Valor marista envolve reciprocidade, compromisso e respeito
Nesta quinta-feira, 6 de junho, Dia de São Marcelino Champagnat, a Presença é o quinto valor abordado na série de matérias especiais sobre os valores maristas e como eles estão presentes no cotidiano da PUCRS, do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do RS (InsCer). Ser presença é acolher, estar atento e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços de atuação. É também educar pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade e compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado.
Também a partir de hoje estão disponíveis para acesso neste link as respostas à pergunta Quem é luz na sua vida?, campanha que estimula a comunidade acadêmica e todos os demais envolvidos em empreendimentos maristas a homenagearem as pessoas que são importantes na sua trajetória e que, assim como Champagnat, são sinais de luz. Ainda é possível participar acessando aqui.
O objetivo é melhor atender a comunidade universitária. Foto: Camila Cunha
O programa Jeito PUCRS de Acolher e Servir transforma o atendimento à comunidade universitária através de atitudes inspiradas nos valores maristas, norteando o modo de se relacionar e acolher. A diretrizes foram construídas coletivamente ao longo de 2018, com a participação de 80 profissionais de diferentes áreas de atuação no Campus. O resultado dessa atuação conjunta foi a adoção de seis jeitos:
Para que sejam seguidos no cotidiano da Universidade, visando reafirmar a presença na rotina da comunidade e preenchê-la de significado positivo, mais de 1,3 mil profissionais da PUCRS estão passando por capacitações.
O Reflexões, criado no final dos anos 1990, se atualiza ano a ano com o objetivo de proporcionar momentos de encontro, integração e renovação do vínculo que une os profissionais da PUCRS, HSL e Inscer. As ações são voltadas para gestores, professores, pesquisadores e técnicos administrativos, gerando um espaço de escuta e diálogo entre aqueles que fazem o Campus. A proposta é que, durantes as atividades, se possa dedicar um olhar diferente à instituição, revisitando histórias e inspirações presentes em sua origem.
A visita dos pets deve respeitar as orientações da equipe médica. Foto: Divulgação Hospital São Lucas
Comprometido com o bem-estar de seus pacientes, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) agora permite a visita de animais de estimação através do projeto Pata Amiga. A iniciativa autoriza que enfermos internados há mais de uma semana recebam seus cachorros, de acordo com as orientações da instituição e com acompanhamento dos profissionais responsáveis. O objetivo é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e alegre para as famílias que vivem esse momento.
Para enfatizar a presença e a importância de professores e técnicos administrativos no planejamento das atividades acadêmicas, a PUCRS organiza a cada ano o Seminário de Desenvolvimento Acadêmico. A intenção é discutir projetos estratégicos para a Universidade e ponderar sobre as competências necessárias para ensinar e apoiar, identificando seu elo com a missão institucional e o impacto na formação do aluno.
Acompanhe o cronograma das publicações e leia todas as matérias neste link.
SEGUNDA-FEIRA – 3 DE JUNHOAmor ao Trabalho
TERÇA-FEIRA – 4 DE JUNHOAudáciaEspírito de Família
QUARTA-FEIRA – 5 DE JUNHOEspiritualidade
QUINTA-FEIRA – 6 DE JUNHO (Dia de São Marcelino Champagnat)Presença
SEXTA-FEIRA – 7 DE JUNHOSimplicidade Solidariedade
Uma experiência de união, pertencimento e desenvolvimento integral
Uma jornada Universitária se inicia, aprofundando as 7 Moradas de Santa Teresa de Ávila