Aline Fay de Azevedo

Unidade Acadêmica: Escola de Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Letras
Publicações: Orcid

Apresentação

Coordenadora do curso de graduação em Letras Inglês da PUCRS, Professora Adjunta da Escola de Humanidades e Professora coordenadora do Núcleo de Apoio à Aprendizagem Inglês/Português. Doutora em Letras/Linguística pela PUCRS, com pesquisa realizada no Instituto do Cérebro (InsCer). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do RS (UFRGS) na área de Psicolinguística, com foco em Biliteracia e leitura. Atua há mais de 23 anos como professora. É integrante do projeto ACERTA e Neuroeducação (CNPq) no Instituto do Cérebro (INSCER) desde 2013, onde pesquisa bilíngues e monolíngues disléxicos e as bases neurais da dislexia com o uso de fMRI, colaborado no projeto Literacia e EdTech: um estudo sobre o impacto do GraphoGame na Alfabetização, em parceria com YALE e INSCER e pesquisadora no Laboratório de Psicolinguística, Línguas Minoritárias e Multilinguismo - LAPLIMM, da Universidade Federal de Pelotas. Suas áreas de interesse são as bases neurais da dislexia em bilíngues e monolíngues e fMRI, neurobiologia da leitura, neurociência e educação, ensino de inglês como língua adicional e Education 3.0/4.0.

Áreas de Interesse

Eixos Temáticos

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Linguística

- Teorias e Uso da Linguagem

Estruturas de Pesquisa

Grupo de Pesquisa

- NeuroEdTech Lab – Neuroscience & Education Technology Laboratory