Celebração marca início do semestre na PUCRS e convida comunidade a refletir sobre esperança, fraternidade e cuidado com a criação.
Na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, a comunidade acadêmica da PUCRS celebrou a Missa de Início de Semestre na Igreja Universitária Cristo Mestre. A celebração foi presidida por Dom João Francisco Salm, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, e contou com a presença de Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, concelebrada também pelos padres professores e assistentes dos cursos de teologia e filosofia. Colaboradores, professores e alunos se reuniram neste tempo de reencontros e novos começos, elevando o olhar ao Deus da Vida, pedindo saúde, sabedoria e perseverança para a caminhada que se inicia.
O início deste semestre é também marcado por um tempo especial na Igreja, o Ano Jubilar da Esperança, que convida todos a redescobrirem a força transformadora da esperança cristã em suas vidas e missão acadêmica. Somos chamados a sermos portadores dessa esperança, construindo pontes de diálogo e colaboração entre os diferentes saberes presentes na Universidade.
Com o coração aberto, a comunidade acadêmica apresentou diante do altar os desafios e esperanças que movem o cotidiano universitário, confiando na graça divina para iluminar os passos ao longo do semestre. De modo especial, foi feita uma súplica pela paz no mundo, para que cada um seja construtor do diálogo e da fraternidade, testemunhando o compromisso com a cultura do encontro e também pela saúde do Papa Francisco.
Foto: Giordano Toldo
Na homilia, Dom João Francisco destacou que a esperança cristã nasce do amor, fundamentando-se na certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus (cf. Rm 8,35). Inspirado na Bula de Proclamação do Jubileu, o Bispo lembrou que “a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,8). Assim, a esperança não é apenas um desejo otimista, mas uma certeza arraigada na fé em Cristo, que nos convida a sermos sinais vivos de esperança no cotidiano.
Em breve, terá início o tempo da Quaresma, um período de conversão e renovação interior, que convida à reflexão sobre o compromisso com o Evangelho. Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos interpela à responsabilidade com a Fraternidade e a Ecologia Integral, recordando que o cuidado com a criação está profundamente ligado ao cuidado com cada pessoa, especialmente os mais vulneráveis.
Neste Ano Jubilar, a PUCRS segue sua missão de formar pessoas para a transformação da sociedade, como Peregrinos da Esperança, caminhando com fé e compromisso na construção de um mundo mais justo e fraterno.
Alunos de 1º a 4º semestre de graduação embarcaram em uma viagem pelo Campus Universitário
Inscreva-se no projeto e participe de atividades solidárias em diversas instituições parceiras. Confira as opções e garanta sua vaga!
Saiba mais sobre o voluntariado e receba notícias atualizadas sobre o projeto!