Podem participar alunos, colaboradores e Alumni PUCRS
Diplomado Daniel Guerra é voluntário no Movimento por uma Infância Melhor / Foto: Camila Cunha
Já pensou em desenvolver atividades voluntárias? Contribuir com a cultura da solidariedade? Viver experiências significativas? O projeto de voluntariado está com inscrições abertas e pode ser uma forma de resposta a essas perguntas. De 1º a 16 de agosto, alunos, professores, técnicos administrativos e Alumni PUCRS (diplomados) interessados em viver essa experiência podem fazer sua inscrição neste link para participar do processo. A data final está condicionada ao preenchimento das vagas, que são limitadas. Se o número máximo de inscritos atingir o limite antes do prazo final, será encerrado o processo de inscrição. Mais informações em: [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3576 e pelo WhatsApp (51) 98335-0187.
Para quem realizar a inscrição para o projeto, é obrigatória a participação no Encontro de Apresentação, que será realizado no dia 24 de agosto (sábado). Este encontro é parte fundamental para quem deseja realizar as atividades voluntárias, pois as instituições que desejam receber voluntários irão fazer a sua apresentação de atividades e projetos. As entidades sociais que participam do encontro, para apresentar as suas demandas, são vinculadas às áreas da saúde, educação, assistência social e direitos humanos.
Confira, em vídeos, as histórias de alguns de nossos voluntários aceitaram o desafio de participar do projeto.
“Sou voluntária no Pão dos Pobres há 1 ano e dou aulas de matemática e português uma vez por semana. Sempre que acabam as atividades fico com vontade de continuar. Ensino para eles, mas aprendo muito também, tanto nas matérias de aula quanto pensando na vida. Ser voluntária não é só se doar ao outro, é receber também”. ANA CAROLINE SILVA DOS SANTOS MORAES, 21 anos, aluna do curso de Direito
“Sou voluntária no Pão dos Pobres há 1 ano e dou aulas de matemática e português uma vez por semana. Sempre que acabam as atividades fico com vontade de continuar. Ensino para eles, mas aprendo muito também, tanto nas matérias de aula quanto pensando na vida. Ser voluntária não é só se doar ao outro, é receber também”.
ANA CAROLINE SILVA DOS SANTOS MORAES, 21 anos, aluna do curso de Direito
Professora Liamara Andrade pratica voluntariado na Casa Menino Jesus de Praga / Foto: Camila Cunha
Outro ponto importante é o enfoque educativo do projeto. Além das atividades, os voluntários são convidados a participar de encontros de formação, ações de sensibilização e espaços onde possam avaliar e aprimorar o seu voluntariado. Por isso, solicita-se que aos inscritos que tenham disponibilidade mínima de um semestre para desenvolver as ações e estar presente nesses encontros de formação.
Doutoranda da PUCRS partilha suas experiências e aprendizados dentro do projeto do Voluntariado Internacional promovido pela Pastoral
Um Momento de Fé e Celebração.