Cláudio Sampaio ocupa o terceiro lugar na América Latina do ranking da AD Scientific Index por seu impacto acadêmico na área de Marketing
O professor da Escola de Negócios Cláudio Hoffmann Sampaio está entre os cientistas mais influentes da América Latina de acordo com o Latin America Scientist and University Business & Management/Marketing Rankings de 2022. O docente aparece em 1º lugar entre os cientistas brasileiros e figura na terceira posição entre os latino-americanos no ranking de produtividade científica desenvolvido pela AD Scientific Index. Sampaio tem se destacado internacionalmente, com publicações no Journal of The Academy of Marketing Science, um dos principais periódicos mundiais de marketing, e na Keller Center for Research da Baylor University, fonte confiável de pesquisa acadêmica na área.
Além disso, mais recentemente o pesquisador recebeu o prêmio de Melhor Artigo em Marketing publicado em Periódicos Internacionais, durante o IX Encontro de Marketing (EMA 2021) promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) e o Prêmio de Reconhecimento por Serviços Prestados à Academia Brasileira de Marketing (Marketing Fellow).
O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos dos pesquisadores com base nas pontuações e citações do Google Acadêmico. Esse ranking de produtividade é um instrumento que lista não somente pesquisadores produtivos, mas também pesquisadores com alto fator de impacto em uma determinada área, disciplina, universidade e país, podendo orientar o desenvolvimento de incentivos e políticas acadêmicas.
O índice é realizado por uma instituição independente. Além disso, diferentemente de outros sistemas de classificação muito utilizados na academia por influência dos critérios de classificação dos Programas de Pós-Graduação, enfatiza não somente a produtividade em número de artigos em revistas do pesquisador, mas também seu fator de impacto, isto é, o quanto a pesquisa realizada por um autor tem sido utilizada por outros pesquisadores para sustentar teoricamente seus estudos.
“O ranking, de uma forma geral, consolida um desempenho científico que venho buscando ao longo dos anos como pesquisador. É um reconhecimento de uma longa jornada voltada à pesquisa na área de marketing. Além disso, o AD Scientific Index enfatiza não somente a produtividade em número de artigos em revistas do pesquisador, mas seu fator de impacto, isto é, o quanto a pesquisa realizada tem sido utilizada por outros pesquisadores para sustentar teoricamente seus estudos. Penso, assim, que esse motivo seja de grande importância, afinal existe todo um movimento de avaliar a pesquisa científica pelo impacto que ela traz para a sociedade e para a comunidade, e não somente pelo número de publicações.”
Professor do PPG em Administração (PPGAd) da Escola de Negócios da PUCRS, Cláudio Sampaio é doutor em Administração pela UFRGS, pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA), HEC Montréal (Canadá) e bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq. Possui mestrado e graduação em Administração pela UFRGS. Entre os temas mais abordados em suas principais publicações acadêmicas estão orientações estratégicas, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor.