Encontro no Living 360º fez parte do projeto CAP4CITY, financiado pelo Erasmus+
Mais de 50 profissionais se reuniram nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, no Living 360° para discutir competências necessárias para as cidades inteligentes e sustentáveis. O workshop faz parte do projeto Strengthening Governance Capacity for Smart Sustainable Cities, o CAP4CITY, financiado pelo Erasmus+ Capacity Building. Esse é o sétimo encontro presencial promovido pelo projeto, que já passou por países como Argentina, Chile e Colômbia.
O projeto internacional conta com a parceria de 12 universidades de 8 países, entre elas a PUCRS, por meio da sua Escola de Negócios. No evento desta segunda-feira, estiveram presentes pesquisadores, profissionais de governo municipal e estadual, representantes de ONGs e de associações da sociedade civil. De acordo com coordenadora do projeto na PUCRS, professora Edimara Mezzomo Luciano, o encontro visou identificar coletivamente competências que direcionarão programas educacionais sobre cidades inteligentes e sustentáveis.
A coordenadora geral do projeto, Gabriela Viale, da Danube University Krems, na Áustria, esteve presente no evento e participou de um momento de boas-vindas no Escritório de Cooperação Internacional. Na ocasião, a pesquisadora teve a oportunidade de conhecer mais sobre a PUCRS e apresentar as iniciativas do CAP4CITY.
O objetivo central do projeto é elaborar um MOOC (em inglês, massive open online course), um curso aberto online, de 80 horas sobre cidades inteligentes e sustentáveis. Ele ficará disponível na plataforma EdX, de acesso gratuito globalmente, em três idiomas: inglês, português e espanhol.