PUCRS representada na grande final do ActinSpace

Estudantes da Escola Politécnica foram os únicos brasileiros a participar de evento mundial na França

28/06/2018 - 11h30
2018_06_28-act_in_space_final

Foto: arquivo pessoal

Os estudantes da Escola Politécnica Talles Feijó (Engenharia Elétrica), Jonathan Culau e Guilherme Rocha (Engenharia de Controle e Automação) participaram da final do ActinSpace, realizada em Toulouse (França), em 27 de junho. Eles foram os únicos brasileiros na final e garantiram a vaga ao vencer a etapa nacional, que ocorreu em maio, no Global Tecnopuc.

O projeto apresentado pelos estudantes consiste em uma solução de baixo custo, com balões estratosféricos para monitoramento de plantações, reduzindo os prejuízos causados por pragas nos cultivos. O modelo de negócio criado pela equipe RTC Control seria acessível à renda de produtores familiares com objetivo de trazer mais estabilidade a essas pessoas e à cadeia produtiva.

Apesar de uma apresentação perfeita, durante a qual responderam a todas as perguntas da banca com competência e segurança, o primeiro lugar ficou com a Austrália, que apresentou um sistema de registro e identificação à prova de adulteração para operadores de drones. “O importante é que foi um grande aprendizado e uma bela experiência. A equipe sai fortalecida, pois viu que seu projeto está no mesmo nível dos demais concorrentes. Na próxima semana já estarão de volta com vontade para tocar o projeto no Tecnopuc Startup”, comenta o professor da Escola de Negócios Vicente Zanella, que acompanhou os estudantes na final.

O ActinSpace é o único evento no mundo a oferecer a chance de trabalhar com patentes da Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Francesa (CNES). A PUCRS foi a única universidade do Brasil a sediar a etapa nacional, junto de 72 cidades em 34 países no mundo.