Análise Avançada de Dados Qualitativos em Administração
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GC-02 |
30 |
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados qualitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Análise Avançada de Dados Quantitativos em Administração
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GD-02 |
30 |
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados quantitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Análise Qualitativa de Dados
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GK-02 |
30 |
Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas qualitativas na Área na Administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Análise Quantitativa de Dados
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GL-02 |
30 |
Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas quantitativas na Área na Administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Análise de Dados Digitais
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GM-02 |
30 |
Esta disciplina permite aos alunos compreenderem o modo como o conteúdo gerado pelo usuário nas plataformas digitais tem sido utilizado para apoiar a tomada de decisão. Serão abordadas estratégias e métodos para lidar com o crescente volume de dados que estão sendo criados nas diversas mídias sociais. Além disso, a disciplina discute a aplicação dessas estratégias e métodos em diversos campos do conhecimento onde existam dados digitais. Ao fim da disciplina, os alunos devem ser capazes de identificar fontes de dados digitais relevantes e escolher as técnicas de coleta e análise de dados mais adequadas aos seus problemas de pesquisa. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Análise de Pesquisa em Administração
COD |
Carga Horária |
Descrição |
62525-03 |
45 |
Esta disciplina tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre a análise e interpretação de dados nas pesquisas qualitativas e quantitativas, especialmente, suas aplicações à Administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Comportamento do Consumidor I
COD |
Carga Horária |
Descrição |
42566-02 |
30 |
A disciplina tem os seguintes objetivos principais: Introduzir o aluno ao contexto de estudo do comportamento do consumidor; Desenvolver as habilidades necessárias para a condução de pesquisas em comportamento do consumidor; Discutir temas de interesse da área, capazes de fomentar futuras pesquisas do aluno. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
CLECIO FALCAO ARAUJO |
4 anos e 8 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Comportamento do Consumidor II
COD |
Carga Horária |
Descrição |
42567-02 |
30 |
Desafios na pesquisa em Comportamento do Consumidor (CC). Processos de escolha e decisão do consumidor. Heurísticas e Viéses. Influências não conscientes na decisão do consumidor. Afeto e Emoções. Impactos das relações sociais nas decisões de consumo. Consumer Culture Theory. Materialismo, felicidade e bem-estar do consumidor. Moralidade do consumidor. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
DIGITAL TRANSFORMATION FOR SOCIAL GOOD
COD |
Carga Horária |
Descrição |
194GS-02 |
30 |
A disciplina discute as múltiplas e complexas relações entre o processo de transformação digital pelo qual passam, em diferentes etapas, empresas, organizações públicas e privadas, instituições e toda a sociedade, já que as relações organizacionais e pessoais são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais. São abordados temas como tecnologias para a solução de problemas sociais, perspectivas de sustentabilidade na aplicação de tecnologias digitais, perspectivas críticas da adoção de tecnologias digitais na América Latina, literacia digital, valor público/social gerado pela adoção de tecnologias digitais, variáveis intervenientes no processo de transformação digital. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO |
24 anos e 7 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Empreendedorismo Digital nos Negócios
COD |
Carga Horária |
Descrição |
1946U-02 |
30 |
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente |
Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano. |
Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios |
Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial. |
Epistemologia
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GA-02 |
30 |
Estudo dos fundamentos do conhecimento científico, analisando a história da ciência, paradigmas e perspectivas epistemológicas do conhecimento para oportunizar ao aluno a reflexão crítica de teorias e abordagens metodológicas na pesquisa em administração. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
EDER HENRIQSON |
22 anos e 8 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Fundamentos de Estratégia, Organizações e Sociedade
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GP-02 |
30 |
O objetivo desta disciplina é apresentar e discutir os fundamentos dos conceitos e abordagens envolvidos nos temas de Estratégia, Organizações e Sociedade, buscando entender a evolução destas abordagens teóricas e sua aplicação aos diferentes contextos estudados. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Fundamentos de Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
52554-02 |
30 |
Tópicos introdutórios e relevantes em marketing. Evolução das principais teorias em marketing. História do pensamento em marketing. Ética na disciplina. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Fundamentos de Mercado, Comportamento e Inovação
COD |
Carga Horária |
Descrição |
194G3-02 |
30 |
Análise histórica do Marketing. Evolução das principais teorias em Marketing. Marketing estratégico, orientações estratégicas e desenvolvimento de novos produtos. Comportamento do consumidor e mercado. Marketing de serviços e de varejo. Ética nas relações mercadológicas. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Gestão de Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
52555-02 |
30 |
Apresentar, discutir e aprofundar elementos de natureza gerencial de Marketing, sobretudo no que se referem às variáveis centrais da Administração de Marketing, tais como: marketing mix ¿ produto, distribuição, precificação e comunicação -, e o planejamento integrado do composto de marketing. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Gestão de Projetos
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GV-02 |
30 |
Esta disciplina permite aos alunos compreenderem abordagens de pesquisa em Gestão de Projetos, os diferentes desenho de pesquisa utilizados, a pesquisa prática em projetos e as competências requeridas para o gestor de projetos moderno. Além disso, a disciplina aborda a Gestão de Projetos 2.0, a Gestão do conhecimento e de lições aprendidas em projetos. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Gestão do Conhecimento
COD |
Carga Horária |
Descrição |
32517-02 |
30 |
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento (GC), considerando o ambiente interno e externo à organização |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
MIRIAN OLIVEIRA |
25 anos e 2 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Governance And Participatory Smart Cities
COD |
Carga Horária |
Descrição |
194B8-02 |
30 |
A disciplina discute as múltiplas e complexas relações entre governo e sociedade, representadas pelos cidadãos e partes interessadas. Essas relações são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais, o que traz questões relacionadas às desigualdades no acesso, posse e uso das TIC. São abordados temas como transparência, processo de participação, accountability, governo aberto, governança, valor público e fatores que exercem framing a estas iniciativas, como poder simbólico e intraorganizacional, imaginário sociotécnico e neocolonialismo. Ao final da disciplina, os alunos terão uma compreensão melhor e mais crítica das variáveis envolvidas nos processos de tomada de decisão sobre inciativas de cidades inteligentes nas dimensões smart governance e smart citizens e seus impactos na agenda pública em uma perspectiva brasileira e latino-americana. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Governo e Sociedade
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GU-02 |
30 |
O objetivo desta disciplina é discutir as complexas relações entre governo e sociedade, as questões de desenvolvimento econômico e desigualdade social, o impacto social e o valor público, os movimentos de transparência e accountability, as políticas públicas como indutor de responsabilidade social, a abertura governamental e a participação sociedade, bem como teorias para o estudo de temas de interface entre governo e sociedade. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Inovação e Empreendedorismo
COD |
Carga Horária |
Descrição |
52528-02 |
30 |
O objetivo da disciplina é discutir o papel do gestor/empreendedor no processo de inovação e empreendedorismo dos diferentes tipos de organização. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS |
6 anos e 8 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Introdução à Pesquisa em Administração
COD |
Carga Horária |
Descrição |
72538-01 |
15 |
Introduzir o os alunos aos conceitos relacionados com o mestrado em administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Marketing do Varejo
COD |
Carga Horária |
Descrição |
62526-02 |
30 |
Principais trilhas de pesquisa em Marketing do Varejo. Varejo multicanal e omnichannel. Impactos do mobile shopping no mercado. Experiência do consumidor em ambientes varejistas. Crowding e densidade percebida. Decisões de sortimento de produto. Comportamento disfuncional do consumidor e moralidade no mercado. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Marketing e Sustentabilidade
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GN-02 |
30 |
Esta disciplina tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre as interdependências entre conceitos mercadológicos e o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, envolve questões em duas grandes perspectivas. A primeira delas, focando no nível organizacional e envolvendo questões como ética, estratégias organizacionais e políticas públicas. Os temas desenvolvidos nessa perspectiva relacionam-se, por exemplo, ao conceito de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade corporativa e práticas de negócio. A segunda perspectiva, foca no papel do indivíduo e compreende questões relacionados ao comportamento do consumidor, com temas sobre consumo consciente e movimentos anticonsumo. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente |
Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano. |
Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios |
Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial. |
Metodologia de Pesquisa
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GH-02 |
30 |
A disciplina apresenta o embasamento metodológico para pesquisa na área de administração discutindo: delineamentos e enfoques da pesquisa na área, problemática de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostragem, revisão de literatura e contribuições teóricas. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
MIRIAN OLIVEIRA |
25 anos e 2 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente |
Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano. |
Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios |
Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial. |
Metodologia de Pesquisa Avançada
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GB-02 |
30 |
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados às abordagens metodológicas na pesquisa em administração. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Pesquisa de Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
72500-02 |
30 |
Novas bases metodológicas em pesquisa de marketing (netnografia, videografia); trilhas exploratórias em pesquisa de marketing (observação participante, entrevistas em profundidade); bases quantitativas da pesquisa de marketing (surveys, análise conjunta); escalas de mensuração; validade e confiabilidade; desenvolvimento de escalas em marketing; experimentos, novos caminhos em pesquisa de marketing. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
STEFANIA ORDOVAS DE ALMEIDA |
21 anos e 6 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Prática de Pesquisa I
COD |
Carga Horária |
Descrição |
1941K-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
LUCAS BONACINA ROLDAN |
12 anos e 8 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Prática de Pesquisa II
COD |
Carga Horária |
Descrição |
1941L-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
RODRIGO HELDT SILVEIRA |
1 ano e 11 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Prática de Pesquisa em EOS I
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GQ-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Prática de Pesquisa em EOS II
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GR-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa em EOS com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha EOS. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Prática de Pesquisa em Marketing I
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GW-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa em Marketing. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa em Marketing, bem como a dos colegas. Ao final, os alunos deverão apresentar seu projeto no formato de uma pré-banca. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Prática de Pesquisa em Marketing II
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GY-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais de pesquisa em Marketing com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha de Marketing. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Seminário I
COD |
Carga Horária |
Descrição |
72503-01 |
15 |
Possibilitar aos participantes aprofundar os conhecimentos em métodos de pesquisa e obter subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT |
1 ano e 8 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Sustentabilidade Corporativa
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GT-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos com as principais questões relativas a sustentabilidade como uma estratégia de negócio, possibilitando aos estudantes o conhecimento sobre as principais abordagens teóricas que fundamentam a discussão em torno dos temas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável no contexto organizacional. Permitirá aos alunos refletir e debater sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa, aumentando sua compreensão sobre o papel estratégico das iniciativas de sustentabilidade. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Temas Emergentes em Estratégia, Organizações e Sociedade
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GF-02 |
30 |
A disciplina tem por objetivo discutir as principais questões relativas a lentes teóricas e objetos de estudo emergentes nas áreas de estratégia, informação, organizações e sociedade. São apresentadas referências bibliográficas contemporâneas, buscando a interdisciplinaridade das áreas |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Temas Emergentes em Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GG-02 |
30 |
Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente |
Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano. |
Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios |
Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial. |
Temas Emergentes em Mercado, Comportamento e Inovação
COD |
Carga Horária |
Descrição |
194G4-02 |
30 |
Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Teoria de Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
7251J-02 |
30 |
História do pensamento em marketing. Conceito, escopo e natureza do marketing. Marketing como ciência. Aspectos atuais e perspectiva futura do marketing. Abordagens metodológicas em marketing. Teoria e subáreas de marketing |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Gestão da Inovação |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Teoria em Estratégia, Organizações e Sociedade
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GE-02 |
30 |
A disciplina aborda as Teorias que podem ser utilizadas na Pesquisa em Estratégia, Organizações e Sociedade. As teorias analisadas apresentam perspectivas econômicas, comportamentais e sociológicas, tendo como abordagens a organização/firma, o indivíduo, os grupos e a comunidade: Utilização de Teorias na Pesquisa em EOS, Teoria dos Stakeholders e Teoria da Agência, Teoria da Custos de Transação e Visão Baseada em Recursos, Teoria da Capacidade Absortiva e Capacidades Dinâmicas, Teoria Ator-Rede e Teoria do Capital Social, Cultura e Poder Organizacional, Teoria Social Cognitiva e Social Crítica, Institutional Works e Institutional Logics. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO |
24 anos e 7 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Teoria em Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725HA-02 |
30 |
O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Desenvolvimento Econômico |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Economia Regional |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente |
Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano. |
Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios |
Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial. |
Teoria em Mercado, Comportamento e Inovação
COD |
Carga Horária |
Descrição |
194G2-02 |
30 |
O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação. |
Professor |
Tempo de Casa |
Lattes |
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO |
28 anos e 3 meses |
Link |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Teorias Organizacionais
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GJ-02 |
30 |
Aprofundar o conhecimento no que se refere à teorização das organizações a partir de uma abordagem analítica e questionadora. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Tópicos Especiais em Estratégia, Organizações e Sociedade
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GX-02 |
30 |
Disciplina que explora temas especiais em estratégia, organizações e sociedade, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Tópicos Especiais em Marketing
COD |
Carga Horária |
Descrição |
725GZ-02 |
30 |
Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |
Tópicos Especiais em Mercado, Comportamento e Inovação
COD |
Carga Horária |
Descrição |
194G5-02 |
30 |
Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa. |
Sem oferecimento no semestre corrente |
Área de Concentração |
Tipo |
Obrigatoriedade |
Administração Estratégica |
MESTRADO |
Não Obrigatória |
Administração Estratégica |
DOUTORADO |
Não Obrigatória |
Linha de Pesquisa |
Descrição |
Estratégia, Organizações e Sociedade |
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade. |
Mercado, Comportamento e Inovação |
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga
estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do
consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e
serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo,
desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados |