Live com convidados abordará a cultura da solidariedade
No dia 28 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, data para recordar um dos espaços mais privilegiados de construção da solidariedade. O projeto de voluntariado da PUCRS conta anualmente com mais de 400 voluntários (alunos, colaboradores e diplomados), que atuam sistematicamente em mais de 25 instituições. Em razão da pandemia, as atividades foram adaptadas para a modalidade online, sendo executadas a partir das novas dinâmicas e realidades das instituições e dos voluntários.
Dessa forma, para agradecer o esforço de tantas pessoas que se engajam nessa causa, o Centro de Pastoral e Solidariedade promoverá uma live no dia 28 de agosto, das 18h às 19h, que abordará a temática Cultura da Solidariedade: qual a nossa (co)responsabilidade?
A live terá convidados com experiência e vivência na temática:
Natália Wingen | Bacharel em Ciências Biológicas e mestranda em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pela PUCRS. Voluntária no Abrigo João Paulo II, atuando com atividades de reforço escolar, pelo projeto de Voluntariado da Universidade.
Gustavo Balbinot | Mestre em educação, atua como assessor de Vida Consagrada e Laicato na área de espiritualidade e patrimônio marista. Cantor e compositor, com experiências de solidariedade em Angola e no Ceará.
Irmã Telma Lage | Religiosa Missionária de Nossa Senhora das Dores, missionária, advogada, coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos (CMDH) da Diocese de Roraima e reside em Boa Vista há 7 anos.
A mediação da live será conduzida pela coordenadora do projeto de voluntariado da PUCRS, Jaquelini Debastiani.
ServiçoO que: Live Cultura da Solidariedade: qual a nossa (co)responsabilidade? Local: Facebook do Centro de Pastoral e Solidariedade.Horário: das 18h às 19h.
Voluntariado EducativoNosso formato de trabalho é o voluntariado educativo. Dessa forma, são fomentadas iniciativas e experiências transformadoras, nas quais o/a voluntário/a entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos. Esse processo também proporciona o desenvolvimento da consciência crítica sobre estar a serviço do/a outro/a e tem como objetivo criar ações solidárias com enfoque na educação para a cidadania e para a transformação social.
Cultura da SolidariedadeO espírito do Voluntariado Marista está em sintonia com uma sociedade diferente, que caminha para ser um espaço em que se vive e se constrói a Cultura da Solidariedade. Quem atua como voluntário/a é convidado/a a vislumbrar que as realidades de injustiça, que ferem a vida no planeta, podem ser diferentes, podem ser melhores, podem ser um espaço vital harmônico, de bem viver e de cuidado com a casa comum.
Doutoranda da PUCRS partilha suas experiências e aprendizados dentro do projeto do Voluntariado Internacional promovido pela Pastoral
Um Momento de Fé e Celebração.