Professores da Politécnica são voluntários no Projeto Clube do Desenho

Atividade diverte e distrai as pacientes infantis no Hospital São Lucas da PUCRS

04/10/2018 - 17h04
Projeto Clube do Desenho, Paulo Ricardo Bregatto

Mirielly, ao centro, com voluntários do projeto: professora Beatriz e professor Bregatto /  Foto: Bruno Todeschini

O desenho é a primeira linguagem das crianças, antes mesmo da fala. Por meio das imagens é possível reconhecer alguns dos sentimentos infantis. Desde 2015, uma parceria entre o Serviço de Pastoral e Solidariedade do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e a Escola Politécnica da Universidade promove o Projeto Clube do Desenho. A atividade é acompanhada pela professora Beatriz Dorfman e pelo professor Paulo Ricardo Bregatto, ambos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Bregatto viu no voluntariado um novo aprendizado. “Cada vez que me encontro com elas eu ganho mais do que recebo. Estes encontros servem para redefinir nossa visão de mundo, nossas prioridades”, afirma o professor.

Acompanhados de muito papel e lápis de cor, dez voluntários dedicam, semanalmente, duas horas do seu dia para desenharem juntos com as crianças que se encontram internadas na Instituição, frequentando os ambulatórios do 2º e 3º andares ou circulando pela Sala de Recreação.

Estudos mostram que desenhar é uma importante forma de expressão do público infantil. Segundo a equipe de voluntários, a imagens retratam o ambiente familiar dos participantes, suas vivências, sonhos. No caso dos pacientes internados, existe um destaque especial para cenários externos, de sol e flores.

Pensamento humanitário

Projeto Clube do Desenho, Paulo Ricardo Bregatto

Foto: Bruno Todeschini

Para a pedagoga e responsável pelo Serviço de Recreação do HSL, Juliana Pierdoná, momentos como este ajudam a suavizar o período de internação. “O ambiente hospitalar não deve ser entendido somente na perspectiva dos cuidados médicos e de enfermagem, mas como um conjunto complexo de atitudes e ações motivadas por um pensamento humanitário e abrangente”, comenta. De acordo com Mirielly Nunes da Costa, é muito divertido este momento de descontração durante o período de internação hospitalar. A menina de 13 anos, está há um mês na ala Pediátrica do HSL.

A capacidade de desenhar é uma fonte de prazer intelectual e artístico. Este é o ponto de partida. E não existe um ponto de chegada. Uma vez que descobrimos as delícias do desenho, esta prática e estes prazeres nos acompanharão para sempre. “Desenho é visualização, observação, percepção, expressão, registro e prazer”, comenta Bregatto.

Voluntariado

O Serviço de Voluntariado do Hospital São Lucas da PUCRS existe desde a fundação da Instituição, em 1976, levando afeto e conforto aos pacientes que circulam no local. Atualmente, cerca de 150 voluntários fazem parte do grupo, distribuídos em 19 projetos. Para fazer parte do serviço, o interessado poderá entrar em contato pelo telefone (51) 3320-5070 ou pelo e-mail: [email protected]

Texto publicado originalmente na edição nº 29 da Revisa PUCRS Saúde, de Setembro/2018.