Edital de Seleção PPGe – 2024/1
Acesse aqui o Edital:
Edital 23.1_PPGE
Acesse aqui o Edital Complementar de 2023/1:
Edital Complementar 2023.1_PPGE
Acesse aqui o Edital Corporativo SEFAZ-RS:
Edital Corporativo Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul
Acesse aqui a Divulgação de Vaga de Bolsistas de Pós-Doutorado:
Divulgação de Vaga_Pós-Doutorado_PPGE
MESTRADO
DOUTORADO
MESTRADO
1 – LUIS RICARDO LIMA LUDUVICE MELO
2 – PEDRO SIMÕES BONJARDIM
1 – JAIME JORGE MANUEL DAVID
Baixe aqui o Modelo de Carta de Recomendação:
Modelo Carta de Recomendação
Adalmir Antonio Marquetti obteve seu doutorado em Economia pela Universidade de New School for Social Research, em 1999. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: crescimento Econômico, orçamento participativo, progresso técnico, distribuição de renda e economia brasileira.
Projetos em andamento: (1) O Crescimento da Economia Brasileira entre 2005-2014; (2) Efeitos Fiscais da democracia Participativa.
Link: https://sites.google.com/view/adalmirmarquetti
Adelar Fochezatto obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1999. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: Crescimento Econômico, Economia Regional, Modelos Multissetoriais e Agronegócios.
Projetos em andamento: (1) Medindo as Eficiências Relativas das Escolas Públicas Estaduais no Rio Grande do Sul usando DEA. (2) Impactos Econômicos do Envelhecimento no Brasil: aplicações utilizando modelos multisetoriais.
Augusto Mussi Alvim obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: comércio Internacional, agricultura, meio ambiente, recursos hídricos, modelos econométricos e modelos de equilíbrio geral e parcial.
Projetos em andamento: (1) Eficiência e Integração no mercado agrícola: custos de transação comercial para o mercado internacional. (2) Políticas de Comércio Internacionais e Distorções no Mercado Agrícola.
Carlos Eduardo Lobo e Silva obteve seu doutorado em Planejamento Regional pela Universidade de Illinois em 2007. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: estratégia da firma, fragmentação produtiva e capital humano.
Projetos em andamento: (1) Um Análise Econômica sobre os Determinantes do Crescimento Regional. (2) Um Análise das Regras de Governo na Prevenção de Equilíbrio Indesejados nas Economias Regionais: uma abordagem teórica.
Ely José de Mattos obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: pobreza, desenvolvimento rural, economia do desenvolvimento, desenvolvimento e meio ambiente, e indicadores de desenvolvimento.
Projetos em andamento: (1) Pobreza Rural no Brasil: incidência, localização e multidimensionalidade. (2) Desenvolvimento e Impactos Ambientais.
Link: https://sites.google.com/site/elymattos/home
Gustavo Inácio de Moraes obteve seu doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ-USP em 2010. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: Economia do Desenvolvimento, Macroeconomia, Economia da Defesa e Economia dos Recursos Naturais.
Projetos em andamento: Mudanças Climáticas e os Impactos Macroeconômicos na Economia Brasileira. Economia da Defesa e os seus Impactos Macroeconômicos no Brasil.
Izete Pengo Bagolin obteve seu doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2005. Ela é professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: Pobreza, Desigualdade, Abordagem das Capacitações e Desenvolvimento Humano.
Projetos em andamento: Crescimento Educacional: (1) Distribuição e Análise da Disseminação dos Efeitos Individuais e Espaciais. (2) Economia do Desenvolvimento e do Emprego: bem-estar e análise de oportunidades.
João Marcelo Medina Ketzer obteve seu doutorado em Mineralogia, Petrologia e Tectônica pela Uppsala Universitet, U.UPPSALA, Suécia. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Humanidades.
Temas de pesquisa: sequestro geológico de carbono, análise petrológicas e, avaliação de jazidas carboníferas.
Marco Tulio Aniceto Franca obteve seu doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2011. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: avaliação e monitoramento de políticas públicas; economia da educação: eficiência e eficácia de sistemas públicos de ensino; economia do crime; e economia da saúde.
Projetos em andamento: (1) Ações Afirmativas no Brasil: uma análise para a educação superior. (2) Financiamento da educação superior no Brasil: uma análise do FIES e do PROUNI. (3) As universidades e os efeitos sobre o crescimento econômico regional; (4) Cotas na política e o efeito nas eleições.
Osmar Tomaz de Souza obteve seu doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: Economia Regional, Economia Rural, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Projetos em andamento: (1) Dinâmicas Socioeconômicas no urbano e nas aglomerações metropolitanas: um estudo comparativo das áreas metropolitanas no Brasil e na França. (2) Benefícios Ambientais e Socioeconômicos da Administração de Recursos Sólidos (ARS): uma estimação para os municípios brasileiros.
Silvio Hong Tiing Tai obteve seu doutorado em Economia Internacional pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) em 2009. Ele é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Negócios.
Temas de pesquisa: comércio internacional, imigração e economia do trabalho.
Projetos em andamento: (1) Atitudes individuais em relação à migração: os determinantes econômicos são relevantes? (2) Diferenças regionais nos hiatos de renda pelo gênero. (3) A influência do câmbio nas exportações das firmas. (4) O impacto da afiliação sindical nos salários.
É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE), em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGE, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso. O aluno especial poderá cursar somente disciplinas eletivas, conforme cronograma disponível através na página de Informações Acadêmicas.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]
Período de inscrição: 04/03 a 08/03/2024, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo:
Documentos necessários: curriculum vitae, cópia do diploma e do histórico de graduação, cópia do documento de identidade (RG) e CPF.
Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]
Matrícula: 11 a 15/03/2024, somente por e-mail: [email protected].
Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.
A matrícula somente é procedida após o cumprimento das exigências de seleção e admissão, e deverá ser renovada a cada semestre letivo até a entrega da dissertação/tese.
Período: 2 a 4 de março de 2022 MATRÍCULAS ONLINE