Ações solidárias realizadas por colaboradores da PUCRS inspiram transformação
Nessa Quaresma, estamos sendo convidados a refletir sobre Compaixão. E nesse sentido, trazemos à luz algumas experiências realizadas em 2019 por colaboradores da PUCRS. Que possamos, ao ler os relatos, nos inspirar e refletir como pequenas ou grandes atitudes podem nos tornar pessoas melhores a cada dia.
Os colaboradores da PROPESQ, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizaram uma ação de Natal na instituição Casa Madre Giovanna, relatando que foi uma experiência emocionante e enriquecedora. A colaboradora Daiana Settin resume a ação em algumas palavras e afirma que deseja vivenciar mais momentos como esse no decorrer do ano:
“A instituição é uma ponte de afeto, conhecimento e solidariedade, para muitas pessoas que vivem na comunidade e carecem dos mais diversos recursos. Durante a campanha de arrecadação tivemos apoio e engajamento das equipes e transformamos nossas rotinas e nossos corações. A ação foi modificando o clima organizacional, nos deixando mais próximos e empáticos. No momento da entrega das doações, percebemos que o mais importante para eles, e para nós, era a PRESENÇA – ou seja, um acolhimento afetuoso, uma conexão sincera e uma escuta atenta. Saímos de lá transformados! Cada história de vida, cada sorriso e abraços recebidos, estão impressos em nossos corações. Recebemos tanto carinho em troca, que percebemos que não se tratava de uma ação voluntária, mas sim de uma partilha de amor e solidariedade. ”
Nesse mesmo clima, a Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS se uniu em solidariedade à Casa do Menino Jesus de Praga no final do ano que passou. A ação solidária possibilitou a ajuda de todos, por meio de doações e visita à instituição para um passeio matinal com os acolhidos. As colaboradoras Natalia Menegol e Thais Di Giorgio relatam que a experiência foi intensa e cheia de amor:
“A cada momento, as trocas que tivemos com os acolhidos nos permeavam de gratidão. Em cada gesto sutil – um olhar, um sorriso – se apresentava uma imensidão de sentimentos. Todos os voluntários que se permitiram naquela manhã, se sentiram profundamente gratos e felizes pela oportunidade de fazer parte do Espírito de Natal tão lindamente. Naquele dia uma sementinha do bem foi plantada em nossos corações. Sentimos vontade de continuar participando e iniciando essas ações, que nos oportunizam reflexão e crescimento integral como ser humano. ”
Entre tantos relatos de solidariedade existentes na universidade, destacamos o depoimento da colaboradora Cristiane Negreiros, colaboradora da Escola Politécnica, que participou do projeto Ônibus do Bem promovido pela Pastoral da PUCRS. Para ela, Compaixão é a atitude de fazer algo sem olhar, sem saber “o que, quando, onde, como ou para quem” será feito. Recorda que em sua vida muitas pessoas fizeram o bem para ela e sua família, e que retribuir lhe enche de gratidão:
“Hoje estar na condição de ajudar e poder fazer minimamente pelo outro me enche o coração de alegria. Quando recebi o convite para participar do “Projeto Ônibus do Bem”, literalmente fazer o bem sem olhar a quem, foi sensacional. E melhor ainda foi ver a alegria nos olhos dos adultos e das crianças. Isso foi muito gratificante e só me faz ter o desejo de ajudar mais e mais. ”
Uma experiência de união, pertencimento e desenvolvimento integral
Uma jornada Universitária se inicia, aprofundando as 7 Moradas de Santa Teresa de Ávila