamental para elas poderem participar. Elas destacaram, durante a divulgação, além da participação na competição, o papel das mulheres na área de TI (Tecnologia da Informação), ponto que temos discutido bastante com as meninas dos cursos da área de informática”, destaca.
A estudante do curso de Engenharia de Software, Larissa Salerno, uma das vencedoras da categoria Graduação, também enfatiza a participação de um time feminino dentro do simpósio. “É de suma importância ter um time feminino participando e concorrendo a um prêmio em um evento de porte nacional que envolva computação, visto que a área é de predominância masculina e estamos lutando todos os dias para atrair mais meninas para esse segmento”, declara.
Esse ano, o tema da competição foi o Uso da tecnologia, como apoiar as pessoas nos cuidados diários com a saúde. As equipes da PUCRS, já são tradição no simpósio, tendo se classificado cerca de seis vezes ao longo dos últimos anos.