Vacinação acontecerá na Biblioteca das 9h às 17h para jovens a partir dos 14 anos de idade
Nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, a PUCRS será sede do Rolê da Vacina, ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre com o objetivo de incentivar a vacinação de jovens e adolescentes contra a Covid-19. Na ocasião, poderão receber o imunizante pessoas a partir dos 14 anos (ou a partir dos 12 com comorbidades). Também haverá aplicação da segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford, além de dose de reforço para idosos e imunossuprimidos (confira os detalhes abaixo).
A vacinação acontecerá das 9h às 17h e, para receber a primeira dose, é preciso apresentar um documento com CPF, comprovante de residência na Capital (que poderá ser no nome dos pais ou responsáveis) e, no caso de haver alguma comorbidade, laudo ou receita que comprove a condição.
A iniciativa teve início no dia 23 de agosto e já passou por diferentes bairros, em espaços como unidades de saúde e quadras de escolas de samba.
A PUCRS tem feito parte da vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre desde o início da campanha, com estudantes atuando na imunização em parceria com as equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde. Em março, a Universidade passou também a sediar a vacinação, quando o estacionamento do prédio 40 foi escolhido um dos pontos de drive-thru. Já em junho, teve início a vacinação dos profissionais da PUCRS, realizada também na Biblioteca Central e concluída em agosto.
Leia também: Passaporte da vacina: professor da Escola de Direito responde 5 questões sobre o assunto
O quê: Rolê da Vacina
Onde: Biblioteca Central da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681)
Quando: 22 de setembro (quarta-feira), das 9h às 17h
Quem poderá se vacinar: jovens a partir dos 14 anos de idade e adolescentes acima de 12 anos com comorbidades (primeira dose). Também poderão receber a segunda dose do imunizante os vacinados com Pfizer há 8 semanas; vacinados com Coronavac há 28 dias; e vacinados com Oxford há 10 semanas. Além disso, será aplicada a terceira dose em idosos com 70 anos ou mais vacinados até 21 de março e em imunossuprimidos vacinados até 28 de agosto.
Documentos necessários para receber a primeira dose: documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre (pode ser no nome dos pais ou responsáveis). A vacinação só é permitida para moradores da Capital.
Documentos necessários para receber a segunda ou a terceira dose: documento de identidade e carteirinha de vacinação.
No caso dos adolescentes acima de 12 anos com comorbidades e dos imunossuprimidos é preciso, além dos documentos acima, comprovar a condição por meio de receita, laudo de exame ou laudo ou relatório médico.