Na manhã de hoje, 8 de novembro de 2024, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) celebrou seus 76 anos de história com uma Missa especial na Igreja Universitária Cristo Mestre. A cerimônia, que ocorreu às 11h, também marcou os 30 anos do Centro de Pastoral e Solidariedade, uma referência em iniciativas de acolhida e cuidado no campus.
A Missa foi presidida por Dom Zeno Hastenteufel, Bispo Emérito de Novo Hamburgo, que, por muitos anos, esteve à frente das atividades pastorais da PUCRS. Dom Zeno foi um dos principais responsáveis pela evolução da dimensão pastoral na Universidade, oferecendo apoio espiritual e valorizando a experiência da fé no cotidiano acadêmico, antes de o setor se consolidar como um núcleo formal dentro da instituição.
No início da celebração, João Rizzio Vicente Fett, Coordenador da Pastoral PUCRS destacou: “Por meio dos esforços de inúmeros estudantes, professores, irmãos, gestores, e pessoas que acreditaram no poder transformador da educação, a PUCRS cumpre a cada dia sua nobre missão, mudando o mundo para melhor. Confiamos à intercessão de Maria, a boa mãe, nossa prece para que esta obra Marista seja sempre promotora de mais vida nos anos vindouros.”
Posteriormente, em sua homilia, Dom Zeno lembrou a importância de celebrar a fé como parte integrante da identidade da PUCRS e destacou a missão de cada pessoa que construiu a Universidade com seus dons e talentos. “A PUCRS é muito mais do que um lugar de formação acadêmica; é um espaço de desenvolvimento humano e espiritual, onde cada aluno e colaborador tem o convite de olhar para o outro com amor e solidariedade”, afirmou o Bispo.
A celebração reuniu membros da comunidade acadêmica, colaboradores e convidados especiais, que expressaram gratidão pelos 76 anos da PUCRS e pelos 30 anos do Centro de Pastoral e Solidariedade, reafirmando o compromisso da Universidade com os valores maristas e com uma formação que integra razão, fé e solidariedade.
Uma experiência de união, pertencimento e desenvolvimento integral
Uma jornada Universitária se inicia, aprofundando as 7 Moradas de Santa Teresa de Ávila