31/03/2022 - 17h34

5 dicas para você pensar no seu projeto de vida

Confira ferramentas que podem auxiliar no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal

Como você se imagina daqui a 5 anos ou quando estiver formado/a? Quais as suas principais habilidades e sonhos? Qual o seu propósito de vida? Não queremos causar nenhuma crise existencial. Essas são questões que ajudam a desenvolver o autoconhecimento e estruturar o seu projeto de vida.

A temática já vem sendo implementada na Educação Básica a partir do Novo Ensino Médio, que prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral dos estudantes, tendo como conteúdo obrigatório o Projeto de Vida. Essas mudanças começaram a ser colocadas em prática a partir de 2019, porém, foram prejudicadas com a pandemia.

Para contribuir com o enriquecimento integral de alunos e alunas recém ingressantes na Universidade, o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS promove o Quest Start. Durante os encontros, os/as participantes são estimulados a olharem para sua vida e planejarem/sonharem com os próximos passos.

“No Quest Start, auxiliamos os estudantes a pensarem de maneira profunda sobre o seu projeto de vida”, explica Malone Rodrigues, filósofo e líder do projeto na PUCRS.

O primeiro encontro acontece no dia 20/04, mas, enquanto ele não chega, preparamos cinco dicas que podem ajudar a dar um start neste processo. Confira:

1. Carta do Eu Futuro

Escrever uma carta para o seu “eu do futuro” é um exercício divertido que conduz à reflexão sobre sua vida atual e as metas para um futuro ideal. Embora seja um exercício simples, ele deve ser levado a sério para se obter bons resultados.

Tire alguns momentos para um pequeno exercício de visualização, em que se vai projetar o futuro. Confira um passo a posso para produzir a sua Carta do Eu Futuro.

2. Quadro dos sonhos

Falando de forma prática, um quadro dos sonhos (também chamado de quadro filtro dos sonhos) é uma espécie de mural com ilustrações, fotos ou montagens. Ele é uma representação visual de tudo aquilo que você almeja e que você deseja alcançar em diversas áreas da sua vida.

Além disso, funciona como um reforço diário, um lembrete, de tudo que é importante para você e o porquê. Dessa forma, torna-se um motivador, especialmente em momentos mais complicados, em que se está sem muito ânimo. Confira um passo a passo para produzir o seu quadro dos sonhos.

3. Ikigai

Ikigai é um conceito japonês antigo que pode ser a chave para uma vida longa, feliz e saudável. Não existe uma tradução literal para o termo. O mais próximo que se pode chegar é a descrição feita por Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz (Astral Cultural, 2018). “Ikigai é a sua razão de viver”, diz o neurocientista japonês. “É o motivo que faz você acordar todos os dias”.

A mandala ikigai é uma das ferramentas utilizada no Quest Start. Ficou curioso/a? Baixe este material que preparamos para você.

4. Playlist – Música para pensar

Às vezes, tudo que a gente precisa é ouvir uma boa canção. Melhor ainda se ela diz respeito ao momento que estamos vivenciando. Algumas canções tocam o nosso íntimo e nos fazem refletir sobre nossa vida. Não é verdade?  Pensando nisso produzimos essa playlist com várias músicas para ajudar você a pensar na vida!

5. Participe do Quest Start

Nossa ultimo dica é um convite. Você viu que existem muitas ferramentas, mas nem sempre passar a fazer essa jornada sobre o projeto de vida é fácil. Por isso, o Quest Start é um momento muito enriquecedor. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15 de abril. Saiba mais.

Leia também: 5 dicas para praticar o autoconhecimento no dia a dia

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias