Voluntários poderão atuar em organizações sociais da região metropolitana de Porto Alegre
A Pastoral da PUCRS está com inscrições abertas para o programa de voluntariado marista. Idealizado a partir de uma metodologia educativa, o projeto receberá inscrições entre os dias 15 e 22 de agosto e podem ser realizadas online pelo site da Pastoral; as vagas são limitadas.
Os voluntários poderão atuar em 16 organizações na região metropolitana de Porto Alegre/RS, em causas como a educação de crianças e jovens, bem-estar de idosos, apoio à famílias em situação de vulnerabilidade social, doação de órgãos e suporte a migrantes e refugiados.
Para se tornar voluntário pelo programa da PUCRS, é necessário possuir algum vínculo com a Universidade, como aluno de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), alumni (diplomado), professor ou técnico administrativo.
Além disso, para ingressar no projeto, os voluntários precisam ter disponibilidade para atuar presencialmente por pelo menos um semestre, de 2 a 4 horas semanais, de preferência em horário comercial-escolar (manhã e/ou tarde).
Após a inscrição, os candidatos participarão de um encontro de apresentação para conhecerem mais de perto as instituições e as possibilidades de atuação. O encontro ocorre na PUCRS, no dia 27 de agosto, das 14h às 16h, e a presença é obrigatória para iniciar o voluntariado.
Para ficar por dentro das etapas do processo, saber quais as instituições fazem parte do projeto, conferir depoimentos de voluntários sobre essa experiência e ter acesso às dúvidas mais frequentes sobre o voluntariado, consulte o site da Pastoral.
Voluntariado educativo
A metodologia educativa procura proporcionar ao voluntário uma experiência transformadora por meio da reflexão e compreensão dos contextos sobre os quais atua, desenvolvendo seu senso crítico e estimulando seu empenho na busca por um impacto mais permanente na comunidade.
Além da oportunidade de vivenciarem novas experiências e de contribuir para uma cultura mais solidária, os alunos que completarem 40 horas de atuação poderão solicitar junto aos seus cursos o aproveitamento do voluntariado como atividade complementar.
Brasil é país cada vez mais voluntário
De acordo com o Datafolha, nas últimas duas décadas, o número de brasileiros que praticou trabalho voluntário em algum momento de sua vida quase que triplicou, chegando a 34% da população, o que representa 57 milhões de pessoas envolvidas em alguma causa solidária.
A grande motivação é a solidariedade e a crença de que doar um pouco de si faz bem também ao doador. Apesar da pandemia e do isolamento social, a solidariedade foi capaz de transpor desafios e gerar um impacto transformador, conectando pessoas em torno do bem comum.
Dúvidas ou solicitação de informações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp da Pastoral (51) 98335-0187.
Uma experiência de união, pertencimento e desenvolvimento integral
Uma jornada Universitária se inicia, aprofundando as 7 Moradas de Santa Teresa de Ávila