22/07/2024 - 17h58

Encontros Preparatórios debatem emergências e sonhos para a Missão Marista nos próximos 3 anos

50 membros da comunidade PUCRS foram convidados para debater a temática e colaborar com este movimento institucional

Quais emergências e sonhos nortearão a missão da Rede Marista nos próximos 3 anos? No intuito de responder esta pergunta, 50 membros da comunidade universitária (professores, técnicos, irmãos e estudantes) foram convidados a participar dos encontros preparatórios para a II Assembleia Provincial de Missão da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (nomenclatura canônica da Rede Marista).

Realizados nos dias 15 e 19 de julho, no prédio Living 360º, os encontros buscaram sensibilizar e contextualizar os participantes, tendo em vista o IV Capítulo Provincial (instância de decisão e organização da atuação marista para cada triênio), provocando reflexões sobre o futuro desta Província. Todas as Escolas, Pró-Reitorias, unidades PUCRS e InsCer, jovens do voluntariado e da Pastoral Juvenil Marista (PJM) enviaram representantes. Além de ter o vínculo com a Rede Marista, para colaborar era preciso realizar o curso Cultura e Identidade, disponível gratuitamente nesta plataforma, garantindo conhecimento, familiaridade e identificação dos participantes com o carisma de nossa instituição.

O lema “Maristas, Família Global em Missão” norteou a condução das reuniões, divididas em quatro etapas – escutar, discernir, compartilhar e propor. Em um primeiro momento, os participantes foram desafiados a pensar nos seguintes temas:

1. Indique 3 emergências que percebemos em relação às realidades de crianças, adolescentes e jovens, de maneira especial os mais empobrecidos?
  2. Indique 3 sonhos relacionados às emergências descritas que temos para a missão da Província, considerando as realidades, vozes e os clamores dos territórios e das realidades de crianças, adolescentes e jovens?

Em um grande trabalho de grupo, foi realizada a síntese do debate, que será analisada durante os dias 09 a 12/09, de maneira remota, na II Assembleia Provincial de Missão da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Por fim, a Assembleia também compilará uma síntese de emergências e sonhos para o IV Capítulo Provincial.