Estudantes da disciplina de Negociação e Conflito, do curso de Administração da Escola de Negócios da PUCRS, foram desafiados a criar soluções para melhorar os conflitos interpessoais e as habilidades de negociação dos colaboradores da empresa HP Enterprise. A turma realizou as apresentações referente à aplicação do Método Harvard em Negociações, com o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, com orientação da professora Loraine Bothomé Muller.
A metodologia utilizada durante o semestre foi a de Service Learning, criada pelo IDEAR – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS. “Desafiamos os alunos a criarem jogos para este público que desenvolvessem sua habilidade de resolver conflitos e melhorassem suas relações interpessoais. Entre os critérios: precisavam usar os conteúdos vistos sobre a metodologia de negociação de Harvard, que atendesse aos diferentes públicos envolvidos e fosse, preferencialmente, online”, explica a professora Loraine Bothomé Muller, responsável pela condução do projeto da disciplina.
O projeto auxilia no desenvolvimento dos alunos, desde a aprendizagem até a aplicação do conhecimento, tanto o teórico quanto o prático. “Imagine trabalhar em equipe, com colegas de outras áreas como Direito, Gastronomia, Ciências Aeronáuticas. Além disso, imagine interagir com o cliente (a HP Enterprise), entendendo sua demanda e recebendo feedback em tempo real sobre o que está bom ou não no projeto? E, depois, testar o produto apresentando-o para e testando-o junto a empresa” relata a professora Loraine sobre o impacto do trabalho.
A estudante da disciplina, Ellen Ester Biehl, do oitavo semestre de Administração, com linha de formação em Inovação e Empreendedorismo, relata que a disciplina a surpreendeu. “As abordagens em sala de aula instigaram a criatividade e empenho de todos os alunos e os conteúdos estudados são realmente muito importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. O projeto final, principalmente, proporcionou contato direto com uma grande empresa do Tecnopuc, o que foi extremamente interessante e construtivo, sem falar das relações e conexões estabelecidas. De forma geral, concluo muito satisfeita a disciplina de Negociação e Conflitos” afirmou ela.
O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da HPE Brasil, Rogério Timmers, destaca que as atividades impactam as equipes diariamente, porque a negociação faz parte do cotidiano da empresa e aprender técnicas nova do método de Harvard ampliou o conhecimento do time na área. Além disso, destaca o engajamento e participação dos alunos. “Muito criativos nos jogos apresentados e principalmente ao passar o conceito de que Negociação não é competição, mas sim cooperação entre os times para atingir o melhor resultado”, afirma Rogério.