Projeto de Pesquisa aplicada vira MOOC gratuito em 8 módulos com 31 disciplinas
Pensar nas cidades do futuro é um desafio que vai além da tecnologia. É necessário aprender sobre cidadania, governança e outros tópicos que buscam entender as cidades, as pessoas e as realidades em suas totalidades. Por isso, o projeto de pesquisa aplicada, Cap4City, financiado pelo Fundo de Pesquisa ERASMUS da União Europeia, criou um MOOC, curso aberto e gratuito na plataforma EdX, dividido em 8 módulos, com 31 disciplinas, sobre cidades inteligentes e sustentáveis, abordando os aspectos de governança, sociotécnicos, éticos e legais, de gestão pública, comunicação, sistemas de informação, negócios e economia, e sustentabilidade. Os resultados da pesquisa deram origem a este conjunto de cursos, com aulas gravadas multimodais, com 12 professores de países da América Latina e quatro da Europa. O projeto é correalizado pela PUCRS, na Escola de Negócios.
A coordenadora do projeto no Brasil e professora da Escola de Negócios, Edimara Mezzomo Luciano, diz que a importância de abordar o tema de cidades inteligentes e sustentáveis se dá pelo fato de a vida acontecer nas cidades, independente do porte, e porque há novos desafios e abordagens do tema, com fogo em governança e inclusão.
“A nossa vida ocorre nas cidades e elas concentram cada vez mais população urbana, o que gera novos problemas e necessidades. Isso nos remete a buscar outros olhares: a sociedade, as instituições governamentais, as organizações privadas e as universidades, que precisam trabalhar juntas para fazer frente a estes desafios. Cidades inteligentes coordenam de forma colaborativa e inclusiva os esforços para utilizar a inteligência coletiva de forma sustentável ambiental, econômica, social e institucionalmente, para gerar e manter a qualidade de vida de todos os seus habitantes”.
O material se destina para todos àqueles que querem aprender sobre as diversas óticas das cidades inteligentes e sustentáveis, tanto em sala de aula, quanto individualmente ou em pequenos grupos. Na plataforma, é possível baixar os slides de aula, material de apoio e assistir as gravações. As gravações apresentam casos de ensino, incluindo conteúdos locais do Brasil e da cidade de Porto Alegre. Os inscritos têm até seis semanas para finalizar o curso, que é gratuito e está disponível em português, inglês e espanhol.
Edimara afirma que os conteúdos foram cocriados pelos melhores especialistas do assunto no mundo. “O grande diferencial do MOOC é encontrar em um mesmo lugar conteúdos inteiramente criados por pessoas que geram conhecimento sobre o tema, com os diversos assuntos que compõe o tema de Cidade Inteligentes e Sustentáveis. A lista de cursos e de conteúdos emergiu de 13 workshops com interessados no tema em diversos países latino-americanos e europeus, inclusive na PUCRS”.
O curso estará disponível dia 31 de agosto, mas já é possível se inscrever no site. Quem se inscrever até 31/08, pode obter gratuitamente a trilha certificada do portal EdX.