Missa transmitida online relembrou a trajetória acadêmica e profissional do educador
Em 22 de março de 2020 a comunidade acadêmica se despedia de um dos grandes pesquisadores da área da educação no Brasil. Natural da cidade de La Coruña, na Espanha, ainda na década de 60 o pesquisador Juan José Mouriño Mosquera escolheu Porto Alegre para viver e trabalhar. Na última semana, o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS promoveu uma missa em homenagem ao primeiro ano após o falecimento do professor, que atuou na Universidade desde 1968.
Assista à transmissão completa:
A abertura da missa foi realizada por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, que destacou a importância da atuação de Mosquera no ensino: “Muito mais do que um legado de conhecimento, Juan foi inspiração para gerações de educadores e educadoras que tiveram a felicidade de cruzar pelo seu caminho”. Audy também comenta sobre longevidade das ideias do professor, que dedicou mais de 50 anos dos 83 que viveu à pesquisa e à docência:
“Já nos seus últimos anos, apesar do peso da experiência e, talvez por isso mesmo, impressionava a vivacidade com que expunha suas ideias a respeito dos caminhos da Educação Superior nas atividades em que fazia questão de participar”.
Como reconhecimento pelo seu trabalho, Mosquera foi agraciado, entre tantos outros, com o título de Gaúcho Honorário e de Cidadão Emérito de Porto Alegre.
Professor Juan Mosquera / Foto: Ramon Fernandes/PUCRS
Juan Mosquera era formado em Pedagogia e mestre em Educação pela UFRGS, com doutorado e livre-docência pela PUCRS e pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Deixou um vasto legado na forma de publicações e interfaces com diversas áreas do conhecimento, como educação, saúde, artes, letras e psicologia, sendo uma das principais referências do Brasil em pesquisa na área da educação.
Como pesquisador de padrão internacional, atuou diretamente como professor convidado em diversas universidades, entre elas a Universidade Católica del Uruguay, em Montevideo, e algumas outras na América Latina, e na Europa, em especial na Universidade do Algarve, em Faro, Portugal.
Saiba mais: Juan Mosquera e o legado de estudos e conhecimento para a Educação
Colaborou para a formação de diversos/as profissionais, orientando 67 teses e dissertações desde 1997. Publicou 173 artigos científicos, organizou e publicou mais de 35 livros, além de outros 87 capítulos de obras e mais de 270 apresentações de trabalhos científicos.
Ao lembrar da atuação do pesquisador, Audy enfatiza sua sensibilidade com as pessoas e com os valores institucionais:
“O professor Mosquera dedicou seus melhores momentos como pesquisador e docente à nossa Universidade, onde compartilhou sua sabedoria e iluminou a vida de muitos de nós. Respeito e saudades eternas ao nosso mestre. Que Deus o tenha a seu lado!”.
Uma experiência de união, pertencimento e desenvolvimento integral
Uma jornada Universitária se inicia, aprofundando as 7 Moradas de Santa Teresa de Ávila