A 2ª Semana Acadêmica da Escola de Negócios da PUCRS, “Sociedade em Metamorfose”,
faz do crescer do estudante, um processo de construção e acumulação de valores e conhecimento.
Qual é o caminho para transformar o mundo em um lugar melhor?
Esse caminho começa a ser construído agora…
Programação do 20º Salão de Iniciação Científica (SIC)
⏰ 08h – 11h30min | Arena do Living 360°
Claudio Matone, diretor e fundador do Canal Café vem nos contar um pouco de sua trajetória como empreendedor, suas estratégias e desafios do dia a dia. Utilizando o case do Canal e de seus outros empreendimentos, ele traz sua visão do futuro e empreendedorismo sustentável.
⏰ 08h – 09h40min | Auditório 9º do prédio 50
Um olhar sobre a trajetória da mulher no mercado de trabalho, desafios superados ao longo do tempo e uma lupa para o momento atual, onde os desafios ainda são grandes e a superação maior ainda.
Palestrante: Alessandra Bernardes – Carreira construída na área comercial com vasta experiência em trade marketing e vendas. Histórico profissional com passagens consideráveis em grandes multinacionais como AmBev, Kraft Foods, e Nestlé. Amplo conhecimento e atuação nos canais, varejo de bens de consumo, auto serviço ( Regionais e Key Account) e pequeno varejo alimentar . Especialista em comportamento de consumo, missão de compra e comunicação no ponto de venda off e on line.
⏰ 08h – 11h30min | Salão de Atos
Descrição em breve
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 405 do prédio 50
No mundo atual, muitas das relações são estabelecidas através das relações digitais e isto tem causado um sério impacto na vida e formação humano-social dos jovens. Como o jovem lida com a dependência tecnológica e quais são os principais impactos desta dependência na vida dos jovens?
Atividade ministrada pelo CAP Rafael Maihub – Psicopedagogo Prof.ª Angela Seger – Psicóloga
O Centro de Atenção Psicossocial (CAP) auxilia no enfrentamento das dificuldades que possam afetar o processo de ensino-aprendizagem e apoia na busca de soluções para essas questões.
⏰ 19h30min – 21h | Sala 201 do Living 360°
Você já pensou sobre seu papel para um mundo melhor? E em como suas atitudes influenciam para uma mobilidade cada vez mais humana e segura? O workshop Vida Urgente é um espaço de trocas. Nós contamos uma história de vida e superação, mas também queremos ouvir você. O trânsito faz parte da vida de todos nós – um espaço compartilhado, diverso e que tem tudo a ver com sustentabilidade. Vamos?
Responsável pela Atividade: Dango Ribeiro e equipe Vida Urgente
Uma carona após uma festa mudou para sempre a vida de Adão Ribeiro Neto, mais conhecido como Dango. Quando tinha 22 anos, ele teve sua carreira de atleta e modelo interrompida por um acidente. O veículo em que estava trafegava em alta velocidade e se descontrolou, capotando e lançando-o para fora do carro.
Dango ficou tetraplégico e as consequências deste acidente mudaram a sua história e trouxeram inúmeras dificuldades para o dia a dia. Logo que sofreu o acidente, Dango conheceu Diza Gonzaga e o contato com ela e o Vida Urgente, foram fundamentais para que na época, o jovem conseguisse enfrentar suas limitações.
Desde então, Dango é voluntário da causa Vida Urgente, participando de várias atividades da Fundação e, também, compartilhando sua história em palestras pelo Brasil. Conheça mais na campanha Cintos Esquecidos.
⏰ 19h30min – 21h | Auditório do Living 360°
O que esperar dos mercados no futuro? Como a tecnologia impactou as nossas vidas e criou novos mercados e modelos de negócios? Nesta palestra, Valesca Reichelt (coordenadora de Marketing da 4all Tecnologia) falará sobre a necessidade cada vez maior de compreender os consumidores na era da transformação digital. Também será apresentada a venture builder e casos de sucesso.
Palestrante: Valesca Reichelt – Coordenadora de Marketing da 4all Tecnologia e professora do curso de Administração da Faculdade SENAC de Porto Alegre-RS, além de professora visitante no pós-graduação da PUC-RS, UNIRITTER, FSG – Faculdade da Serra Gaúcha, Universidade de Negócios Tânia Zambon (ITZ), FADERGS, entre outros. Concluiu doutorado em Administração de Empresas, área de concentração Mercadologia, pela Fundação Getúlio Vargas – SP em 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2001) e Stockholm School of Economics. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Tem publicações em diversos periódicos e congressos, nacionais e internacionais. É sócia da Educate Consultoria, que oferece consultorias na área de Marketing, treinamentos e pesquisa de mercado. Atua como avaliadora do INEP / MEC para os cursos de Administração.
⏰ 19h30min – 22h | Teatro do prédio 40
CTG Aldeia dos Anjos trará o espetáculo “Aldeia pelo Mundo”, que retrata e compartilha com o público um pouco da histórias das apresentações que construíram essa personalidade marcante e a referência internacional, que rompeu, com música e dança, as fronteiras do tradicionalismo gaúcho, levando a Aldeia pelo Mundo.
LEADEdu – Numa pesquisa rápida dessa frase no Google é possível perceber como o mercado de trabalho ainda insiste em pressionar os profissionais para que se adequem ao que eles têm a oferecer. Em sua palestra, o empresário Jey Ribeiro compartilha os bastidores da sua jornada enquanto empreendedor e os desafios de se reter talentos em um negócio pequeno que tem como core competence apoiar grandes corporações a resolverem os seus próprios dilemas. Complexo, né?
⏰ 20h15min – 21h | Espaço Coworking do Tecnopuc
Seu Corpo fala; Controle seu nervosismo! Corpo como ferramenta para atrair sua audiência! Aprender a usar o corpo como ferramenta para atrair a atenção de sua audiência e se comunicar de uma forma mais efetiva, além de técnicas para controlar seu nervosismo.
Responsável pela atividade: André Queiroz – Com mais de 4 anos de participação no Toastmasters Internacional (instituição voltada para desenvolver as habilidades de comunicação e liderança das pessoas), André de Almeida Queiroz foi um dos Diretores da organização no Brasil por dois anos consecutivos e é o atual presidente do grupo “OPEN POA Toastmasters” que se reúne no TECNOPUC. É também membro do grupo “Dell Brasil Toastmasters” que existe a mais de 12 anos. Formado em Ciência da Computação André é funcionário da Dell Technologies onde atua na área de Tecnologia da Informação a mais de 14 anos.
⏰ 21h15min – 22h45min | Estúdio de Finanças
O Role Play Game (RPG), traduzido com “jogo de interpretação dos papéis” se apresenta como uma ferramenta para o exercício da imaginação. Esta se torna um dispositivo para desenvolver planejamento de ações, habilidades sociais e resolução de conflitos. A Oficina oferecerá uma experiência para resgatar o campo da fantasia e alimentar o potencial criativo.
Responsável pela Atividade:
PET Psicologia PUCRS Guilherme Lemos Amanda Pinto
O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Ele é organizado de forma que os alunos, a partir de grupos de aprendizagem, possam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão supervisionadas por um professor-tutor. O PET Psicologia PUCRS é composto por 12 bolsistas engajados em criar projetos que corroborem com os objetivos do programa.
Alguns dos objetivos do PET são: Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação; Formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; Estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pelas função social da educação superior.
Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Psicologia PUCRS, acesse https://petpsicopucrs.wixsite.com/inicio/sobre
⏰ 21h15min – 22h45min | Sala 405 do prédio 50
Como descobrir e potencializar o seu perfil comportamental. Trabalhar a timidez em apresentações individuais e em grupo.
Responsável pela Atividade: FRAPPER Treinamento e Consultoria – Carol Sachet – Gestora em Recursos Humanos , Josélia Borba – Gestora em Produção e Processos, e Kelly Scherer – Gestora Administrativa
⏰ 21h15min – 22h45min | Sala 217 do Living 360°
Nesta palestra Wyllian apresentará o conceito de gamificação além de compartilhar as ferramentas que utiliza para desenvolver jogos que mudam comportamento. Após a palestra haverá um momento com jogos para que os alunos possam experimentar um jogo criado pela Lends Club para processo seletivo.
Responsável pela atividade: Wyllian Hossein – Wyllian é empresário, gamer e designer e criador da maior rede de franquias de Bar com Jogos, a Lends Club Tabuleiria.
⏰ 08h – 09h40min | Sala 202 do Living 360°
Você sabe quais direitos são assegurados para as mulheres no Brasil? O propósito do jogo DIREITOS E SILÊNCIOS, foi marcar a data do dia da mulher com milhares de pessoas fortalecendo direitos enquanto jogam. Descobrindo quando foi que cada direito das mulheres foi regulado e quais outros permanecem esquecidos. Com essa ferramenta educacional, diálogos difíceis são multiplicados de maneira leve e convidativa, pelo país todo. E agora, vamos jogar aqui na PUCRS! Vem com a gente debater e aprender!
Responsável pela Atividade: Rosiane Alves Palacios – Mestranda do programa de Administração e Negócios da PUCRS com bolsa CAPES, especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pampa (2017). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa. (2017). Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pampa (2014). Tem interesse nas áreas de administração pública, políticas públicas, poder e participação feminina na política.
⏰ 08h – 11h30min | Salão de Atos
Será realizada uma visita técnica na Empresa Olina para compreender a importância das diferentes Escolas da Administração na gestão das empresas atuais.
⏰ 08h – 09h40min | Auditório 9º andar do prédio 50
A previdência complementar possui um mercado promissor. Neste sentido, há espaço para profissionais em áreas comerciais e de gestão.
Serão apresentados o panorama da previdência complementar e a experiência da fundação CEEE na administração do patrimônio de colaboradores de diversas empresas.
Convidado: Rodrigo Sisnandes Pereira
⏰ 08h – 11h30min | Sala 405 do prédio 50
Venha compreender como o Process Communication Model, o Mindfulness e a Neurociência podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de Inteligência Emocional que apoiam a construção de relações mais inclusivas e harmoniosas com os mais diversos perfis.
Responsável pela atividade: Adriana Preto Rutzen – Adriana Preto Rutzen é Psicóloga e tem como foco de trabalho o desenvolvimento de Inteligência Emocional em Líderes. Especialista em Psicoterapia Sistêmica de Indivíduos, Casais e Famílias, Especialista em Dinâmica dos Grupos e MBA em Gestão e Marketing, Adriana também é Master Coach, Mentora e a Process Communication Model Trainer mais experiente do Brasil. Com experiência em consultoria interna e externa de gestão de pessoas é também a primeira facilitadora da Seach Inside Yourself Leadership Institute do Sul do Brasil. Sócia fundadora e Head Trainer da Evolução Essencial Desenvolvimento Humano. Mãe do Arthur, esposa do Marcos e praticante diária de mindfulness e yoga.
⏰ 09h50min – 11h30min | Saguão Central do prédio 50
Conhecer de forma detalhada o Tecnopuc.
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 713 do prédio 50
Avaliar e discutir negócios emergentes em ambiente de mudanças climáticas.
Nos EUA e Reino Unido as empresas enxergam oportunidades e novos modelos de negócios nas mudanças climáticas.
Como isso chega ao Brasil?
Convidados: Abner Freitas, Pedra Circular, Tecnopuc
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 314 do Living 360°
O grupo PET da Psicologia propõe uma discussão sobre as nossas construções identitárias e como as diversidades nos atravessam, nos compõem. Explorando na contemporaneidade as amplitudes no mercado de trabalho.
PET Psicologia PUCRS
Letícia, Tayane, Joanna e Maycon.
O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Ele é organizado de forma que os alunos, a partir de grupos de aprendizagem, possam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão supervisionadas por um professor-tutor. O PET Psicologia PUCRS é composto por 12 bolsistas engajados em criar projetos que corroborem com os objetivos do programa.
Alguns dos objetivos do PET são: Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação; Formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; Estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pelas função social da educação superior.
Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Psicologia PUCRS, acesse https://petpsicopucrs.wixsite.com/inicio/sobre
⏰ 09h50 – 11h30min | Sala 401 do prédio 50
Simulação da utilização dos bens públicos por uma comunidade. O jogo se baseia na situação da Tragédia dos Comuns, de Garrett Hardin.
Responsável pela atividade: Júlia Martins, Diretora Executiva, formada em Relações Internacionais pela ESPM-Sul e em Ciências Econômicas pela UFRGS. Valentina Dvogeski, Gestora de Comunidade, cursando Psicologia pela UFRGS. Giovana Manfro, área de Captação de Recursos, formada em Relações Internacionais pela Unisinos POA.
⏰ 19h30min – 21h | Sala 713 do prédio 50
A palestra busca apresentar as concepções e os procedimentos/instrumentais para avaliação de políticas públicas. Serão apresentados tipos de avaliação (avaliação de desenho, avaliação de processo, avaliação de gestão, avaliação de resultados e avaliação de impacto), seus usos e exemplos práticos.
Palestrante: Lauren Lewis Xerxenevsky – Doutoranda em Políticas Públicas pela UFRGS, Mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS, Graduada em Ciências Econômicas pela UFRGS. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade de Sevilla (Espanha). Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAG-RS) desde 2006, atuando nos temas de planejamento público, captação de recursos e preparação de projetos e avaliação de políticas públicas e programas governamentais.
⏰ 19h30min – 21h | Auditório do Living 360°
A palestra busca analisar e refletir sobre as campanhas feitas por empresas para demonstrar apoio à causa LGBTI+. Vamos falar sobre o impacto dessas experiências, reações conservadoras ao posicionamento das marcas, pinkwashing e representatividade.
Palestrante: Freeda – Espaços de Diversidade
Patrícia Becker (Advogada (UFRGS), mestra em Direito (UNB), em Estudos das Mulheres e de Gênero (Universidade de Oviedo) e em Literaturas Modernas, Comparadas e Poscoloniais (Universidade de Bolonha). Doutoranda em Gênero e Diversidade pela Universidade de Oviedo. Fundadora do grupo Freeda – Espaços de Diversidade. Trabalha com os temas de feminismos, direitos sexuais e reprodutivos, gênero, teoria queer, acesso à justiça, movimentos sociais e políticas públicas.)
Gabriel Galli (Jornalista e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade e atualmente é assessor de comunicação na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foi presidente da ONG SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade e, como jornalista, colaborou com veículos como Folha de S. Paulo, G1 e Canal Futura. É colunista do site Sul21. Ministrou o curso “Como falar sobre gênero e sexualidade sem medo” na Famecos/PUCRS. Atua com os temas gênero e sexualidade, comunicação organizacional, interfaces da comunicação com tecnologia e movimentos sociais e marketing.)
⏰ 19h30min – 21h | Sala 201 do Living 360°
* Os inscritos no Desafio da Jornada Empreendedora IDEAR participam, automaticamente, dos três dias de atividades:
24/09 – 19h30min às 21h – Sala 201 do Living
25/09 – 19h30min às 21h – Sala 201 do Living
26/09 – 19h30min às 21h – Sala 202 do Living
Provavelmente você já ouviu falar sobre “soft skills” e outras palavras que remetem ao desenvolvimento de criatividade, inovação e uma série de outras habilidades. O IDEAR vê esse desenvolvimento como um processo que requer prática e autoconhecimento, importante para o amadurecimento de competências empreendedoras.
Para isso, vamos desenvolver atividades ao longo de três dias que estimulem essas competências individuais e articulem métodos para tornar esse conhecimento aplicável ao cotidiano, melhorando a produtividade.
Teremos formação de equipes, desenvolvimento de ideias e apresentação de soluções. Oportunidade para fazer networking e exercitar seu pensamento criativo!
E aí, topa?
⏰ 19h30min – 22h30min | Sala 205 do Living 360°
O Design Thinking é uma forma de pensar que ajuda a resolver diversos problemas de todos os tipos. É um conceito que surgiu dentro do design, mas que pode ser usado para qualquer área e que veio para revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas, soluções criativas focadas nas necessidades reais do mercado e não em pressuposições estatísticas.
⏰ 19h30min – 21h | Auditório térreo do prédio 50
Por Marcelo Borges Rodrigues – Superintendente Regional & Inovação Brasil – Amcham
⏰ 21h – 22h30min | Auditório do prédio 40
Descrição em breve
⏰ 19h30min – 21h | Espaço Coworking do Tecnopuc
Venha participar de um jogo de tomada de decisão em grupo, onde será possível jogar, avaliar, interpretar e discutir os resultados reais desse experimento comportamental.
Responsável pela Atividade: Felix Kessler – Formado em Economia pela PUCRS e Mestre em Economia Comportamental pela Erasmus Universiteit Rotterdam (Holanda), tem mais de uma década de atuação no mercado de capitais, também é fundador da PUSH, primeira consultoria do Brasil a aplicar Economia Comportamental exclusivamente para o desenvolvimento de Startups. Também é co-fundador da SimpleBot, startup sediada no Tecnopuc Startups que desenvolve uma paltaforma que mistura Economia Comportamental, Inteligência Artificial e Bots.
⏰ 21h – 22h30min | Sala 713 do prédio 50
Competências para gestão de crise, incluindo gestão de stress, são requisitos para os futuros líderes.
Nossas atividades explorarão o desenvolvimento em eventos adversos.
Convidado: Abner Freitas
⏰ 21h – 22h45min | Auditório 9º andar do prédio 50
A sociedade vem se transformando e, cada vez mais, as pessoas entendem mais o seu papel nesse processo e na afirmação de seus direitos, na construção de sua individualidade. O entendimento de que somos todos iguais diante nossos direitos e deveres na sociedade, ao mesmo tempo que somos todos diferentes, cada uma com sua história, tem criado um movimento expressivo pelo respeito a cada individualidade e direitos as minorias sociais, entendendo-se aqui por minorias, representação no poder e não necessariamente demográfica.
Nesse contexto, as empresas precisam se reafirmar e entender seu papel na sociedade. Seja pela promoção de uma sociedade mais respeitosa seja pela própria necessidade de comunicação com seus funcionários e consumidores. É nesse contexto que a Diageo, maior fabricante de bebidas destiladas no mundo, com marcas como Johnnie Walker , Smirnoff, Tanqueray, Baileys & Ciroc, entendeu seu papel protagonista para promover Inclusão & diversidade interna e externamente. Venha conhecer como a Diageo vem atuando para garantir que esse processo aconteça de verdade na vida das pessoas.
Palestrante:
Tatiana Sereno – Psicóloga e Mestre em Adminsitração de Empresas, ambos pela PUC/SP, Tatiana possui mais de 18 anos de experiência em Recursos Humanos tanto em áreas especialistas como remuneração e gestão de talentos, como em áreas generalistas de HR Business partner, em escopos locais e regionais. Desenvolveu sua carreira e ocupou cargos de Diretoria de RH em empresas como Unilever, Philips,Mars e Avon. Atualmente é a Diretora de RH para Diageo PUB (Brasil, Paraguay e Uruguay).
Luisa Siemann – Bacharel em Relações Internacionais pela PUC/SP e pós-graduada em gestão de Comunicação e Marketing pela ECA/USP, Luisa possui mais de 6 anos de experiência na área de Comunicação, tanto em Comunicação Interna como em Relações Públicas. Iniciou sua carreira como estagiária na Johnson&Johnson Consumo do Brasil, passando pela agência de relações públicas FleishmanHillard e ingressou a Diageo em 2017. Atualmente, é analista de projetos sociais e de sustentabilidade do Instituto Diageo.
⏰ 21h15min – 22h45min | Sala 201 do Living 360°
Você sabe quais direitos são assegurados para as mulheres no Brasil? O propósito do jogo DIREITOS E SILÊNCIOS, foi marcar a data do dia da mulher com milhares de pessoas fortalecendo direitos enquanto jogam. Descobrindo quando foi que cada direito fundamental das mulheres foi regulado e quais outros permanecem esquecidos. Com essa ferramenta educacional, diálogos difíceis são multiplicados de maneira leve e convidativa, pelo país todo. E agora, vamos jogar aqui na PUCRS! Vem com a gente debater e aprender!
Convidado: Rosiane Alves Palacios – Mestranda do programa de Administração e Negócios da PUCRS com bolsa CAPES, especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pampa (2017). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa. (2017). Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pampa (2014). Tem interesse nas áreas de administração pública, políticas públicas, poder e participação feminina na política.
⏰ 21h15min – 22h45min | Espaço Coworking do Tecnopuc
Uma visão sobre “Talentos” na atualidade; competências e sucesso profissional. Como identificar “Talentos” individuais e profissionais, principalmente no trabalho. Como medir e desenvolver “Talentos”. O mercado e as profissões nas diferentes sociedades: uma abordagem do passado, presente e futuro.
Convidado: Professor Jorge Elias – Graduado em Administração de Empresas pela FAPCCA – Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (1982); Especialista em Administração pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e Mestre em Administração pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Atualmente é professor nos cursos de graduação da ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS. Atua como docente em cursos de pós-graduação na PUCRS, UCUDAL – Universidad Católica Del Uruguay – Antonio Damaso Larrañagna e ISEDE, UNOCHAPECÓ, UNOESC, CNEC/RS, FA.RS entre outras Instituições. Atua no mercado como consultor através da Resolution e do Instituto Eckart Consultorias, focado na área de Administração, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos (GRH), com atividades desenvolvidas, principalmente, nos seguintes temas: estratégia empresarial e de recursos humanos, Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreiras, coaching, planos de cargos e de salários e sistemas de remuneração fixa e variável, sistema de maturidade e gestão por competências.
⏰ 08h – 09h40min | Sala 801 do prédio 50
Descrição em breve
⏰ 08h – 09h40min | Sala 401 do prédio 50
Serão debatidos temas atuais unindo a Inovação e Sustentabilidade, com a doutoranda em Administração da PUCRS Thays do Nascimento.
Busca responder a seguinte questão: Como as empresas devem agir para se adequar às novas experiências de consumo e de mercado?
A Integração Inovação com conceitos de Sustentabilidade com a Indústria 4.0, pois com processos mais inteligentes nas fábricas, diversas mudanças ocorrerão na maneira em que os produtos são realizados, causando assim impactos em diversos setores do mercado. A tecnologia é a chave disto. Essa conexão afetará o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Ainda conceitos sobre a Gestão empresarial: o Consumo Colaborativo e Economia Circular, questões sobre a criação de produtos/serviços, materiais, componentes e processos industriais por sistemas cíclicos aproveitando ao máximo seu valor.
Convidado: Thays do Nascimento – Doutoranda em Administração PPGAD/PUCRS início em 2019/1. Mestre e Bacharel em Administração de empresas com linha de pesquisa em Marketing. Atualmente atua na gestão de projetos, gestão do conhecimento e inovação no Projeto de Pesquisa FASTEN (Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products BR|EU).
⏰ 08h – 09h40min | Sala 206 do Living 360°
Como descobrir e potencializar seu perfil comportamental. Trabalhar a timidez em apresentações individuais e em grupo.
Convidado: FRAPPER Treinamento e Consultoria – Carol Sachet – Gestora em Recursos Humanos , Josélia Borba – Gestora em Produção e Processos, e Kelly Scherer – Gestora Administrativa
⏰ 09h50 – 11h | Saguão térreo do prédio 50
Visita técnica na 4All, localizada no Tecnopuc, seguido de palestra: Data Driven Marketing & Customer Data Platform: Compreender a evolução do marketing digital e o valor do uso de dados de forma responsável, ética e inteligente.
Convidado: Nicolas Skowronski
⏰ 09h40min – 11h30min | Sala 713 do prédio 50
Descrição em breve
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 310 do Living 360°
Iremos apresentar o objetivo da Missão Técnica, conteúdo programático das aulas de Business Administrativo, tema dos workshops e informações sobre o Tour no Vale do Silício. Esta será a 2ª edição do projeto desenvolvido em parceria com a Escola de Negócios da PUCRS. Contaremos com a participação da Experimento intercâmbio, um aluno que participou da 1ª edição, coordenadora de Marketing da Escola Stafford House – Micheli Seibt. A Diretora da Escola Stafford House participará através de uma vídeo conferência.
Convidado: Monica Brisolara, Stafford House – Micheli Seibt
⏰ 08h30min – 09h50min | Auditório térreo do prédio 50
Os desafios de se operar uma carteira de renda fixa em uma instituição cooperada e a perspectiva de desempenho nos meses vindouros frente ao cenário econômico.
Palestrante: Cássio Xavier, Trader SR de RF
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 405 do prédio 50
O Escritório de Cooperação Internacional promove o bate papo Caminhos para tornar-se um estudante global. No evento, a equipe da Mobilidade Acadêmica trará informações sobre estudos no exterior, universidades parceiras, processo seletivo e requisitos. Além disso, o encontro contará com as experiências de dois alunos da Escola de Negócio que já participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica, um Amigo Universitário – programa de acolhimento que aproxima alunos estrangeiros e alunos PUCRS – e um aluno internacional em mobilidade na Universidade. Não perca a oportunidade de saber como internacionalizar a sua carreira ainda na graduação!
Convidado: O setor de Mobilidade Acadêmica do Escritório de Cooperação Internacional é responsável pela divulgação de oportunidades e programas de mobilidade, bolsas de estudo e cursos em instituições conveniadas. Além disso, a equipe também atua na realização de processos seletivos, envio de candidaturas, acompanhamento e orientações a estudantes da PUCRS. Da mesma forma, recebe candidaturas, promove os devidos encaminhamentos, orienta e acompanha estudantes de outras instituições de ensino superior sem seu período de estudos na PUCRS.
⏰ 19h30min – 21h | Sala 401 do prédio 50
Apresentação das finanças de Porto Alegre ao longo dos últimos anos, apresentando o desempenho da arrecadação e das despesas, de maneira pormenorizada, a fim de desmistificar certas ideias e elevar a qualidade das discussões. Comparação com as finanças de outra cidades e capitais, explicando as diferentes fontes/dependências de recursos, a crescente demanda por serviços públicos nas capitais e as limitações orçamentárias.
Convidados: Prof.Dr. Mário Jaime de Lima – Secretaria Municipal da Fazenda e Universidade La Salle e, Prof.Dr. Bruno Breyer Caldas – Secretaria Municipal da Fazenda e PUCRS
⏰ 19h30min – 21h | Sala 314 do Living 360°
A oficina trata-se de um espaço de troca para os participantes refletirem sobre suas trajetórias de carreira. Um bom planejamento de carreira envolve três grandes etapas: autoconhecimento, exploração das possibilidades de atuação e elaboração de um plano de ação. Essa atividade tem por objetivo apresentar esses tópicos, propondo atividades que estimulem o participante a olhar para o seu planejamento de carreira.
Convidado: Daniela Boucinha – PUCRS Carreiras
O PUCRS Carreiras tem como propósito fortalecer o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho, desenvolvendo a empregabilidade dos alunos e alumni PUCRS e comunidade. Conosco você encontra estágios, vagas efetivas, capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento de carreira.
⏰ 19h30min – 21h | Auditório do Global Tecnopuc
Painel interativo com participação da plateia. Palestra de sensibilização seguida de período para perguntas e debates.
Palestrantes: Bil Lara – Diretor de Novos Negócios do Garupa e Diego Capitão – Financial Controller do Garupa
Bil – Publicitário, especialista em Política, Estratégia e Gestão (Escola Superior de Guerra) Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico e Comunicação Estratégica; Diego – administrador de empresas, MBA em Controladoria Estratégica e Governança Corporativa, Análise de Investimentos e Budget
⏰ 19h30min – 22h45min | Sala 405 do prédio 50
Você sabe o que são cidades Inteligentes? Já pensou em ajudar a tornar a sua cidade um lugar melhor para se viver? Nesse Workshop vamos conhecer conceitos sobre cidades inteligentes e de forma dinâmica debater as competências necessárias para cidades mais inteligentes e sustentáveis.
Convidado: Professora Edimara M. Luciano da PUCRS, Professora Maira Petrini da PUCRS, Rosiane Alves Palacios mestranda do PPGAd da PUCRS e Guilherme Costa Wiedenhöft professor da FURG. Todos, integrantes do projeto CAPACITY Smart and Sustainable Cities (ERASMUS)
⏰ 19h30 – 22h30min | Salão de Atos
Será realizada uma visita técnica na Empresa Olina para compreender a importância das diferentes Escolas da Administração na gestão das empresas atuais.
⏰ 19h30min – 21h | Auditório 9º andar do prédio 50
⏰ 19h30min – 21h | Sala 713 do prédio 50
A Emater acompanha o sistema de produção agrícola do Estado e valoriza a força do pequeno produtor.
Nesta palestra serão discutidas estruturas que possam promover o desenvolvimento dos pequenos produtores e a sustentabilidade da produção agrícola nas dimensões ambiental e econômica.
Palestrante: Célio Colle, economista e doutor em economia pela PUCRS, profissional da Emater-RS.
⏰ 19h30min – 21h | Auditório do Living 360°
Palestrante: Tiago Agne – Engenheiro Florestal e de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Ambiental, experiencia de 14 anos na área de Sustentabilidade, atualmente ocupando o cargo de Gerente de Sustentabilidade da SLC Agricola S.A.
⏰ 21h15min – 22h45min | Sala 318 do Living 360°
Iremos apresentar o objetivo da Missão Técnica, conteúdo programático das aulas de Business Administrativo, tema dos workshops e informações sobre o Tour no Vale do Silício. Esta será a 2ª edição do projeto desenvolvido em parceria com a Escola de Negócios da PUCRS. Contaremos com a participação da Experimento intercâmbio, um aluno que participou da 1ª edição, coordenadora de Marketing da Escola Stafford House – Micheli Seibt. A Diretora da Escola Stafford House participará através de uma vídeo conferência.
Convidado: Monica Brisolara, Stafford House – Micheli Seibt
⏰ 21h15min – 22h45min | Espaço Coworking do Tecnopuc
A atuação internacional das organizações empresariais demanda um acompanhamento dos acordos internacionais firmados pelo Brasil com destaque ao conteúdo ambiental de forma a observar qual impacto poderá haver na matriz produtiva e no comportamento do consumidor. Nessa palestra será explorado o impacto que decisões sobre o meio ambiente celebradas por governos em acordos internacionais tem sobre a economia mundial e as empresas.
Palestrante: João Francisco Cortes Bustamente – Graduado em Economia (UFRGS), Filosofia (PUCRS), Mestre em Governo e Cultura das Organizações (UNAV) e Diplomacia e Relações Internacionais (Escola Diplomática/MAEC). Atua na área de Economia, Relações Internacionais, Política e Diplomacia.
⏰ 21h15min – 22h45min | Biblioteca Central Irmão José Otão – 6º andar
Na interação entre professor e aluno, seja em sala de aula como em outros espaços de formação, muitas vezes são apresentados sintomas de depressão, ansiedade, comportamento auto lesivo, comportamento suicida, intenso sofrimento psíquico. Com estes sintomas podem ser percebidos e se forem percebidos e identificados, como fazer o encaminhamento?
Convidado: Atividade ministrada pelo CAP Carla Vilwock – Psicóloga Prof. Francisco Kern – Assistente Social
O Centro de Atenção Psicossocial (CAP) auxilia no enfrentamento das dificuldades que possam afetar o processo de ensino-aprendizagem e apoia na busca de soluções para essas questões.
⏰ 08h – 09h40min | Arena do Living 360°
Conecte-se com o futuro e com as inquietações do agora, através de uma palestra conduzida por profissionais de uma das maiores multinacionais de serviços de auditoria, impostos, consultoria e transações corporativas.
Palestrantes:
Luciano Hoeltz
Luciano Hoeltz é um profissional inquieto, adepto a mudanças e com apetite ao conhecimento aplicado na resolução de problemas do mundo de negócios. Ingressou na EY há 7 anos e hoje atua como Diretor Executivo no desenvolvimento de projetos de estratégia, inovação, transformação digital e melhoria de desempenho empresarial. Com mais de 24 anos no mercado de consultoria, é Bacharel em Informática (PUCRS), com MBAs em Gestão Empresarial (FGV) e Design Estratégico (UNISINOS/POLI.design) e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing Estratégico e Inovação (PUCRS). Já fora empreendedor de uma empresa de desenvolvimento de software e uma consultoria em gestão de projetos e inovação.
Luiza Souza
Luiza Souza ingressou como Trainee na EY e atualmente é Gerente de Consultoria em Porto Alegre, onde atua há 8 anos com grande empresas para transformar seus negócios. Mestranda em Administração pela UFRGS, MBA em Marketing e Graduada em Administração pela PUCRS. Acredita que a medida que a tecnologia avança, mais habilidades humanas são necessárias para transformar o mundo de negócios!
⏰ 08h – 11h30min | Salão de Atos
Descrição em breve
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 713 do prédio 50
Bate-papo com profissionais dos negócios abordando a trajetória e desafios de ser mulher em posições de liderança.
Convidado: Liga de Empreendedorismo Feminino PUCRS
⏰ 10h – 11h30min | Auditório térreo do prédio 50
Gerente Regional irá contar sobre a sua trajetória na Lojas Americanas e a oportunidade de carreira: se tornar um executivo na Companhia.
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 202 do Living 360°
A oficina trata-se de um espaço de troca para os participantes refletirem sobre suas trajetórias de carreira. Um bom planejamento de carreira envolve três grandes etapas: autoconhecimento, exploração das possibilidades de atuação e elaboração de um plano de ação. Essa atividade tem por objetivo apresentar esses tópicos, propondo atividades que estimulem o participante a olhar para o seu planejamento de carreira.
Convidado: Gabriela Techio – PUCRS Carreiras
O PUCRS Carreiras tem como propósito fortalecer o elo entre a Universidade e o mundo do trabalho, desenvolvendo a empregabilidade dos alunos e alumni PUCRS e comunidade. Conosco você encontra estágios, vagas efetivas, capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento de carreira.
⏰ 09h50min – 11h30min | Sala 405 do prédio 50
A oficina de Psicologia da Performance e do Esporte tem como objetivo falar um pouco sobre como a psicologia pode nos ajudar a lidar com situações de stress no alto desempenho e como isso pode ser aplicado ao dia a dia de estudantes e empresários, para que possam exercer suas atividades de maneira mais saudável atingindo seus objetivos. Saiba como a Psicologia da Performance e do Esporte pode ajudar a lidar com a competitividade de forma saudável.
Convidado: PET Psicologia PUCRS Tiago Canto
O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Ele é organizado de forma que os alunos, a partir de grupos de aprendizagem, possam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão supervisionadas por um professor-tutor. O PET Psicologia PUCRS é composto por 12 bolsistas engajados em criar projetos que corroborem com os objetivos do programa.
Alguns dos objetivos do PET são: Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação; Formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; Estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pelas função social da educação superior.
Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Psicologia PUCRS, acesse https://petpsicopucrs.wixsite.com/inicio/sobre
⏰ 19h30min – 21h | Sala 318 do Living 360°
A ideia é trazer a questão da sustentabilidade como uma forma de gestão e planejamento em diferentes escalas (local-regional-global) e os seus impactos numa perspectiva socioambiental e econômica, tendo como argumentação estratégias ecológica e economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
Palestrante: Ademir Baptista Chiappetti, Prof. da Escola de Humanidades no curso de geografia, bacharel e licenciado em geografia pela PUCRS, Pós graduado em Ecologia Humana pela Unisinos e Mestre em Geografia em Análise Ambiental e Territorial pela UFRGS
⏰ 19h30min – 22h30min | Sala 110 do Living 360°
Descrição em breve
⏰ 19h30min – 21h | Auditório 9º andar do prédio 50
Descrição em breve
⏰ 19h30min – 21h | Sala 713 do prédio 50
É de suma importância levar em consideração os aspectos das competências comportamentais do indivíduo, deixando de lado quaisquer atos que possam ser considerados estigma social. As organizações que investem em práticas não discriminatórias são percebidas como socialmente mais responsáveis do que as que não possuem a mesma postura.
Palestrante: Luciane Simões – Sócia Diretora da empresa Solucionare – Ações e Ideias em RH.
⏰ 19h30min – 21h | Sala 310 do Living 360°
A exaustão emocional na atualidade é a expressão de que estamos sobrecarregados com todas as atribuições que assumimos e que nos são conferidos. Como se prevenir frente a este fenômeno que é vivenciado pela maioria dos estudantes?
Palestrante:
Atividade ministrada pelo CAP Carla Vilwock – Psicóloga Rafael Maihub – Psicopedagogo
O Centro de Atenção Psicossocial (CAP) auxilia no enfrentamento das dificuldades que possam afetar o processo de ensino-aprendizagem e apoia na busca de soluções para essas questões.
⏰ 19h30min – 22h45min | Auditório do Global Tecnopuc
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. Nesse painel, será discutido o 5º ODS, Igualdade de Gênero.
Palestrantes: Andrea Guimarães (SAP), Frederico Nunes (SAP), Evelyn Herbstrith (SAP), Mariana Martins (SAP), Bárbara Bertolini (SAP)
⏰ 19h30min – 22h45min | Salão de Atos
Descrição em breve
⏰ 19h30min – 21h | Sala 401 do prédio 50
Você não se transforma em um profissional de repente, é processo! Saiba como a maior rede profissional do mundo pode te ajudar a desenvolver a sua carreira.
Palestrante: Karla Aprato – Professora, consultora de carreira e especialista em Linkedin. Pedagoga, pós-graduada em Administração, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela PUC-RS, com formação em Técnicas de Recrutamento e Seleção, pela UNISINOS/RS. Fundadora da startup Karreira.Com. Coautora do livro: Empreendedorismo Feminino, Protagonistas de Nossas Vidas. Coordenadora da Comissão de Educação da ONG Business Professional Woman – BPW de Porto Alegre, ONG que está presente em mais de 100 países. Atua como professora e orienta profissionais CLT, estudantes e empreendedores, a utilizarem o LinkedIn de forma estratégica, para impulsionar a carreira e os negócios.
⏰ 19h30min – 21h | Sala 405 do prédio 50
Amanda Ely é graduada em Administração de Empresas, analista de Responsabilidade Social no Instituto Lojas Renner, tendo como foco o Empoderamento da mulher na cadeia de valor têxtil.
Gabriel Disconzi Barboza é Relações Públicas, empreendedor e estrategista em comunicação. Com experiência nas áreas pública, privada e terceiro setor, já trabalhou para organizações como ADVB/RS, Sebrae/RS, Badesul, FAMURS e CMPC.
Henrique Medeiros é estudante de Direito, Presidente do Centro Cultural Marli Medeiros e Conselheiro representante da Região Leste RGP4 no CMDUA – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre.
⏰ 21h – 22h45min | Auditório térreo do prédio 50
Nelson Schmitt é Gerente Distrital da Lojas Americanas, formado em Administração de Empresas pela PUCRS, ingressou na Companhia através do Programa de Estágio em Loja e hoje é responsável pelas lojas do Distrito Porto Alegre e Região Metropolitana. Na palestra ele irá contar sobre a sua trajetória e sobre as oportunidades de Estágio e de crescimento na Lojas Americanas. #PenseGrandeFaçaAcontecer
⏰ 21h15min – 22h45min | Estúdio de Finanças
O Role Play Game (RPG), traduzido com “jogo de interpretação dos papéis” se apresenta como uma ferramenta para o exercício da imaginação. Esta se torna um dispositivo para desenvolver planejamento de ações, habilidades sociais e resolução de conflitos. A Oficina oferecerá uma experiência para resgatar o campo da fantasia e alimentar o potencial criativo.
Convidado: Guilherme Lemos e Amanda Pinto – PET Psicologia PUCRS
O Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Ele é organizado de forma que os alunos, a partir de grupos de aprendizagem, possam desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão supervisionadas por um professor-tutor. O PET Psicologia PUCRS é composto por 12 bolsistas engajados em criar projetos que corroborem com os objetivos do programa.
Alguns dos objetivos do PET são: Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação; Formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; Estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pelas função social da educação superior.
Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo grupo PET Psicologia PUCRS, acesse https://petpsicopucrs.wixsite.com/inicio/sobre
⏰ 08h – 11h30min | Salão de Atos
A EY é uma das maiores multinacionais de serviços de auditoria, impostos, consultoria e transações corporativas. Durante um turno, estará de portas abertas para apresentar o seu escritório em Porto Alegre, suas atividades e a equipe local. Dê o primeiro passo e venha conhecer uma empresa que tem como propósito construir um mundo de negócios melhor agora e no futuro.
⏰ 08h – 11h30min | Salão de Atos
Os alunos farão a entrega das doações arrecadadas no Desafio Solidário da Semana Acadêmica.
As instituições beneficiadas serão visitadas durante a manhã:
– Associação Famílias em Solidariedade – AFASO
– Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand
⏰ 08h – 09h40 | Arena do Living 360°
A toca é necessária para ir para a oca … só estando bem no seu individual,reconhecendo o valor de entrar em contato consigo, para se abrir e partilhar a oca … só estando inquieto na sua toca para perceber e valorizar a oca … é hora de sair do eu para o nós … do ego para o eco … do denso para o sutil …dar voz à alma ..
Convidado:
⏰ 09h50min – 11h30min | Auditório térreo do prédio 50
⏰ 19h30min – 21h | ATL House
O GTU (Grupo de Teatro Universitário da PUCRS) é formado por voluntários que ensaiam semanalmente sob coordenação do Prof. Dr. Charles Dall’Agnol, diretor de teatro vinculado ao Instituto de Cultura. Na Semana Acadêmica da Escola de Negócios, o Grupo usará o espaço da ATL House para dramatizar uma variedade de textos com o objetivo de trazer uma reflexão coletiva sobre assuntos relacionados aos temas do evento e inspirar a plateia com um olhar sensível sobre as relações humanas e na atualidade.
A programação da Semana Acadêmica 2019 substitui as aulas de todos os acadêmicos da Escola de Negócios, ou seja, de 23 a 27 de setembro os alunos devem participar das atividades conforme número de créditos matriculados em 2019/2. Exemplo: se você está matriculado em 12 créditos nesse semestre, precisa ter no mínimo 12 horas de presença na semana acadêmica.
O controle de presenças da semana acadêmica será da seguinte maneira:
Horas complementares serão registradas para alunos que excederem o número de créditos matriculados em 2019/2. Exemplo: se o aluno está matriculado em 12 créditos e participou de 15 horas em atividades, ganhará 3 horas como atividades complementares. No momento da inscrição não indique nenhuma disciplina, deste modo, automaticamente será validado para horas complementares.
As atividades, assim como os locais, estão sujeitos a alterações. Deste modo fique atento aos avisos que podem ocorrer via e-mail, redes sociais, site, etc.
Para todas as atividades que estiverem com inscrições esgotadas, o interessado poderá verificar, junto ao credenciamento, a disponibilidade de espaço após 15 min do inicio do evento.
Para cancelar uma inscrição basta enviar um e-mail para [email protected] com seus dados. Enfatizamos a importância do aviso do cancelamento, dessa forma outras pessoas podem usufruir do evento.