Times Higher Education foi divulgado na noite desta quarta-feira em Londres
Por: Greice Beckenkamp
O Times Higher Education (THE) 2016-2017, divulgado nesta quarta-feira, 21 de setembro, em Londres, lista a PUCRS como a melhor universidade comunitária do sul do Brasil. A Instituição está entre as duas universidades comunitárias brasileiras mais bem posicionadas, ao lado da PUC-Rio. O ranking cita apenas três instituições gaúchas: PUCRS, UFRGS e UFSM. Somente três universidades comunitárias brasileiras figuram na lista, e a PUCRS é uma delas.
O THE cita 980 instituições de 79 países, que representam 5% das universidades do mundo, consideradas pelo ranking a elite do ensino superior mundial. São avaliados indicadores como ensino, pesquisa, citações em trabalhos científicos, perspectiva internacional e interação com as empresas na área de pesquisa e inovação. “O THE é o mais respeitado e citado ranking acadêmico internacional e os resultados deste ano refletem a constante busca pela excelência acadêmica e a presença internacional de nossa Universidade”, acredita o Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Propesq), Jorge Audy. Em comparação com a edição anterior, a PUCRS evoluiu nos indicadores de internacionalização, pesquisa e citações. “Os resultados refletem o compromisso da Universidade com a qualidade do ensino e da pesquisa, com a internacionalização e com a interação com a sociedade, de forma alinhada com o nosso posicionamento estratégico com foco na inovação e desenvolvimento”, reforça a diretora de Pesquisa da Propesq, Carla Bonan.
Nesta edição, a Universidade de Oxford figura como a líder pela primeira vez em 12 anos, o segundo lugar ficou com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), seguido por Universidade de Stanford, Universidade de Cambridge e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Uma Instituição de Ensino Superior comunitária se caracteriza pelo ensino, pesquisa e extensão voltados prioritariamente às necessidades e demandas da comunidade. Possui marca e inserção regional, desenvolvimento como intenção de sua missão e ação acadêmica e compromisso com a comunidade, ofertando educação superior de qualidade e excelência.