Uma Celebração ao Dia do Marista
Na tarde do dia 14 de agosto, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) e a Pastoral PUCRS, em parceria, promoveram um momento especial de cultivo da espiritualidade no Memorial Boa Mãe. A ação foi parte das comemorações do Dia do Marista e buscou fortalecer o vínculo com os ensinamentos de São Marcelino Champagnat.
Durante o encontro, foram abençoadas e entregues imagens da Boa Mãe aos setores da Prograd, um gesto simbólico que reforça a devoção e a mensagem “Ad Iesum per Mariam” – A Jesus por Maria. A Pró-Reitora, Profa. Adriana Kampff, ressaltou sobre a importância do legado de Champagnat, presente no escrito “Nos Passos de Marcelino Champagnat“. Este foi um momento de reflexão, convivência e renovação do compromisso com a espiritualidade marista.
Os participantes compartilharam seus sentimentos e experiências sobre a vivência:
Marta de Oliveira compartilhou sua experiência: “Ao participar da cerimônia em comemoração ao Dia do Marista, junto ao Memorial da Boa Mãe, percebi a importância desses momentos para não esquecermos da presença da Virgem Maria em nosso cotidiano. Sempre que passar pelo memorial, será uma oportunidade de agradecer e pedir que ela esteja comigo nos momentos de aflição ou antes de tomar qualquer decisão. Parabenizo todos os envolvidos pela iniciativa, é sempre importante lembrar que somos uma instituição Marista e que devemos ser humildes, respeitosos e dedicar nosso trabalho com amor e devoção a Maria, nossa Boa Mãe.”
Joana D’Arc Pimentel Muller também expressou seus sentimentos: “Comemorando o Dia do Marista, hoje o momento no Memorial Boa Mãe foi muito especial, de encontro com nossa comunidade marista, momento de sentir muita paz, acolhimento, aproximação, sentir a presença de Maria, nossa Boa Mãe, mais próxima. Sempre lembrando dos ensinamentos e valores deixados por Marcelino Champagnat. Gratidão por fazer parte desta Comunidade.”
Simone Martins da Silva destacou a importância da vivência: “A vivência do Dia do Marista, junto ao Memorial Boa Mãe, significou para mim um momento de conexão com o sagrado e o carisma marista, e também de renovação do compromisso com a missão institucional. Pertencer à família marista é ser, estar e relacionar o mundo com os olhos genuínos de Maria, nossa Boa Mãe.”
Esses depoimentos refletem a profunda conexão entre os membros da comunidade marista e a espiritualidade cultivada pela devoção à Boa Mãe. Como nos ensinou São Marcelino Champagnat: “Maria, esta Boa Mãe, foi sempre minha amada e querida Mãe; em todos os momentos de dificuldade, recorri a Ela e fui socorrido”.
Esse momento de espiritualidade, vivenciado no Memorial Boa Mãe, reforça o compromisso de seguir os passos de Champagnat, vivendo os valores maristas e renovando nossa missão com o olhar genuíno e amoroso de Maria, nossa Boa Mãe.
Momento onde os participantes da vivência de espiritualidade, puderam cultivar simbolicamente as virtudes Maristas em um gesto concreto, tornando o Memorial Boa Mãe um lugar ainda mais florido.
Uma experiência de quietude e renovação
Uma experiência de união, pertencimento e desenvolvimento integral